QUAL É O SEU TIPO? TIPO 7 - ORGANIZADOR
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Ivete Costa
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/5/2009 11:44:43 AM
Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese, consegue ser preciso, altamente didático e profundo ao descrever os tipos de personalidades.
Nos convida a voltar a atenção para as motivações internas e não apenas para os comportamentos, mas o que nos motiva a agirmos de determinadas formas. Chama nossa atenção para olharmos amplamente o nosso modo de estar presente no mundo, nossa participação nos grupos e filosofia de vida.
É uma proposta dinâmica que nos mostra como podemos superar os limites do “nosso tipo psicológico” e desenvolver as qualidades e potencialidades presentes no Self.
Um convite carinhoso para auto avaliação isenta de culpas, julgamentos ou críticas, mas com boa vontade para vencer os vícios de comportamento, abandonar velhas e limitantes crenças e entrar em contato com a força interior e colocar em prática o que há de melhor em nós.
Qual a tarefa para cada tipo psicológico?
1. Expressão: aceitar o tipo a que pertence. Somente através do uso sábio de nossas verdadeiras qualidades, poderemos libertar-nos das limitações.
2. Controle: corrigir os excessos do tipo psicológico a que pertencemos.
3. Harmonização: cultivar as faculdades ainda não desenvolvidas do nosso tipo psicológico.
Tipo 7 - Organizador
O Tipo Organizador expressa-se por seus empreendimentos. É um tipo profundo e objetivo.
Sua atividade mental é altamente exercida nos projetos, com cuidado, detalhe e imaginação.
É preciso e sabe converter em realidade um plano mental.
Consegue sua melhor realização ao organizar a cooperação e o trabalho do grupo.
Demonstra vontade e propósito, mente clara, capacidade para atividade construtiva. Usa sua vontade de modo preciso e persistente a fim de materializar, gradualmente, o seu plano ou o de alguma outra pessoa.
O Tipo Organizador inicia ele próprio sua atividade, com clara consciência e deliberação, e o executa metodicamente até a conclusão.
Pode tornar-se rígido e excessivamente formal. Principalmente quando coloca acima do objetivo a organização.
Possui disciplina interna e externa que o leva a eliminar perdas e desperdícios de tempo, recursos, materiais e energia. Sabe evitar atritos e estabelecer maior cooperação produtiva. A disciplina é a característica central e específica com a qual este Tipo opera e atinge suas metas.
Tem dificuldade em lidar com mudanças. É apegado à tradições, hábitos e costumes. O receio é que se perca a ordem e a disciplina.
Tendência a ser árido emocionalmente e faltar-lhe tato em seu relacionamento com os demais. A supervalorização dos hábitos, costumes e formalidade pode torná-lo rígido e “defensor pedante da ordem e dos costumes”. Pode tornar-se beato ou fanático religioso.
Geralmente, apresenta orgulho e excessiva segurança em relação a si mesmo.
As qualidades deste Tipo, além do gosto pela ordem, são: atenção aos detalhes, exatidão, paciência, persistência, delicadeza, pensamento claro e objetividade.
As tarefas psicossintéticas do Tipo Organizador são muito claras. A fim de evitar o perigo de tornar-se demasiadamente identificado com o aspecto formal de toda sua atividade, ficando assim seu prisioneiro, ele deve constantemente tentar permanecer consciente de seu aspecto vital (o objetivo, o propósito). Acima de tudo, precisa lembrar-se da meta de toda sua atividade organizacional. A organização deve ser sempre dirigida à serviço do propósito. Em outras palavras, o Tipo Organizador precisa estar consciente da diferença entre uma organização viva e uma organização morta, isto é, uma organização que se tenha tornado um fim em si própria.
Conduzir sua atuação de que forma que seu motivo seja sempre o serviço amoroso e o bem de todos envolvidos. Seus métodos devem ser livres de formalidades e rigidez excessivas. Colocar sua poderosa capacidade de reorganizar e reconstruir a serviço de seu próprio bem e do próximo.
Chegamos ao final da série Os Sete Tipos Humanos, de Roberto Assagioli. Espero que tenha colaborado com seu processo de autoconhecimento.
Meu trabalho é direcionado para o autoconhecimento e ativação do potencial interno para conquista das metas e elevação da auto-estima. Há dez anos que me sinto feliz ao ver os passos dos clientes em direção ao seu melhor.
Tudo de bom e de bem com a vida!
Abraço fraterno
Ivete Costa
Self Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal - Psicossíntese
Florais de Bach
Atendimentos individuais, grupos e in company
Site: link
Rua Itapura, 300 - conj. 602 - Metrô Carrão
11 2046-7227
11 8803-4140
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ivete Costa Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |