Se nós O víssemos aqui pela Terra.



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 16/12/2012 21:31:33
Se nós O víssemos aqui pela Terra.
Eu me pergunto se, ao andar por aí um dia desses, me deparasse com Ele, frente a frente. Qual seria minha emoção, minha reação, ou mesmo reações? Pois, de repente, podem ser várias, simultaneamente.Em toda minha vida passei por algumas situações daquelas que as pessoas costumam predizer suas reações, mas que se elas realmente acontecessem, normalmente não seria a reação descrita por antecedência.
Estava em uma empresa em São Paulo, vinte de dezembro, início da década de noventa, quando esta foi dominada por quatro rapazes drogados, que ali entraram com o intuito de roubar a parcela do décimo terceiro salário dos empregados. Eu estava usando roupa social, gravata, enquanto todos os gerentes e mesmo o dono da empresa estavam de jeans. Fui julgado, então, como "o dono do dinheiro". Os marginais não queriam o dinheiro já entregue aos funcionários, mas o que estava no cofre da firma. Minha reação de calma surpreendeu a mim mesmo depois.
Embora eu saiba que é impossível prever com absolutismo de acerto, dou-me o direito de imaginar...
"... Olá, Senhor!... desculpe-me, mas... nem sei o que dizer. Não esperava encontrá-Lo. Obrigado por tudo que tem me dado, pela saúde daqueles que amo, pela condição de sobrevivência, obrigado por tudo! Olha, eu estou suando, vê minhas mãos. As pessoas não irão acreditar que me encontrei com o Senhor. Lembra, Pai, aquele mineiro na Beneficência Portuguesa que ia ser operado, pela segunda vez, do coração? Precisava substituir a válvula antes colocada, que estava dando problemas? O Senhor não lembra? Ele não queria a válvula do modelo novo, pois a antiga fazia um barulho a cada pulsação do coração e para ele era a forma de provar aos amigos que tinham aberto seu coração. A cicatriz só não bastava. Coitado, morreu na mesa, lembrou agora?"
"Sabe, uma das coisas mais legais da Sua Criação foi nos conceder o livre arbítrio, mas... será que não poderia ter vindo com um grau de consciência um pouco mais apurado? Não... ih, acho que estou falando bobagem... Estou? Não sei."
"A começar pelos nossos governantes, há tantos ruins que já não distinguimos mais os bons. Estamos tal e qual os jovens que, tomados pelas inversões de valores, não conseguem mais acreditar que seus pais estejam certos."
"Entendo que o poder atrai, que ele sobe à cabeça, mas não deveria sobrepujar o próprio ser humano. O amor? O que é que tem? Ah! Se o cultivássemos não necessitaríamos tanto do poder, concordo. Mas está sendo um desafio viver por aqui. Cada um querendo demonstrar mais força e poder que o outro. ... É, também concordo, pura auto-afirmação e falta de amor."
"Mas como ampliar esta consciência?... O quê?... Eu,... o que estou fazendo? Ah, tenho trabalhado muito em meu consultório, em minhas palestras, mesmo em meus artigos, visando à ampliação desta... o quê? O que o Senhor está me dizendo? O que eu fiz na pizzaria com o atendente?... mas o Senhor viu o despreparo dele, eu não falei nada, eu me controlei, o Senhor viu. Achei até que fui humilde, pois em outras épocas teria dito umas poucas e boas e depois teria ido embora. Como?... o olhar que dediquei a ele? Como assim? Não ter dito nada não tem nada também de humildade? Mas... o Senhor não viu que... O olhar disse tudo, é?"
"Ei! Sua imagem está sumindo, eu tenho tanto para Lhe falar! Não vá embora ainda, por favor! ...O quê? Não aproveitei meu tempo como poderia? Usei meu livre arbítrio olhando para fora de mim? Terei outra oportunidade desta...?"
E em minha imaginação Ele se foi. Muitos poucos aproveitariam mesmo a oportunidade de estar com Ele. Um dia, ainda que distante, sei que todos olharemos cada um para si próprio. Então, acertos e erros serão trabalhados por cada um em si mesmo e mesmo podendo parecer utópico, todos os dias serão NATAL, pois cada um de nós terá o comportamento CRISTÃO que Ele, tão bem, exemplificou.
Feliz Natal a todos!









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |