Procrastinação!



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/10/2013 12:11:35 PM
Procrastinação!
Pouco conhecido atualmente, este termo há muito tempo atrás já era evitado, pois seu conceito carrega uma conotação negativa para quem o pratica. "Procrastinar: deixar para outro dia, ou para um tempo futuro, por motivos repreensíveis; adiar; delongar; demorar; retardar." Infelizmente é um comportamento que cada vez mais ganha adeptos, fazendo com que as decisões e ações a serem tomadas fiquem adiadas, o que gera, na maior parte das vezes, um final sem escolhas. "Protelou-se tanto a decisão que agora não há o que decidir, só resta fazer o que está determinado". É o velho ditado se fazendo presente: "Se você não decide, a vida decide por você". Termo tão evitado, como "pusilânime", que significa pessoa que tem ânimo fraco; covarde. Pessoa que mostra fraqueza de ânimo ou covardia.Os dois termos possuem relação entre si, pois na maioria das vezes em que ocorre a procrastinação há por parte de quem o faz "um certo temor" do que se vai encontrar ao enfrentar a situação.
Narram as pesquisas as reações de fuga e luta que não só os animais, mas também os homens primitivos possuíam, fazendo com que suas reações aos estímulos sofridos fossem, se de medo, fuga, se de poder, luta, enfrentamento. Através da evolução o homem foi adquirindo maior domínio sobre si mesmo e sobre as suas emoções, aprendendo a conviver com as mais variadas situações, de forma equilibrada e inteligente.
Porém (essa palavra é muito ingrata), apesar de toda nossa evolução, ao mesmo tempo temos associado um não preparo para o enfrentamento de situações de nosso dia-a-dia, enfrentamento natural e não belicoso.
Em todos os lugares e em todos os segmentos encontramos o deixar para depois. É lógico que existe o deixar por não se considerar importante, o estabelecimento de prioridades é tema para outro artigo.
Achar que não se está preparado, que se desconhece o assunto em questão e não quer se expor, achar que a receptividade do outro lado não será favorável e não querer ouvir um não como resposta, não acreditar que o que está se pretendendo possa dar certo, ou por querer levar vantagem, ou porque não se sente merecedor de boas conquistas. Eis aí algumas poucas das tantas razões, mas significativas no retardo da ação.
Comum ouvirmos dizer que fulano é "sortudo", pois achou a peça que precisava bem mais barato do que quem faz o comentário e este, quando chegou lá, o "de sorte" tinha levado a última. O primeiro saiu pesquisando até achar. O segundo, assustado com o que iria gastar, foi protelando a procura como se isso fosse fazer o preço baixar.
O vendedor que, solicitado para uma visita a um grande cliente, preocupado com seu desempenho, enrolou tanto que, quando decidiu ir, seu concorrente já havia estado lá e efetivado a venda. Recebe do comprador o seguinte comentário: "Que pena que o senhor só veio agora. Seu produto é bom e seu preço estava melhor, mas agora já assinamos o contrato de compras. Não deixe de nos visitar o ano que vem".
Quantos relacionamentos deixam de acontecer, mesmo quando ambos querem, mas um deles, sentindo-se receoso de como seria recebido, protela até que a outra parte se cansa de esperar ou mesmo é abordada por alguém que apenas vai, chega, brinca, conversa e pronto. Os dois se percebem pessoas comuns, semelhantes. E o outro? "Fica a ver navios", reclamando da própria sorte.
Disse no início que a procrastinação está acontecendo muito em nossos dias. Olhe ao seu redor. Olhe os atendimentos que estão tendo, mas mais do que isso, olhe os atendimentos que está fazendo.
Se o motivo é não gostar do que terá que fazer, então faça-o primeiro, assim ficará livre do que lhe incomoda e poderá ir em frente. Se é porque não se sente preparado, se envolva, que irá aprender o que precisa. Não tenha vergonha. Faça e colha os frutos.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |