QUAL É O SEU TIPO? TIPO 5 - CIENTÍFICO
Atualizado dia 6/12/2009 11:35:28 AM em Autoconhecimentopor Ivete Costa
É uma proposta dinâmica que nos mostra como podemos superar os limites do “nosso tipo psicológico” e desenvolver as qualidades e potencialidades presentes no Self.
Um convite carinhoso para autoavaliação isenta de culpas, julgamentos ou críticas, mas com boa vontade para vencer os vícios de comportamento, abandonar velhas e limitantes crenças e entrar em contato com a força interior e colocar em prática o que há de melhor em nós.
Qual a tarefa para cada tipo psicológico?
1. Expressão: aceitar o tipo a que pertence; somente através do uso sábio de nossas verdadeiras qualidades, poderemos libertar-nos das limitações.
2. Controle: corrigir os excessos do tipo psicológico a que pertencemos.
3. Harmonização: cultivar as faculdades ainda não desenvolvidas do nosso tipo psicológico.
Tipo 5 - Científico
A principal característica deste tipo é o idealismo e a tarefa principal da busca imparcial do conhecimento concreto e objetivo. Quer conhecer a estrutura e função do mecanismo cósmico, tanto em seu amplo contexto como em seus menores detalhes.
Em suas emoções, esse tipo parece ser frio, insensível. Freqüentemente demonstra dificuldade em expressar o afeto. No entanto, se o observarmos mais atentamente poderemos perceber, em muitos casos, que isso só ocorre devido ao fato de que toda a sua capacidade de sentir e devotar todo seu amor – que pode ser grande – está direcionada para objetivos impessoais.
Ama apaixonadamente a verdade, ambiciona o conhecimento acima de tudo e é apegado a idéias e teorias. As emoções e os sentimentos são impessoais e direcionados para finalidades intelectuais.
Sua inteligência está sempre investigando, questionando, resolvendo problemas, procurando, pesquisando, experimentando, provando e descobrindo. Possui uma capacidade particular de atenção prolongada e concentração mental, perseverança incansável em sua pesquisa, exatidão meticulosa e uma habilidade admirável de peneirar dados.
Sua intuição, que é viva e ativa, pode ficar sufocada pelo excesso de atividade mental.
Os desafios s serem vencidos são:
- personalidade extremamente dominada pela mente concreta;
- visão puramente materialista e analítica;
- criticismo destrutivo;
- orgulho mental;
- arrogância;
- concentração exagerada e pedante em detalhes.
Quando incluem em sua vida outros aspectos - emocional e espiritual - apresentam a verdadeira humildade nascida da compreensão do mistério da vida, uma absoluta honestidade e uma abertura mental que o tornam prontos a admitirem seus erros, desistirem de uma teoria quando os fatos a invalidam.
As ocupações convenientes a esse tipo podem ser divididas em duas classes: a direcionada à conquista de novos conhecimentos e a que tem o objetivo de transmitir e divulgar o conhecimento existente.
O mútuo controle e equilíbrio do intelecto e do amor e sua justa cooperação são portanto essenciais, tanto para a vida individual harmoniosa, como para a ação benéfica em relação aos outros.
O Tipo Científico precisa integrar-se com as qualidades que estão desenvolvidas nos Tipos Amoroso e Criativo.
São sete tipos psicológicos. Em cada um de nós há uma mescla dos sete tipos e um é o predominante. Podemos, por motivos externos, passarmos a agir como outro tipo psicológico por defesa, para agradar, ser aceito, reprimir ou ocultar nosso tipo “original”.
Observe seu comportamento no lar, com a família, no trabalho, socialmente e, principalmente, seu modo de pensar e tomar decisões.
No próximo artigo você conhecerá o Tipo 6 - Devoto-Idealista.
Abraço fraterno!
Ivete Costa
Self Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal - Psicossíntese - Florais de Bach
Atendimentos individuais, grupos e in company
link
11 2046-7227 e 8803-4140
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 6
Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |