Que tal aprender a meditar?



Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/16/2006 2:13:34 PM
A meditação, para muitas pessoas, é algo que só é praticado em ambientes ditos religiosos, grupos específicos... Ora, se os benefícios da meditação levam estes grupos a estado de recursos que os conduzem a uma vida mais completa, porque não aprender com eles?
Regra básica da PNL: se algo conduz à excelência, então aprenda!
A grosso modo, a meditação consiste de práticas diárias envolvendo, basicamente, a concentração da atenção. Claro, por sua própria criação, ela tem um certo tom místico, e sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos. Citemos alguns:
- descanso físico, mental e emocional
- aumento da capacidade de concentração
- maior auto-liderança
- maior liberdade de escolha
- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.
A meditação já foi tema de matéria em revista de alto renome, como a Superinteressante, em 2001. Segundo a matéria, a prática diária de qualquer técnica de meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções. Além disso, ela atenua enxaquecas e
resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há, por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça.
Há várias formas de meditação. Algumas envolvem sons, mas não linguagem falada ou pensada (como os mantras proferidos pelos budistas, etc...). Isso acontece por que um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico, que embora seja útil em algumas situações, não o é em
outras.
Outras formas envolvem apenas a concentração em algo específico, como na busca do transe (do qual falarei em outro artigo). Aí, entram a atenção à respiração, a um ponto específico do corpo ou do ambiente...
De qualquer forma, o simples fato de parar para cuidar de si, ainda que por alguns minutos, já pode levá-lo(a) a grandes mudanças.
Que tal começar com a meditação atenciosa de Deepak Chopra?
Meditação atenciosa de Deepak Chopra
Descubra sua sabedoria interior... ou apenas curta gostosos momentos de relax...
Pense nas vezes em que você fica tão absorvido pelos problemas, ou na sensação de que os acontecimentos externos te atingem se dó nem piedade (hoje a buzinação num engarrafamento parecia ainda mais irritante, a greve do metrô aconteceu justamente no dia em que você não poderia se atrasar, você viu seu grande amor com outro (a) bem na sua frente...)
Pra momentos assim, eu gosto muito de usar a meditação atenciosa de Deepak Chopra, na verdade uma forma de relaxamento consciente que traz resultados imediatos de bem-estar, de leveza... pelo menos para mim.
Como na PNL acreditamos sempre, segundo os pressupostos, que se alguém pode fazer algo você também pode, creio também que os resultados que obtenho também podem ser obtidos por qualquer pessoa.
O meditação atenciosa de Deepak Chopra trata-se de uma técnica simples para desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida
que a mente se aquieta e permanece desperta você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranqüilo.
1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado.
2. Sente-se e feche os olhos.
3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.
Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.
Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.
Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.
Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos.
Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.
Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde.
Pra momentos de tensão
Se estiver irritado ou agitado, você pode praticar, por alguns minutos, que podem ser vividos no meio do dia ou em intervalos do trabalho, de uma reunião e até mesmo na rua... para recuperar o eixo.
Na prática da meditação você vai por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reações são "corretas".
Você pode se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.
Você pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda precisando de mais horas de descanso.
Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.
Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contato significativo com o self. Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada, seu gênio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo.
Como diz o próprio criador desta técnica, tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.
*Antônio Carlos é jornalista e instrutor de PNL
Se você quer montar um grupo para cursos em sua cidade, entre em contato pelo e-mail [email protected], ou pelo fone (35) 9931-0889.
Ele desenvolve também cursos gratuitos para professores da rede pública ou membros de ONG’s sem fins lucrativos. Saiba quais são as condições enviando uma mensagem ou telefonando no número indicado.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |