Menu
Somos Todos UM - Home

Se o sonho acabar!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Salvio Antolini

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/13/2013 10:19:39 PM


Se o sonho acabar!
Na tônica dos tempos atuais, tenho me deparado com um grande número de pessoas que estão "levando a vida". Apenas isso. Pessoas que cumprem com suas obrigações, seus afazeres e mais nada. Nenhum prazer, nenhum querer, apenas fazer pela sobrevivência. Em alguns momentos até demonstram que há situações que as animam, mas quando são questionadas sobre tal satisfação desconversam, fecham-se ou dizem: "Para me decepcionar ainda mais?".
Início da madrugada, controle remoto da TV acionado e me deparo com um "entrevistador" enorme, todo tatuado, entrevistando um roqueiro de longa data na praia. Os dois possuem grande projeção no mundo artístico. A introdução se dá ao som de um rock "pesado", "pauleira" (assim denomino os sons altíssimos e sem qualquer harmonia ou afinação, emitidos simultaneamente, acompanhados de berros e pulos dos apreciadores). Após diminuírem o volume, os dois começaram, não só a enaltecer tamanha coletânea de ruídos, mas vão além: Tecem críticas ferozes e contundentes aos artistas da MPB e dos que os apreciam. Os dois falavam, xingavam e riam de tal maneira que, "sóbrios" não poderiam estar! Apesar de mudar de canal imediatamente, não pude deixar de refletir sobre a quantidade de conceitos formadores de valores humanos que ali estavam sendo afrontados.
E o que isso tem a ver com os aspectos psicológicos e emocionais do SER Humano? E mais ainda, com a sua capacidade de sonhar?
Quando os valores de uma pessoa começam a ser pisoteados, quando acreditar em algo e demonstrá-lo torna-se motivo para ser ridicularizado, ou a pessoa em questão muda seu círculo de convivência, o que nem sempre é possível, ou fecha-se de tal forma que começa a sufocar tudo o que de bom tem dentro de si. Passa a crer que nada será possível e que seus sonhos são pura "idiotice" e ingenuidade, abolidos de qualquer chance de concretização.
Querem exemplos práticos, do nosso dia-a-dia? Vejam o que algumas pessoas dizem aos românticos, aqueles que cultivam gestos suaves e amorosos, como abrir a porta de um carro ou enviar flores: "Continue assim, quero ver quando o dinheiro rarear, se esse tipo de atitude os manterá juntos", ou algo parecido. Mais um? Na escolha da profissão, levando em conta seu talento, se esta não é considerada lucrativa, o comentário é: "Faz o que gosta, mas morre de fome". Dentre outros. Atualmente se convive com o preconceito de que um relacionamento sério e duradouro não é possível e nunca acontecerá. Programas televisivos enaltecem a promiscuidade, incentivam vícios e badernas e ainda os colocam como a forma de ser "da hora". Será que isso quer dizer "ser de destaque"? Vamos verificar. Digam com convicção: "Eu sou da hora". Soa forte! Tal afirmação, dita com firmeza, me convence de que estou presente, do quão sou poderoso, e torna-se a minha verdade. Faz parte de minha auto-afirmação. (Sou da hora? Estou fora!)
Com tamanhas inversões de valores, muitos jovens estão se contaminando com os adultos céticos, que passaram pelas vexações acima e se desencantaram. Corrompem seus sonhos, pois do contrário serão humilhados e não farão parte do time dos "da hora".
O sonho é a força propulsora na direção do realizar e deixar de sonhar é passar a viver desprovido do sentido próprio de sua existência. É entregar a direção de sua vida nas mãos do acaso, muitas vezes representado por pessoas oportunistas e interesseiras.
Deixar de sonhar é perder a condição de sua saúde física, mental, emocional e espiritual. A perda dos sonhos pessoais representa o abandono das metas e objetivos que cada um se propõe em sua existência. Morre o encanto. Acaba a força propulsora que existe dentro de cada um: a motivação, o entusiasmo.
Estamos vivendo épocas repletas de disparidades, mudanças "sem pé nem cabeça" e numa sociedade mesclada, assustadoramente, com todos os tipos e níveis de pensamentos. Procure a sua turma, mas não abandone seus sonhos. Se não encontrá-los, cultive-os apenas, mas não permita que eles morram. Pois se o sonho acabar, a morte chegou antes da hora.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa