QUEBRANDO MITOS SOBRE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH
Autor Elaine Christina Romano
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/09/2015 19:17:22
Aos poucos, as crianças aprendem a interpretar as mensagens que o corpo lhe envia. De fato, é com o aprender a coordenar movimentos e sensações que a criança aprende quem é. Com isso, ela sente autonomia, satisfação e prazer.
Ao vivenciar um estresse, ou frustração devido à negligência, a sequência de desenvolvimento natural não acontece ou, se já estiver desenvolvida, se rompe. As emoções negativas, então, passam a dominar sua existência.
Depois de passar por uma experiência estressante (separação dos pais, luto, procedimentos médicos, questões escolares, assaltos etc), a relação de um criança com seu corpo em geral torna-se amorfa, caótica e massacrante; a criança perde a sensação de sua estrutura interna.
Quando o corpo se paralisa, o cérebro e a mente (em choque) ficam sufocados, desorganizados e fragmentados; eles não conseguem absorver a totalidade da experiência de aprender. Essas crianças ficaram “presas” em algum ponto do curso de uma ação que um dia teve um significado e um propósito. Entregam-se a padrões de comportamento normalmente ineficientes e, em geral, compulsivos – o que acarreta sintomas de hiperatividade, déficit de atenção ou transtorno obsessivo compulsivo.
Os esforços fragmentados e descoordenados da criança não são registrados como lembranças normais, explícitas e narrativas. Ao contrário, são codificadas no corpo como angústia, desconforto, construção, constrangimento, rigidez, flacidez e falta de energia.
A Experiência Somática é uma ferramenta na resolução e transformação do estresse.
Veja o que diz Peter Levine*:
"Muitas vezes; pais, escola e profissionais da saúde não conseguem relacionar as dificuldades de aprendizagem e mudanças de comportamento com algum acontecimento grave. As crianças e adolescentes exprimem o que estão sentindo da maneira o mais frustrante possível. Mostram por meio do corpo. Podem se tornar irritantes, sofrer de hiperatividade, pesadelos, insônia, déficit de atenção, maltratando animais ou crianças mais fracas. Outras crianças, talvez, revelem o sofrimento através de dores de cabeça ou de barriga, medos, evitando pessoas que antes gostavam para conviver com ansiedade insuportável".
Os pais perguntam: de onde podem ter vindo esses sintomas? A resposta pode estar em acontecimentos comuns, como quedas, procedimentos médicos, acidentes, separações, luto , quando não solucionados são suspeitos de esconder os culpados pela ansiedade das crianças.
Através de brincadeiras e dinâmicas orientadas em sessões de SE®. (Experiência Somática), as crianças e adolescentes podem se recuperar, superando seus medos.
Quebrando os Mitos sobre Déficit de Atenção e Hiperatividade
* Dr. Peter Levine, Ph.D é o criador do SE® e dirige a “Foundation for Human Enrichment”- FHE (Fundação para o Enriquecimento Humano). Levine é médico e possui doutoramento em Biofísica Médica e em Psicologia.
Foi consultor da NASA durante o desenvolvimento da Estação Espacial. Ensina o seu método em hospitais e clínicas de dor na Europa, nos EUA, bem como no Hopi Guidance Center, no Arizona.
Durante os seus 40 anos de estudos sobre estresse e trauma, o Dr. Levine tem contribuído com várias publicações científicas e médicas.
Elaine Christina Romano
Terapeuta
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