Saúde & Imunidade



Autor Margareth Maria Demarchi
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/19/2020 6:58:42 PM
A medicina chegou, e com o passar do tempo foi modernizando com a criação de aparelhos, e a partir desse momento as pessoas passaram a procurar os médicos para seus problemas físicos.
As pessoas aos poucos foram substituindo os remédios caseiros, com isso aumentou o número de pessoas nos hospitais. Os médicos tiveram que reduzir a anamnese inicial para uma pequena conversa rápida, por ter um número grande de pessoas para atender.
Antes os remédios caseiros solucionavam: uma cólica, dor de cabeça, diarreia, gripe, entre outros, sendo que ir para o hospital só em casos graves.
As pessoas foram distanciando do corpo, porque ficou mais fácil, fazer exame e tomar remédio.
Assim, as pessoas foram esquecendo de usar os recursos internos para fazer a reflexão, sem o uso da emoção, desenvolver a capacidade de interrogar-se sobre seus sentimentos, e o(s) sintoma(s): em que momento ocorreu? Qual o sentimento surgiu? O sentimento pede que tipo de solução? Posso resolver? Como resolver? Se não resolver? Qual a intenção do sentimento e por quê?
E quando chega a sua origem, compreende como solucionar questões físicas e mentais.
Quase sempre os problemas físicos e mentais é uma forma que o corpo tem para a pessoa parar, e refletir qual seu verdadeiro propósito para a sua vida.
Alguns almejam se tornar algo especial, esse algo pode parecer difícil de ser alcançado, assim criam: os prazeres, desafios, dificuldades, inveja, competição, comparação, expectativa, frustação, raiva e orgulho.
Alguns movidos pelas mídias (promove superstar, popstar), figuras que se transformam em algo fenomenal, só por aparecer na mídia. Assim nasce o humano que se torna um personagem da mídia, que pode ocorrer até da pessoa perde a sua identidade, podendo acontecer também de alguém se identificar com o personagem da mídia e passar a imitar como forma de obter o prestigio, admiração e valor.
Alguns tentam controlar e resolver o que está fora do seu domínio próprio, seja: uma atividade, pessoa(s), situações, e começa ocorre o stress, a insegurança, o medo que altera seu comportamento e reflete em seu físico, porque a responsabilidade fica com a pessoa que quer o controle. O outro que é ajudado, pode depois, sentir a frustação e incapacidade por deixar uma outra pessoa resolver e realizar no seu lugar, normalmente pode ocorrer da pessoa que realizou ser pouco reconhecida e desenvolver uma raiva e frustação também.
Se observar bem quem cura, é porque a pessoa é determinada e com propósito de fluir para sua vida.
Sem perder o que ganhamos com a tecnologia e os avanços, vamos refletir nesse momento e perceber que deixamos de dominar nosso corpo e a mente, ficamos: inseguros, medrosos, hipocondríacos e geramos a geração dos estressados e depressivos.
Existem muitos artigos de pesquisas sobre Saúde e Sistema Imunológico, vamos a alguns:
A EFICIENCIA DO SISTEMA IMUNOLOGICO
Artigo - Emoções e Sistema Imunológico – Ângela Da Costa Maia – Instituição de Educação e Psicologia Universidade Minho Portugal
A hipótese base desse modelo é que os estressores psicossociais diminuem a eficiência do sistema Imunológico.
INFLUÊNCIA DO ESTRESSE SOBRE O SISTEMA IMUNOLOGICO
Neura Siqueira Fonseca, Jaqueline Coimbra Gonçalves, Graziela Silveira Araujo
Os hormônios do estresse atuam sobre o sistema nervoso (SNC), mais especificamente no eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) promovendo ação moduladora e reguladora entre si, e sobre os outros sistemas como o sistema imunológico. O desequilíbrio desses sistemas pode acarretar diversas doenças.
MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA PSICOSSOMATICA NA PSORIASE
Diva Maia Nóbrega de Jesus
Psoríase é uma doença inflamatória da pele, mediada pelo sistema imune.
A resposta psicofisiológica ao stress é um importante modelador da imunobiológica da pele, tanto na saúde como na doença.
ESTRESSE E DOENÇA
Psicologia Saúde &Doença, vol. 20, no 3. Lisboa Dezembro 2019.
O estresse ativa um conjunto de respostas que envolvem múltiplos sistemas Fisiológicos do organismo Sistema Nervoso, Endócrino e Imunitário.
De repente estamos por conta desse sistema imunológico.
Como estamos hoje?
Qual o nosso estado emocional?
Quem tem: medo, angustia, fadiga, cansaço, falta de entusiasmo, pessimismo, depressão, desconfiança, sem objetivo, falta de vontade para viver...Isso levavam e levam pessoas aos Hospitais, com a possibilidade de retornarem, porque a origem do problema emocional ficou sem solução e sem coragem para enfrentar a questão interna, vão recorrer pílulas mágicas e locais mágicos.
A maior magia é aquela que surge de dentro da pessoa, ela nunca mais esquece que teve essa capacidade de se curar.
Nada e ninguém pode ser o senhor do seu interior, a verdade habita em você e tem que decidir quando vai dar solução, sem necessidade de forçar, mas com a consciência clara da situação.
Todo esse movimento a partir de dezembro 2019 e ainda hoje está sendo refletido.
As pessoas hoje, compreenderam que os hospitais são locais de grande acesso e aglomeração de pessoas com os mais diversos casos, nesse momento é que aprendemos a procurar o hospital apenas em situação de urgência.
Olhando as ações benéficas por trás do drama de hoje, muitas pessoas conseguiram ficar trabalhando em casa. Diminuição do uso de carros, aviões, ônibus, trens e metros. Diminuição da poluição sonora e de gás carbônico. Diminuição da poluição em lagos, rios, mares. Vão para os hospitais apenas quem realmente necessita. Comércios e empresas tiveram que reinventar suas ações. O País e Mundo também tem que reinventar novas formas, pois estão todos no mesmo barco, e essa situação atinge orçamentos de todos.
Realmente alguém ínfimo, difícil de ver aos olhos humanos, mas poderoso, disse:
Agora é um por todos e todos por um.
Se usarmos o aprendizado para sairmos mais humanos e integrados, atuando em conjunto, porque somos responsáveis por tudo que criamos individualmente e coletivamente, notem que o ser humano quando se tornar mais humano, é que teremos um coletivo mais direcionado nos valores: éticos, sociais, psicológicos, filosóficos .
Antes estávamos:
Cada um por si e Deus para todos.
Nesse cenário teria que perguntar:
Por que ainda necessitamos de tantas instituições para estar perto de Deus?
Por que Deus está fora?
Por que há falta Deus no humano?
Existe a vivência de Deus no humano?
E se existe vivência de Deus no humano, então existe Deus no humano.
O que falta no ser humano?
- é o amor por si mesmo, buscar formas de expor suas habilidades, dons e talentos para si mesmo, sem intenção(expectativa),está naturalmente livre e solta(o) para realizar. A medida que sente que existe algo interno para explorar, está olhando para si, percebendo a sua existencia com uma importante tarefa, nesse momento pode parar de ser vitima do mundo para atuar no mundo, usa a sua energia, movimenta sua vida de forma mais tranquila, passa a perceber que a sua verdade em tudo, seja nas : palavras. atitudes, comportamentos, situações, sinais, sincronicidades, ideias... Estar na vida é compreender o que de bom e ruim se tem para aprender e transformar em si, só assim se pode também entender o outro.
Saúde & Imunidade , acontece quando se conquista a própria força e reconhece uma atuação amorosa na vida, desta forma fica imunizada.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Margareth Maria Demarchi Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |