Quais são seus verdadeiros dons?
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Edneusa Pinheiro
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/20/2015 8:28:42 PM
Crescemos envolvidos muitas vezes com os sentimentos de falta, dificuldade ou incompletude. Nos sentindo de certa forma inadequados ao ambiente e distantes das pessoas. A sensação é de que todos sabem se expressar, se relacionar e se adaptar, menos nós.
Essa sensação de incompreensão consigo pode ser resultado de uma busca sem sentido que nos é ensinada desde muito cedo. Somos ensinados a melhorar nossas atitudes, a buscar um melhor desempenho na escola, na família, no trabalho e por aí vai... O que não nos ensinam na grande maioria dos casos é que cada um de nós também tem habilidades e dons.
Fomos criados com diversas habilidades. Alguns tem facilidade para escrever, outros para praticar esportes, outros mais para ensinar, cantar, dançar e assim por diante. Nos esquecemos então de olhar para essas facilidades e utilizarmos esses caminhos para nos especializar e construir nossa carreira, nosso sucesso e nossa vida.
Passamos grande parte da vida tentando nos adaptar a um ambiente que não nos favorece, procurando nos relacionar com pessoas que não nos trazem nenhum benefício, buscando nos moldar a um determinado perfil profissional para nos sentirmos aceitos e fazendo parte de um grupo. E cada vez mais, vamos nos afastando de nossos dons, daquilo que nos faz completos de verdade.
Aprender a aceitar o que já faz parte de nós não é fácil, já que nos ensinaram a desenvolver nossas capacidades focando naquilo que não temos, nos forçando a encontrar desesperadamente um perfil que simplesmente não existe em nós. Essa busca cega pelo desenvolvimento do que não existe apenas nos levará a frustração, já que é inevitável que nos sintamos incapazes, incompetentes e imperfeitos. Se olharmos sob o ponto de vista da sociedade, somos imperfeitos. Todavia, sob o ponto de vista da criação já nascemos perfeitos, cada um com seu dom.
O aprendizado é sempre importante e nos faz crescer, mas existem maneiras diferentes de recebermos conhecimento.
Ensinar com o sentido de lapidar, é abrir o caminho para que a iluminação interior consiga se expressar e possa nutrir a vontade de cada um. Nesse contexto, a habilidade já existe e necessita apenas ser incentivada, portanto aprender pode ser quase comparado a lembrar, se tornando gratificante e pode se traduzir em inspiração. Ensinar com o sentido de dominar é impor os conceitos de uma sociedade, um grupo ou de uma pessoa sobre outras. O aprendizado nessas circunstâncias desfavorece nosso movimento criativo e nossa capacidade expressiva, já que desconsidera qualquer habilidade já existente, partindo do princípio da ignorância completa. O resultado então é um comportamento mecânico e inconsciente, podendo provocar sentimentos de desvalia.
O mais interessante é a facilidade como entramos nesse jogo de desvalorização. Não valorizamos as habilidades existentes nas pessoas pelo fato de estarmos focados no desenvolvimento de suas incapacidades e consequentemente nos sentimos também desvalorizados pela sociedade.
Todos temos algo a desenvolver, mas ao focar naquilo de melhor existente em nós possibilitamos a expressão de nossa mais perfeita criação provocando assim a movimentação de nossos talentos e a consequente evolução de nossas atitudes.
O que poderá mudar em nossas vidas quando resolvermos investir energia na descoberta de nossos verdadeiros dons? Provavelmente descobriremos as características fantásticas e plenas de sermos únicos.
A propósito, você sabe quais são seus dons?
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Psicoterapeuta com especialização em Hipnose, PTV (Psicoterapia Trajetória de Vida), Grafologia e Practitioner em PNL. Efetua atendimentos clínicos em consultório. Contato: [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |