POR QUE CRITICAMOS OS OUTROS ??
Atualizado dia 7/27/2006 6:31:44 PM em Autoconhecimentopor Rita Maria Brudniewski Granato
Ledo engano das pessoas que são críticas, pois acreditam que agindo assim conseguirão, ao longo do tempo, uma melhora nos relacionamentos com seus cônjuges, filhos, familiares e amigos. Só que acontece o contrário: as relações pioram, tornando-se azedas e hostis, pois o criticado tende a ter uma postura defensiva e se firma, cada vez mais, nos comportamentos cuja mudança a crítica pretendia. O relacionamento se torna tenso ao invés de alegre e harmônico e a culpa e o medo começam a reger a relação destas pessoas.
A crítica é comparativa e tem um alto teor de destrutividade, pois esconde algumas mensagens subliminares tais como: "Eu sou melhor do que você", "Você é incapaz", "Você não é digno de amor", "Você não merece", etc. Situada no campo da hostilidade, a crítica não é boa para as relações amorosas, pois, na verdade, o sentimento predominante nessas relações não é amor e sim ciúmes e inveja.
Nas relações próprias dos pessimistas centra-se no negativo, nos defeitos, nas faltas. E a conseqüência é a crítica, o julgamento obsessivo, o controle sobre o comportamento do outro. Nas outras, é a capacidade de privilegiar o lado positivo, a qualidade, os talentos da outra pessoa e, como conseqüência, haverá admiração, entendimento e ajuda no desenvolvimento do outro. É impossível o amor sem admiração!!!
Marido e mulher, pais e filhos, entre amigos, nas relações na empresa, deveriam se ajudar mutuamente no desenvolvimento do potencial de cada um, ao invés de quererem acabar com os defeitos mútuos. A característica fundamental do ser humano é a sua imperfeição e, portanto, sua transitividade. Esses limites permitem o crescimento, a mudança, a procura de níveis cada vez maiores e mais significativos na vida.
Para haver mudanças, primeiro tem que se ter a consciência dos aspectos que atrapalham na direção da felicidade; segundo, desejo verdadeiro de mudar e, finalmente, as ações e atitudes necessárias para a transformação. Qualquer mudança é pessoal, intransferível e inalienável. Em outras palavras "ninguém muda ninguém". A ignorância desse pressuposto é que leva uma pessoa a querer mudar o outro, através de crítica e julgamento. Nada mais pesado e deteriorizante das relações que a crítica. Considerada a inimiga número um dos casamentos, dos familiares, dos amigos, nas empresas, nas escolas e assim por diante.
Para as pessoas que se percebem como críticas existem florais que podem ajudar na transformação anímica dessa atitude. São eles:
Florais de Bach
Holly = sentir-se desligado do amor: ciúmes. inveja, raiva e suspeitas;
Beech = para quem critica as falhas alheias;
Crab Apple = autocrítica, obsessão com as próprias imperfeições;
Pine = autocrítica que inclui reprovar e culpar a si mesmo;
Rock Water = para quem é extremamente duro consigo, com padrões demasiado severos;
Florais da Califórnia (FES)
Filaree = para pessoa difícil de contentar, implicante, "cheia de frescuras", obsessão por problemas insignificantes;
Saguaro = quando a pessoa critica excessivamente as figuras de autoridade devido ao espírito de rebeldia;
Snapdragon = critica e abuso verbal, agressão mal direcionada;
Florais do Deserto
Foothills Paloverde = julgar e criticar a si mesmo e aos outros;
Mala Mujer = relacionamentos "espinhosos", insegurança devido a comportamento errático, o seu próprio e o de outra pessoa;
Strawberry Cactus = levar a vida demasiado a sério, ser excessivamente controlado pela cabeça.
Fórmulas Moontime Harmony e Woman of Wisdom.
"A maneira mais efetiva para se conseguir relações adequadas com qualquer coisa viva é buscar o que há de melhor nela e aí, fazer com que o melhor se manifeste".
J. Allen Boone
Dra. Rita Maria Brudniewski Granato
Psicóloga Clínica e Terapeuta Floral
Texto revisado por Cris
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Conteúdo desenvolvido por: Rita Maria Brudniewski Granato Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |