RENOVAÇÃO



Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 03/09/2005 18:26:41
HÁ DIAS QUE PARECEM NOITES. NOITES SEM ESTRELAS E SEM LUAR. O CORAÇÃO PESA, APERTA, E NÃO VEMOS PERSPECTIVAS DE MUDANÇA EM NOSSA VIDA SOFRIDA.
PARECE QUE TODO O COSMOS CONSPIRA CONTRA NÓS: AS PESSOAS QUE AMAMOS VÃO-SE EMBORA, A DOENÇA NOS ENFRAQUECE, O DINHEIRO SOME, OS AMIGOS TAMBÉM, E A GENTE SE SENTE SÓ, SEM PORTO, SEM CAIS, SEM UMA SOMBRA DE ÁRVORE PARA DESCANSAR... TUDO PARECE SECO E ÁRIDO, PRINCIPALMENTE OS CORAÇÕES DOS HOMENS.
MAS, DE REPENTE, EMBORA A REALIDADE CONTINUE A MESMA, UM ANJO PARECE ABRIR-NOS OS OLHOS E ALGO NOS TOCA PROFUNDAMENTE E PERCEBEMOS QUE SEMPRE VALE A PENA VIVER.
OUVIR UMA BELA VOZ, VER UM JARDIM FLORIDO, OS IPÊS, AS QUARESMEIRAS E AS ACÁCIAS PELAS RUAS, OUVIR UMA BELA MÚSICA, VER UM BOM FILME, VER UM ROSTO AMADO, PASSAR A MÃO NOS CABELOS RALOS E BRANCOS DE NOSSOS PAIS, OUVIR A GARGALHADA DE NOSSOS NETINHOS, OUVIR O CANTO DOS PASSARINHOS, O CANTO DO GALO ANUNCIANDO O AMANHECER... AH, QUANTA BELEZA! O MAR, OS COQUEIRAIS, O HORIZONTE, UMA BELA TELA, UMA ESCULTURA, CUJA VIDA PARECE GRITAR...
MEU DEUS, É TÃO LINDO O PLANETA! E A FORÇA E O ÍMPETO DA VIDA...
AO SENTAR, TRISTE, NUM BANCO DE PEDRA DO JARDIM DE MINHA CASA, OLHEI PARA UMA ÁRVORE QUE MORRIA. DEU-ME AQUELA DOR DE PERCEBER QUE TUDO ACABA E QUE TUDO PARECIA ACABADO EM MINHA PRÓPRIA VIDA... DE REPENTE, NO VELHO TRONCO, PERCEBI UM PEQUENO RAMO VERDE. CORRI ATÉ LÁ E VI QUE MINHA VISTA, EMBORA CURTA E JÁ CEGA DE UM OLHO, NÃO ME ENGANARA. LÁ ESTAVA O BROTO! RASPEI A CASCA DA VELHA ÁRVORE ATÉ QUEBRAR A UNHA. E LÁ ESTAVA, BEM NO FUNDO, O VERDE DA SEIVA QUE TEIMAVA EM VIVER. AGRADECIDA, OLHEI PARA OS CÉUS E ABENÇOEI A VELHA ÁRVORE.
CHEGUEI, ENTÃO, À CONCLUSÃO DE QUE O ÍMPETO DA VIDA É MAIS FORTE DO QUE TUDO! AINDA AGORA MESMO, EU PARECIA MORTA PARA O MUNDO E, DE REPENTE, O ANJO VEIO, ABRIU-ME OS OLHOS E AQUELE TENRO RAMINHO LEVANTOU-ME O ESPÍRITO COM A MAIS PRECIOSA LIÇÃO QUE NÃO PRECISAMOS BUSCAR EM LIVRO ALGUM: TUDO RENASCE, TUDO SE RENOVA. AS CRISES, AS TEMPESTADES, AS NOITES ESCURAS, PARECE QUE TUDO ISSO SÓ ACONTECE PARA APRENDERMOS, NA CARNE, QUE DEUS EXISTE E É SINÔNIMO DE VIDA E DE AMOR.
Maria Luiza Silveira Teles
Professora universitária, escritora, terapeuta Reiki
https://marialuizateles.zip.net/
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 14




Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |