Menu
Somos Todos UM - Home

Respirando o universo

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Maria Isabel de Oliveira

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 8/9/2011 5:51:45 PM


A respiração é uma dádiva que recebemos de toda a história do mundo: de todos os oceanos, de todas as florestas e do Sol. Cada vez que se inspira, todo o mundo e toda a história entram em seu corpo para mantê-lo vivo por mais alguns momentos. Cada vez que se respira, o mistério do sol brilhando nos oceanos e nas florestas do mundo entra em seus pulmões. Os pulmões são templos para receber o espírito do universo.

A respiração é a forma mais comum do ser humano manter-se ligado à fonte de vitalidade que provém do sol. A irradiação solar potencializa a qualidade do fluido vital ao entrar em contato com outros elementos sutis dispersos na atmosfera. Respirar é absorver o fluido vital, que no organismo, interfere nos estados de consciência alterados ou habituais. O ser vivo capta o oxigênio pela respiração e apodera-se do fluido cósmico incrementado e dinamizado pela força irradiadora dos raios solares, transformando-o, assim, em bioenergia, ou energia vital, que é o motor da vida, a força que gerencia o movimento, a ação, as transformações e a dinâmica da vida nos seres vivos.

A utilização de várias técnicas de respiração com propósitos religiosos e curativos pode ser encontrada no despertar da história da humanidade. Nas culturas antigas e pré-industriais, a respiração e o respirar desempenham um importante papel em cosmologia, mitologia e filosofia, assim como foram uma ferramenta importante nas práticas rituais e espirituais.

Respirar é a função básica da vida. Sem ela a vida não existe. É uma das funções mais importantes do corpo. É uma atividade involuntária regulada pelo sistema autônomo, serve como veículo de expressão fisiológica da nossa personalidade profunda, quase sempre de maneira inconsciente. Respirar profundamente é sentir profundamente.

A função da respiração no organismo é oxigenar o sangue e assim fazer a limpeza e a purificação dos órgãos e músculos. Existem dois tipos de respiração: respiração curta e respiração profunda. A respiração curta prejudica o processo porque deixa acumular resíduos de toxinas no sangue, nos órgãos e nos músculos, impedindo assim o livre fluído das energias vitais. A respiração longa, profunda e consciente resgata a capacidade original dos nossos sentidos para melhor nos orientarmos. A respiração age sobre o sangue, que transporta a força vital ou bioenergia através do organismo físico, purificando e vitalizando corpo, mente e emoções.

Quando se respira de forma incompleta aparece o cansaço, a fadiga muscular, a depressividade e as doenças como gripes de repetição, dores de garganta, entre outros sintomas. A respiração é comandada por inúmeros músculos que estão sujeitos à ação da gravidade, às emoções e ao meio, por isso, desde muito cedo, aprendemos a nos defender internamente do meio, com a contração muscular, prejudicando o movimento respiratório completo, profundo.

A respiração tem som, textura e movimento. Quando o corpo se move com o ar que entra e sai, equilibra-se automaticamente. Respirar com consciência é simplesmente prestar atenção ao fluxo do ar, apreciando a dádiva de cada inspiração e expiração.

Na maioria das vezes a respiração tem de ser automática e inconsciente, porque nossa vida depende dela. Respiramos muitas vezes por minuto, não importa se estamos acordados ou dormindo. Em um dia, respiramos mais de vinte mil vezes. Cada uma delas nos liga a todo planeta. Apreciar essa ligação é agradável, mas opcional. É o que fazemos depois que a sobrevivência está garantida. A atenção à respiração é instintiva, porque todos os seres se sentem naturalmente atraídos pelo que lhes dá a vida.

A respiração é uma forma simples de se alterar estados emocionais e a tensão física. Uma respiração profunda oxigena o sangue de tal maneira que o estresse é minimizado, até mesmo nos centros urbanos poluídos.

O prolongamento de uma respiração pode ser obtido pela utilização de mantras e cantos. Todas as formas de canto e recitação forçam o organismo a tomar respirações mais profundas, aumentando assim a entrada de oxigênio, a retenção e a exalação. O canto de músicas religiosas, é talvez a maneira mais fácil de abrir a porta às forças espirituais.

A respiração equilibrada equaliza os lados esquerdo e direito do corpo, do cérebro e do sistema nervoso. O fluxo estável de oxigênio libera a mente, os sentimentos e o próprio corpo de obstruções, fixações ou bloqueios. A prática de uma respiração equilibrada relaxa e melhora a percepção.

Uma respiração completa impede qualquer pessoa de ficar irritada ou triste. É interessante observar-nos em diferentes estados emocionais, de mau humor ou alegria. Em algumas situações a inspiração será superior à expiração e, em outras, ocorrerá o inverso. Conforme os estados emocionais a respiração será mais intensa através da boca e, em outros, mais, através do nariz.

Assim como as linhas de força servem como veículos para a energia e para a luz, a respiração serve como condutor do fogo sagrado da respiração da Divindade. Todo ser vivo depende totalmente do ecossistema da Terra para cada molécula de ar que respira. Morrerá em minutos, se parar de respirar e, nesse fato, há terror suficiente implícito, senão explícito.

Cada respiração é uma prece inconsciente para todo o mundo, uma afirmação da sua ligação básica com todas as células e algas dos oceanos, todas as plantas dos continentes, todas as partículas de luz solar que incidem sobre a Terra. O ar circula tão livremente que cada respiração contém moléculas que passaram pelos pulmões e pelo coração de todas as criaturas que já existiram, Buda, Jesus e o tiranossauro.

Retirado da Monografia "Análise Bioenergética e Espiritualidade: Eis a questão" arquivada na biblioteca da UEMG - FaE- Belo Horizonte. Autoras: Leonila Maria Meinerz, Maria Coely de Matos, Maria Isabel de Oliveira, Maryalle Rabelo Pires Martins, Telma Drumond Carvalho.















Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Maria Isabel de Oliveira   
Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa