Menu
Somos Todos UM - Home

REALIDADE & ILUSÃO ( 2 ): O ORÁCULO VAI AO CINEMA (continuação...)

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Claudette Grazziotin

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 16/05/2004 15:22:37


(...continuação)

“Cair na Real”

No Oráculo do I Ching o ato de infringir a realidade acarreta “arrependimento”, que simboliza a nostalgia do equilíbrio perdido, fruto de um excesso que se transformou em desgaste, exaustão e desconforto. Se não agirmos com comedimento e resguardo no estado de “arrependimento”, e insistirmos em “teimar com a realidade”, fatalmente seremos levados a um estado de desequilíbrio ainda mais grave: o “infortúnio”, fruto da estagnação, perda da energia vital e falta total de comunicação com a realidade. É preciso então, reflexão, força de vontade e humildade, para superar a “humilhação” da situação e retomar a fluidez que o I Ching denomina de “boa fortuna”, onde desfrutamos a satisfação e o equilíbrio com a nossa existência e realidade.

O primeiro passo a ser dado para encontrar o estado de “boa fortuna” descrita no I Ching é “cair na real”. A transformação pessoal depende da conscientização, da clareza sobre quem somos e como somos no cotidiano.

O Oráculo no mundo contemporâneo

Avaliar a Realidade: essa é a função do Oráculo do I Ching. O I Ching abre acesso à Lei (fa) do Tao que governa o Mundo e através daí a possibilidade de avaliar a natureza dinâmica da realidade e predizer situações ou acontecimentos. O Oráculo permite o acesso tanto à realidade visível, imediatamente perceptível aos sentidos, como às potencialidades existentes mas não ainda atualizadas. As pessoas que se beneficiam das informações do oráculo estão em vantagem com relação àquelas que não se beneficiam disso.

As respostas do Oráculo revelam o que já está morrendo, declinando, deixando de fazer sentido em nossa realidade e, ao mesmo tempo, permitem obter a visão antecipada para distinguir aquilo que está nascendo, brotando em cada momento da vida, para que possamos explorar as potencialidades das mudanças, e encontrar a realização e a felicidade.

Desvelar a realidade e indicar como exercer, em cada situação a sabedoria do momento, é a função central do oráculo do I Ching. Como bem observou o filósofo e medico chinês contemporâneo Zu-Hui Yang: “compreender a dinâmica da realidade, e predizer o destino, é uma operação absolutamente pragmática e que não tem outra finalidade senão a de exercer a melhor possibilidade de se relacionar com ele e modificá-lo”.

O filme da Vida

Esse benefício da união da mente com a natureza das mutações que o Oráculo do I Ching Flor de Ameixeira permite realizar, foi o grande tema do filósofo ocidental Spinoza:

...”O maior bem é o conhecimento da união da mente com a natureza (...) Quanto mais a gente sabe, melhor compreende as forças e a ordem da natureza; quanto mais compreende suas forças ou seu poder, melhor será capaz de dirigir a si mesmo e estabelecer as leis para si mesmo; e quanto mais compreender a ordem da natureza, mais condições terá de se libertar das coisas inúteis; o método é este”.

Aprender a enxergar sem obstáculos entre a mente e a realidade em si, é o sentido do estudo do I Ching. Entre as escolas de I Ching, o Oráculo do I Ching Flor de Ameixeira, utiliza a contemplação de alguns sinais de uma situação que chamam a atenção, para que a situação como um todo se revele. Ou seja: usa o método dinâmico de captar os pequenos sinais externos do cotidiano - acontecimentos, frases, fatos, imagens e sinais que nos chamam atenção no dia a dia – para transformá-los em oráculos que revelam a realidade como ela é. Com esse aprendizado a sabedoria do Oráculo se torna uma extensão da mente do praticante.

O Oráculo não constrange nosso livre arbítrio, ao contrário, o libera, pois somente conhecendo nossa condição de realidade podemos exercê-lo e materializar nossas vidas e destinos da melhor maneira a partir das possibilidades que se abrem.

Oscar Maron
Professor e Consultor de I Ching Flor de Ameixeira
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Claudette Grazziotin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa