Relaxamento
Atualizado dia 4/21/2007 6:21:23 AM em Autoconhecimentopor Edite Spiess Psicoterapeuta Holística
Nem todos nós podemos ou queremos fugir das grandes metrópoles. Precisamos delas para nossa própria sobrexistência. Como, então, conviver com esse medo que já transformou-se em pânico? Devemos nós, criaturas cumpridoras das leis, nos encarcerarmos entre grades e cadeados como se fôssemos nós os bandidos? Devemos nos privar dos poucos lazeres que esta vida de luta diária pode ainda nos proporcionar? Precisamos nos acomodar e aceitar que não há saída e que sob forte stress devemos continuar nosso dia-a-dia, como se a guerra estivesse no Iraque, na Palestina e não no nosso país.
Estamos brincando de faz-de-conta e nos embotamos como se todos nós houvéssemos passado por uma lavagem cerebral e, sem forças para lutar, nos colocamos como robôs que cumprem obrigações e perdem os sentimentos, até mesmo, os de auto-preservação.
Já que nos encontramos atados, sem saída e apenas esperando que acima de nós aconteçam milagres terrenos, e principalmente o milagre de Deus, temos que fazer algo por nós mesmos, no intuito de não nos robotizarmos e nos deixarmos levar ao sabor do desespero ou da inércia. Para isso trago, queridos leitores, uma maneira de relaxarmos em nosso fim de dia, para que tenhamos forças para o dia de amanhã, sempre entregando as nossas almas e os nossos corpos expostos, à proteção divina.
Independentemente de crenças pessoais religiosas, sempre poderemos contar com o apoio e a proteção de nossos Mestres, para que nossos corpos físicos cumpram suas missões aqui nesta Terra.
Devemos, então, nos fortalecer com todas as terapias possíveis para o nosso equilíbrio e a nossa paz interior, pois enquanto esta chama não se apagar dentro de nós, sempre haverá a esperança de dias melhores! Vamos, então, colocar em prática mais uma terapia de relaxamento para que nosso corpo e nosso espírito se harmonizem em uníssono. Segue um relaxamento que, tenho certeza, muito irá confortar e equilibrar os nossos queridos leitores que sempre prestigiam nossas matérias.
Prática de Resposta de Relax
Método usado pelo Dr. Herbert Benson, MD, na Harvard Medical School
1- Sente-se ou deite-se em posição confortável e feche os olhos.
2- Relaxe seus músculos. Comece por seus pés e trabalhe progressivamente até chegar à face. Faça uma contração e estiramento de cada músculo, visualizando a tensão sendo dissolvida pelo relax.
3- Respire através das narinas. Torne-se consciente de sua respiração. Concentre sua respiração no plexo solar (diafragma) e basicamente respire com a região do estômago, enchendo o peito tanto quanto você puder inspirar pelas narinas. Então, enquanto respira, repita a palavra Um (1), por exemplo; a cada inspiração e expiração repita Um.
4- Continue por 10 a 20 minutos, respirando com tranquilidade e naturalidade. Quando acabar, fique quieto por alguns momentos, primeiro com os olhos fechados e depois abrindo-os lentamente.
5- Não se apresse acerca do tempo do relax ou número de vezes a praticar para relaxar. Mantenha uma atitude passiva. Fazer a prática de relaxamento é buscar a própria paz. Não se aborreça com coisas que pertubem na hora do seu relax. Este tempo é um investimento em você mesmo. Quando ocorrerem distrações, tente ignorá-las, não lhes dê atencão e volte a focar a atenção na respiração, repetindo o exercício do Um.
Esta é a prática, mas no treinamento necessita um pequeno esforço para se obter o resultado e o efeito.
Existem 5 elementos para um bom resultado de Resposta de Relax:
1- Uma boa posição de aquietamento; local sem excessivas distrações exteriores.
2- Uma decisão mental: uma simples palavra ou frase pode ser usada para colocar sua mente orientada para o relax. Esta frase ou palavra deve ser usada para começar o treinamento de concentração e direcionamento mental.
3- Uma atitude passiva: uma postura de ficar quieto para receber a Resposta de Relax.
4- Uma posição confortável: é necessário uma posição em que possa relaxar os músculos, mas que permita ficar por algum tempo de forma confortável, sem dormir.
Finalmente, lembre-se da frase "Tenha coragem para mudar o que pode e deve ser mudado, paciência para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para diferenciar uma coisa da outra".
Relax Básico - lista rápida de ordens:
BRAÇOS - Estique seus braços na direção dos pés. Pare. Sinta seus ombros mais baixos, o pescoço mais longo.
COTOVELOS - Abra-se para fora e pare. Sinta os braços separados do corpo e o ângulo formado pelos cotovelos. Os braços devem descansar o apoio.
MÃOS - Estenda os dedos e apoie-os; sinta-os distendidos, afastados e relaxados.
PERNAS - Vire seu quadril para o lado de fora. Sinta suas pernas relaxarem, suas coxas viradas para fora relaxadas.
PÉS - Estenda os pés para longe, alongando-os e pare. Sinta seus pés pesados e soltos.
CORPO (TRONCO) - Cole seu corpo no chão e pare. Sinta o contato do corpo no chão (apoio).
CABEÇA - Cole a cabeça no apoio e pare. Mantenha o ritmo da respiração lenta.
QUEIXO - Faça pressão com o queixo para baixo e solte. Sinta o queixo pesado, os dentes afastados e os lábios frouxos.
LÍNGUA - Pressione a língua para baixo e pare. Sinta a garganta solta e livre.
OLHOS - Mantenha-os fechados e parados. Sinta as pálpebras relaxando suavemente. Desfrute do escuro provocado por elas.
VOLTA - Estenda e estire os membros e o corpo em todas as direções. Não se apresse. Sente-se devagar e espere um pouco antes de levantar-se.
Experimente a sensação maravilhosa deste relaxamento geral e volte à sua vida normal, sabendo que no fim do dia este mesmo prazer poderá ser repetido, com a certeza de efeitos totalmente benéficos ao seu equilíbrio geral.
Boa sorte e paz!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 11
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |