QUIROMANCIA - HISTÓRIA E OBJETIVOS
Atualizado dia 6/28/2008 3:48:58 PM em Autoconhecimentopor Tina Simão
A arte de ler os sinais impressos na mão fazia parte da cabala judaica, mas não foi criada pelos doutores dos tempos de Moisés. Veio de mais longe ainda; era um ramo da astrologia e integrava os Mistérios Maiores, conhecidos e praticados pelos sacerdotes dos templos egípcios.
Ora, como atualmente sabemos que a impressionante época faraônica não foi o apogeu mas, sim, o entardecer de um período ainda mais glorioso; como sabemos que os místicos doutores egípcios eram apenas os herdeiros e guardiães dos segredos de uma avançadíssima civilização, cujo rastro a história perdeu, podemos, então, supor que a astrologia e a quiromancia antecederam os faraós e são ciências tão ou mais antigas que o mais antigo mistério existente na face da terra: a Esfinge.
A Quiromancia vinda de um passado remoto foi defendida por sábios como Platão, estudada por Aristóteles, a quem se atribui o tratado de Cyromancia Aristotelis, e utilizada por Julio Cesar.
Separada da Astrologia por volta do século XVI, passou a ser Quiromancia Física, ocupando-se quase que só de sinais da mão e deixando de considerar os tipos planetários e os assinalamentos astrais, que lhe davam tanto valor. A partir dessa época entrou em aparente declínio. Seus segredos foram guardados por hermetistas e sua estrutura geral perdeu toda a solidez. Depois de um longo período de obscuridade, onde a arte de ler as linhas das mãos foi quase que somente cultivada pelos ciganos, e de modo mais intuitivo que científico, homens ilustres como Saint Germain, Raphael, Desbarrolles e Papus devolveram-lhe o antigo prestígio.
Hoje ela desperta mais atenção do que nunca e demonstra uma acentuada tendência para retornar às velhas bases, isto é, para considerar os tipos planetários e operar em estreita ligação com a Astrologia, a ciência hermética fundamental.
Diz-se que é hermético tudo aquilo que é de compreensão difícil e está restrito a um pequeno círculo de iniciados. As ciências herméticas transcendem os limites do conhecimento comum. Estudam as influências cósmicas e também o relacionamento existente entre as invisíveis forças do Universo e todas as partículas de matéria densa; partículas dentre as quais estamos nós.
Apesar de sua qualidade hermética a quiromancia precisa ser amplamente divulgada; deve ser estudada e entendida por todos. Ela é o caminho mais fácil para o mais difícil dos objetivos, que foi tão bem condensado no preceito socrático: “Conhece-te a ti mesmo”. Assim como ninguém alcança a sabedoria sem o autoconhecimento, o sucesso profissional, social ou financeiro também só é possível para aqueles que conhecem o valor e a extensão de suas próprias qualidades.
Outro detalhe importante para garantir a permanência do sucesso é a correção dos defeitos, pois muitos e muitos anos de esforços penosos poderão ser inutilizados num minuto apenas.
Séculos atrás o homem movia-se vagarosamente e o tempo parecia ser muito mais longo. Hoje, que viajamos a velocidades supersônicas, os relógios parecem andar mais depressa. Por que acontece esse fenômeno? É simples! Acontece porque espaço e tempo estão interligados e a modificação de um implica na alteração do outro. O homem provocou essa alteração e, como resultado, agora temos menos tempo para errar.
Precisamos de uma orientação que não só seja segura como também esteja à nossa disposição em todos os momentos. Não podemos tomar por um caminho errado, retroceder e escolher outro, retroceder novamente e fazer mais uma tentativa, pois assim ficaremos irremediavelmente para trás. Nossas debilidades devem ser corrigidas e nossas qualidades devem ser desenvolvidas em ritmo acelerado porque, se não agirmos de acordo com a dinâmica do tempo atual, outros passarão à nossa frente e tomarão o nosso lugar.
A quiromancia oferece uma clara visão de nossas deficiências e possibilidades; permite prever o que nos aguarda mais além, pois o dia de amanhã é sempre uma simples conseqüência dos erros e acertos de hoje; ajuda-nos a selecionar amigos, a evitar perigos e a conservar a saúde; seguindo suas indicações, poderemos, naturalmente dentro de nossas limitações naturais, controlar as rédeas do destino e dizer, com segurança: "Meu futuro está em boas mãos... as minhas!"
Palestra gratuita: "Quirologia, a vida em suas mãos", 11/07, 14hs, Escola de Ecologia em São Caetano do Sul.
Ministrante: Professor Javert de Menezes, psicólogo e quirólogo.
Necessário reservar sua presença pelo telefone (11) 4238-3027.
Curso básico intensivo de Quirologia, 12 e 13/07, das 10 às 17hs.
Maiores informações por e-mail ou (11) 4238-8619.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 13
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |