Quatro dicas para obter sucesso emocional
Atualizado dia 10/02/2016 16:02:12 em Autoconhecimentopor Irlei Wiesel
1. Aponte para o futuro: Sonhe com uma direção impactante, mas mantenha-se no aqui e agora. O presente deverá ser nossa moradia para acolher o tempo de espera que a construção de cada passo exige. A execução da estratégia, mesmo bem planejada, é improvável e por vezes necessita de intervenção, não é mesmo? Neste processo, o perigo está na ansiedade. Ela é devastadora. Para evitá-la, fique no presente e apenas espie o futuro. Aquele que vive no futuro demonstra insucesso emocional.
2. Ouça seus demônios: O passado é um arquivo secreto. Nele armazenamos registros de momentos maravilhosos e também traumáticos. Lembrar do que foi bom, fortalece a autoestima, assim como recordar o que nos arrasou poderá tornar-se um inibidor de atitudes. O sucesso precisa de atitudes pró-ativas. Um exemplo disso é uma pessoa que se esconde do mundo. Possivelmente, ela tem um registro negativo sobre expor-se. Eventos como traição são reflexos de comportamentos de auto-exclusão. Aquele que esconde o passado, de si mesmo demonstra insucesso emocional.
3. Evite falar exageradamente: Quem fala sem parar, esconde um vulcão de ansiedade pessoal. Atormentado pelas aflições aluga os outros, para distrair-se de si mesmo. A pessoa serena fala pouco, ouve mais, introspecta e se basta. Sua comunicação verbal se dá com um conteúdo inteligente, alegre e motivador. Aquele que atrapalha os que estão à sua volta com sua conversa interminável demonstra insucesso emocional.
4. Evite viver no mundo virtual: A escolha pelo mundo virtual é uma fuga. Ele transporta para um ambiente colorido e perfeito. É um lugar em que pessoas expõem o seu melhor e anseiam curtidas. Aquele que opta por este caminho contribuiu com o mundo da exposição e da ilusão. O vício pelo mundo virtual é uma epidemia capaz de fazer as pessoas vagarem sem rumo pelo planeta, confundindo perigosamente a vida real com a virtual.
Estamos entrando na era dos “sem planeta”, onde não é preciso sol, lua, grama, água, vento, chuva, flores, pessoas físicas, nem mesmo alimentação. Os habitantes desconhecem o tempo, pois caminham na rua e nada vêem, além da tela do seu smartphone. Pode ser noite, mas também pode ser dia. Essa condição pouco importa para eles, pois o mundo virtual tem luz, cor e bate-papo que jamais acabam. Os “sem planeta” nunca dormem. Estão sempre vagando entre uma plataforma ou outra, cientes de que lá sempre haverá companhia.
Neste universo virtual, esconde insucessos emocionais que desconhecem a verdadeira razão que os motivou a troca de planeta. Fazem parte aqueles que acreditam que o principal motivo pela fuga em massa seja a liberdade e a conquista instantânea de milhares de amigos.
Entretanto, a ilusão desta verdade está provocando uma doença. Portanto, cuidado com o exagero.
Voltar para o planeta Terra é demonstrar sucesso emocional.
www.irleiwiesel.com.br
Avaliação: 5 | Votos: 14
www.irleiwiesel.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |