Sem as inquietações a vida seria um tédio
Atualizado dia 12/29/2023 12:34:37 AM em Autoconhecimentopor Bernardino Nilton Nascimento
O ser humano tem em sua criação a essência da conquista. Há equilíbrio e paz na luta diária pela sobrevivência nas cidades movimentadas, isso é para ser alcançado e servir de exemplo e admiração.
O ser humano, para o seu crescimento espiritual e material, precisa de um pouco de inquietação, conhecer seus limites, aprender a lidar com as tensões e tentações, ser útil, necessário, produtivo, criativo e construtivo. É um dever estar envolvido na evolução humana, cuidar do próximo e deixar o egoísmo de lado, são atitudes que nos fazem amar a vida, sem nos deixarmos abater pelo que consideramos erros e aprendendo a não julgar e não pensar que são perfeitos, por que a principal conquista está no desapego e na total liberdade do espírito.
Ao nos isolarmos, estamos nos privando e até achando que somos melhores que os outros. Quando aprendemos a olhar a vida como um todo, nosso sofrimento passa a ser uma pequena fração comparada a tantas outras lições impostas pela evolução.
O sofrimento não seria nada se não fôssemos tão egoístas e centrados no nosso pequeno mundo privado, se desejássemos sinceramente a felicidade do próximo, se fôssemos mais gentis, mais úteis nas diferentes sociedades em que nos dividiram, estaríamos a um passo do paraíso.
Nossos sofrimentos muitas vezes são consequências dos pensamentos, das imaginações e das atitudes que tomamos em nossas vidas mesquinhas que procuramos viver.
O que torna a vida apetitosa e digna de ser vivida é justamente o tempero com que a preparamos. A vida é feita com uma pitada de inquietação, inseguranças e leves incertezas sobre o amanhã, isso é a confirmação de que devemos dar o nosso melhor hoje.
A diversidade de temperamentos, aptidões, inclinações, preferências, combinações, paixões e prazeres nos transforma em mágicos da vida. Por tudo que compõe a vida, reclamar e fugir dela é o maior dos pecados.
BNN
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 173
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento "Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |