Série Sobre os Egos – Qual é o Seu? - I - O Workaholic (O Mago)



Autor Vanessa Mazza Furquim
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 28/05/2007 14:15:07
Como havia dito na Introdução dessa Série*, cada Arcano Maior retrata em profundidade aspectos muito enraizados de nossas personalidades, que são demonstradas simbolicamente por meio dos arquétipos universais – uma espécie de base psíquica existente em todos os seres humanos, que identifica símbolos e conceitos, independente de cultura e educação - que, desde o Egito Antigo, como se acredita, vêm ilustrando as cartas do baralho e igualmente suas consultas.
O primeiro (em alguns casos, segundo) Arcano Maior do baralho é chamado de Mago, que numa leitura mitológica também é conhecido pelo deus Hermes, aquele que simboliza a rapidez, os caminhos e a comunicação.
Geralmente se vê O Mago representado por um homem que dispõe de muitas ferramentas e que domina vários elementos. Numa leitura positiva, ele demonstra curiosidade, habilidade, inteligência e sagacidade, assim como espírito de juventude, criatividade e vanguarda.
Dentro da leitura dos egos - esse aspecto de nosso ser que forma nossa personalidade e a exterioriza através de ações boas e más - O Mago representa a típica pessoa viciada em trabalho, distúrbio popularmente conhecido por “workaholic”.
Na vida prática, é alguém que perdeu o foco da sua atividade; que fundiu de tal maneira sua vida com seu trabalho, que todos seus conceitos a respeito de moralidade, certo e errado e de hábitos em geral ficaram totalmente agregados ao mundo corporativo.
É aquela pessoa que não se permite parar um instante para alongar as pernas; que se culpa por pensar em tirar férias; que não consegue delegar tarefas, nem responsabilidades e que se sobrecarrega a ponto de adoecer.
O que esta pessoa não percebe é que a doença, quando chega, é uma maneira do corpo dizer o óbvio: de que ela precisa se libertar daquela carga inútil. Porque o que existe por baixo de toda esta aura de bom profissional, dedicado e dinâmico é o orgulho de não querer “dividir os louros” com os outros colegas; é a insegurança de ser “passado para trás”, de ser substituído e de não ser mais aceito.
Se você se reconhece neste perfil, é melhor começar a desenvolver mais amor e confiança em si mesmo, lembrando que todos nós somos úteis ao mundo e temos algo a oferecer; que precisamos sim, de ajuda e colaboração das outras pessoas; e que ser feliz, dividindo a vida entre trabalho, lazer e família, é muito mais interessante e nos traz muito mais prosperidade e paz do que querer abraçar e carregar o mundo sozinho.
Se o que lhe motiva a trabalhar tanto é o sentimento de quer trazer segurança a si mesmo e aos outros que porventura dependam de você, tenha em mente que você não é insubstituível e que não cabe a você tudo realizar. Seria muito arrogante de nossa parte pensarmos que, se não fizermos algo, ninguém mais será capaz de fazê-lo.
Realize o que está ao seu alcance, fazendo bem feito e cuidando de si com amor. Pois, no final do dia, o que as pessoas querem de nós é um indivíduo para compartilhar idéias, amor, alegria e não um ser cansado que coloca dinheiro pontualmente todos os meses sobre nossa mesa.
* Ler Série Sobre os Egos – Qual é o Seu?
Próximo Texto – O Passivo (A Sacerdotisa)









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |