QUEM MALTRATA ANIMAIS MALTRATARÁ OS HOMENS?
Atualizado dia 4/3/2007 12:33:42 PM em Autoconhecimentopor A Rede de Integração Solidária
O autor refere aqui participantes de rinhas de galo e de brigas de cães e a maioria dos pesquisadores que utilizam animais, pois seus valores foram desenvolvidos em uma cultura cuja ciência não reconhece o sofrimento e nutrem defesas contra o reconhecimento do sofrimento de seres sencientes não-humanos. O autor postula que, se fosse apenas sadismo, uma grande mudança de personalidade deveria ocorrer para que reconhecessem a crueldade de seus atos, mas aprendendo sobre as conseqüências de suas ações muitos foram levados à diminuição dos seus impulsos agressivos; racionalização (o autor cita que há uma forte tendência em defender o que é habitual e racionalizar permite encontrar razões para explicar as ações. Nessa instância, dissecações são racionalizadas como uma simples e permitida experiência escolar. A racionalização piora quando há fatores econômicos envolvidos); animais como lembranças da fase infantil, as crianças naturalmente reconhecem os fatores comuns entre diferentes espécies, sentem um vínculo com animais e incorporam esse vínculo às suas brincadeiras e histórias.
Quando crescem as crianças tendem a deixar as relíquias da infância para trás. Portanto, associações com animais podem trazer desconforto principalmente aos homens, pois se preocupar e cuidar do sofrimento de animais pode trazer de volta a infância que ele está tentando esquecer. Algumas pessoas usam perversamente a imagem de animais ou as envolvem em suas atividades cruéis como parte de sua luta no reconhecimento da fase adulta como significado de masculinidade.
O autor reconhece que, felizmente, as pessoas aprendem sobre as complexidades dos não-humanos e seus papéis no desenvolvimento no mesmo plano que o delas, e uma apreciação das outras formas de vida rapidamente torna-se uma marca de sofisticação e não de infantilidade; dominação e estratégias entrelaçadas, machos humanos também são preocupados com a exibição de força que indique sua adequação genética. O jogo da dominação é importante na caça e especialmente em rodeios, onde virtualmente cada uma das modalidades envolve arremessar animais ao chão, amarrando-os e imobilizando-os. Essas exibições de dominância são intencionais, talvez inconscientemente, para impressionarem as fêmeas e competir com os outros machos; protelando a autoridade, muitas pessoas assumem que doutores e cientistas possuem conhecimento e julgamento moral superiores à média humana; fantasias sobre animais quando as pessoas projetam seus impulsos agressivos sobre os animais.
Felinos são geralmente vistos como furtivos ou indiferentes, provavelmente por causa de seus músculos faciais que não permitem tantas expressões como cães e primatas. O autor sugere não ser um sentimento óbvio, e para as pessoas para quem hostilidade é o maior problema tendem a imaginar esse sentimento refletido nos gatos, ou a projetarem seus impulsos agressivos sobre eles. Pessoas que torturam animais vitimizam gatos muito mais freqüentemente do que cães. E porque há uma associação entre felinos e mulheres, homens que são violentos contra mulheres geralmente abusam de gatos também.
Fantasias negativas sobre animais tendem a exagerar características relevantes e a conduzir ações contra eles; pensando em apenas duas categorias, crianças tendem a categorizar o mundo em termos de extremos como bom versus mau; nós versus eles; claro versus escuro; preto versus branco. Uma maior maturidade é necessária para perceber as tonalidades de cinza. Pensamentos nós versus eles podem ter continuidade na fase adulta, o que pode ser explorado por políticos e diretores de cinema. Diferenças entre homens e animais podem parecer oprimir similaridades e confina-os em uma categoria distinta da humana. Esse tipo de pensamento leva ao preconceito, mesmo que moralmente relevante, como base de decisões éticas.
"Na infância ocorre um desenvolvimento da capacidade de agir sobre um impulso antes do desenvolvimento da capacidade de inibir ou modular essa ação. Nós renunciamos ao canibalismo, humanos escravos foram libertados, e depois de tudo pelo qual a humanidade passou e depois de tudo o que realizou, espancar a esposa e maltratar animais é inaceitável. A humanidade, como animais, está apenas emergindo da fase de balbuciar e destruir, e um dia olhará para trás com embaraço e vergonha do sofrimento que causou por tão longo tempo".
BARNARD, 2000
"Com a negligência no que se refere à sensibilidade dos animais anda-se meio caminho até a indiferença a quanto se faça a seres humanos".
Ementário 1902 do STF - 03/06/97
FALABICHO, 2001
Fonte:
PETA’s Animal Times, inverno 1998/99 - The Cruelty Connection por Beverley Cuddy - PetSite
Texto revisado por Cris
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