Saúde é Movimento I :



Autor Márcia Alves de Siqueira
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 24/09/2006 14:30:07
Atualmente a vida cada vez mais agitada e sedentária faz com que as pessoas adotem posturas e movimentos inadequados prejudicando a saúde delas. Muitas recorrem a exercícios em academias, mas ao realizá-los continuam com o padrão de tensão que acumularam durante o dia, o que diminui a eficácia dos exercícios e com o tempo também pode acarretar danos para saúde. Também muitos destes indivíduos não sabem que para terem músculos fortes e saudáveis é necessária elasticidade muscular, e para isto precisam fazer exercícios para fortalecer e alongar a musculatura. Quem não realiza estes 2 tipos de exercícios equilibradamente, com o tempo além de diminuir a potência e a saúde dos seus músculos, geram problemas de saúde, como por exemplo: hérnias de disco, artroses, condromalácia, etc.
Até aqui estivemos falando de exercício, agora vamos falar um pouco de movimento. Quando movimentamos o nosso corpo automaticamente, sem senti-lo, sem tomar consciência do seu estado e do que estamos fazendo com ele, é exercício. Já quando movimentamos com conconsciência, estando mente ligada ao corpo, ou seja, prestando atenção em tudo que ocorre com nosso corpo e organismo enquanto nos mexemos, isto é movimento. Desta forma, o movimento muitas vezes pode até chegar a ser uma forma de meditação e as pessoas que têm sérios problemas de saúde, quando chegam a este ponto é quando realmente conseguem a cura, pois mente e corpo estão agindo em harmonia potencializando as forças regenerativas do organismo. A partir de agora sempre que falar em fazer exercícios e realizar movimentos nos meus textos será abordando estes conceitos.
Meir Schneider, criador do Método Self-Healing, costuma dizer que vida é movimento e movimento é vida, ou que, saúde é movimento e movimento é saúde. Assim, quanto menos nos movimentamos, menos saúde teremos e menos vida também. Por isso que o sedentarismo acarreta postura e movimentos inadequados. Juntando o sedentarismo com a vida agitada, a qual acarreta padrões de tensão em nosso corpo, teremos uma piora da postura e dos movimentos.
Neste texto procurei abordar além da diferença de realizar exercício e movimento, como que saúde, movimento e vida estão interligados. No texto “Saúde é Movimento II”, abordarei como que postura e movimentos inadequados acarretam certos problemas de saúde e depois em textos futuros começarei a abordar estes problemas de saúde. Espero, desta forma, estar contribuindo para o auto-conhecimento e melhora da qualidade de vida das pessoas. Pois, mente e corpo caminham juntos, devemos cuidar de ambos para termos uma vida saudável e positiva.
Maiores informações: 3862-1920
Dra. Márcia Alves de Siqueira
Terapeuta Ocupacional com especialização em Terapia da Mão pela FM-USP e no Método Self-Healing de Meir Schneider pela School for Self-Healing.
e-mail: [email protected]









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Márcia Alves de Siqueira Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |