REGRESSÃO DE MEMÓRIA- PARTE 1
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Autor Heloisa Garbuglio
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 2/2/2007 5:55:22 PM
A REGRESSÃO DE MEMÓRIA
O que nos faz lembrar de um evento histórico ocorrido no passado? Como recordamos naturalmente as frases de longas canções? Por que nunca nos esquecemos de como se dirige um automóvel? Por que podemos lembrar do cheiro de um excelente perfume? Do nosso primeiro beijo?
Este conhecimento é guardado no cérebro por meio de alterações químicas entre grupos de neurônios. O ser humano pode adquirir conhecimentos por intermédio da imaginação.
Embora a maioria das pessoas pense que, ao tomar decisões, está considerando o mundo real, todo o ser humano utiliza, em lugar deste, um mapa formado no cérebro pelo conjunto de todos os conhecimentos e experiências passadas. O mapa mental funciona como um filtro: examina, edita e classifica tudo o que chega por meio dos nossos cinco sentidos em função de nossos conhecimentos antigos.
Quando se trata de um assunto novo, o cérebro o aceita sem restrições. Se for um assunto conhecido, ele faz comparações com os conhecimentos anteriores. Os filtros individuais se referem à experiência de cada ser humano. Cada pessoa tem um conjunto de experiências de vida diferente de todas as demais. O caráter de cada um é o resultado dos hábitos que desenvolveu. Eles constituem fatores poderosos na vida das pessoas.
Por ser o mapa diferente da realidade que ele representa, quando descrevemos algo, na verdade estamos descrevendo a nós mesmos: nossos paradigmas e percepções. Quando alguém discorda das nossas opiniões, imediatamente achamos que a pessoa está errada. Cada pessoa vê o mundo por meio das lentes específicas de sua própria experiência. É preciso que as pessoas se conscientizem dos seus paradigmas ou pressupostos básicos.
As pessoas adquirem suas crenças "a partir da interpretação de suas experiências". Qualquer crença que uma pessoa possua é mais uma opinião subjetiva do que um fato objetivo. Somente por meio da reavaliação crítica de antigas crenças é que podemos mudá-las. Nosso sistema de crenças pessoais cria a nossa realidade. São elas os alicerces de nossa vida. São as informações das lições do passado que estabelecem a ligação entre a causa e o efeito.
A ciência comprovou que as ligações químicas de um mapa mental podem ser alteradas. Uma das maneiras de fazer alterações é por meio dos reforços positivos e punições que reforçam ou atenuam as ligações entre os neurônios. Qualquer alteração no mapa mental de uma pessoa produz modificação no seu comportamento futuro.A memória surge nestes exemplos como um processo de retenção de informações nos quais nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas. O termo ”memória” tem sua origem etmológica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências. A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência. Assim,a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem que é a habilidade de mudarmos o nosso comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.Esta intrigante faculdade mental forma a base de nosso conhecimento estando envolvida com nossa orientação no tempo e no espaço e nossas habilidades intelectuais e mecânicas. Assim, aprendizagem e memória são o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento, fazendo-nos considerar o passado, situarmo-nos no presente e prevermos o futuro. A memória dividiu-se por várias abordagens diferentes como a Biologia, Psicologia, Neurologia, Bioquímica, Neuroquímica, Farmacologia, Psiquiatria, Sociologia e Antropologia.
A TERAPIA REGRESSIVA busca relações e conexões com todas essas áreas, que a validam como teoria e técnica psicológica. Trabalha com questões relacionadas aos mecanismos do inconsciente e também a com a memória inconsciente, determinando nossos padrões de comportamento, bem como ,estabelecendo nossas relações afetivas e sociais.
O homem irá interagir com o meio, dependendo da construção histórica e social da humanidade. Por meio dessas experiências é que o ser humano vai construir seu mundo psíquico.
Acredita-se que o ser humano é constituído de um corpo, que produz e expressa ações humanas biologicamente e que são elaboradas por uma mente, que absorve, processa, retêm e evoca memórias cuja manifestação de seus comportamentos podem ser presenciadas pelo grupo social, de forma a influenciá-lo e ser novamente influenciado por ele, escrevendo assim, a história de seu tempo. (RATNER,1995).
A mente age sobre o corpo e sofre a sua influência por meio das sensações, emoções e ações, produzindo idéias. As idéias derivadas são oriundas da aplicação de um estímulo externo e as idéias inatas desenvolvem-se internamente a partir da própria mente, independentemente das experiências sensoriais. São verdades necessárias ou axiomas que se evidenciam por si mesmas.
As memórias garantem todo um histórico de informações entre passado e presente, possibilitando que o ser humano transite neste espaço de tempo. Nossas memórias interferem ativamente nos nossos processos de decisões e escolhas. Nossas crenças definem nosso comportamento. Para a TERAPIA REGRESSIVA o ser humano grava suas experiências conforme vivenciar os fatos. É por isso que numa sessão terapêutica o paciente pode recordar todos os detalhes da situação traumática, tais como cheiros, cores, temperatura, sabores.
Observando a noção de tempo na ciência newtoniana há um determinismo cronológico. O passado não volta mais, não podemos reviver emoções dolorosas e nem nos anteciparmos quanto ao nosso futuro. Já com Einstein a noção de tempo independe da matéria. O tempo é infinito. Passado, presente e futuro ocorrem ao mesmo tempo. No mundo mental as noções de tempo e espaço perdem-se da ordem cronológica .
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