SOBRE O PRAZER - PARTE II
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Andréa Oliveira
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/27/2009 5:01:50 PM
No artigo anterior, vimos que o prazer é uma energia primordial do Ser e que desempenha um papel muito importante nos diversos aspectos do nosso cotidiano. A idéia de que o prazer se refere apenas às coisas materiais se dissipa à medida que compreendemos as suas várias funções e gradações. Portanto, é lícito buscar o prazer em qualquer nível, pois precisamos dele para que possamos fluir nossa energia, de modo que o nosso Ser se manifeste plenamentenessa terceira dimensão.
É impossível separar o Eu Sutil do Eu Espiritual, porque ambos são faces integrantes do Ser, provenientes da nossa Essência ou Eu Real. Dessa forma, negar um ou outro seria o mesmo que mutilar o Eu, impedindo-o de viver experiências que o levem ao autoconhecimento e amadurecimento pessoal e transpessoal.
Avançando um pouco mais neste tema vamos desvendar as várias formas de manifestação do prazer existentes, as quais devemos estar atentos a fim de que possamos vivenciá-las de modo mais pleno possível. Em geral, identificam-se sete tipos principais de necessidades ligadas ao prazer:
1- O Prazer no primeiro nível. Corresponde às necessidades de sentir o prazer fisicamente, através dos cinco sentidos. O Prazer neste nível proporciona as sensações de bem-estar, conforto, limpeza, segurança, apoio e uma forte conexão com a vida. O prazer físico pode ser alcançado por meio de sabores, cheiros, texturas, sons e imagens que nos sejam agradáveis. Fazer caminhadas e manter contato com a natureza e com o elemento TERRA provocam grande prazer.
2- O Prazer no segundo nível. Está ligado diretamente às paixões e às emoções intensas e positivas. Frequentemente vem associado com as necessidades do primeiro nível. O Prazer neste nível traz uma grande sensação de alegria, vitalidade, leveza e sensualidade. Podemos obtê-lo através de atividades lúdicas e artísticas e nas relações sexuais onde existe uma troca saudável e amorosa de energia entre os parceiros. A criação é também a chave para o prazer neste nível. Tomar um revigorante banho de cachoeira ou realizar atividades com o elemento ÁGUA pode ser muito prazeroso.
3- O Prazer no terceiro nível. Diz respeito aos pensamentos nutridores e luminosos que temos acerca de nós mesmos e da vida. O Prazer neste nível nos propicia uma sensação de confiança, poder pessoal, determinação e um senso apurado de responsabilidade e comprometimento com aquilo que queremos realizar. Esse tipo de prazer pode ser conseguido através de atividades que despertem interesse, curiosidade e conhecimento, e que estimulem o raciocínio (ex: leituras, cursos, palestras, vivências, escrita, etc.). Corridas, esportes radicais e vivências relacionadas com o elemento AR são muito estimulantes.
4- O Prazer no quarto nível. Está relacionado à satisfação da carência e às trocas afetivas com o mundo a nossa volta. O Prazer neste nível nos faz sentir amados, aceitos e desejados, e nos deixa mais receptivos para o dar e receber. É a vivência plena do amor nos seus vários aspectos que nos libera da dor e do sofrimento. Esse tipo de prazer acontece quando estabelecemos uma relação harmoniosa e vibrante com os amigos, familiares, colegas, cônjuge, com os demais seres e, principalmente, com nós mesmos. Descansar sob a luz do Sol, aconchegar-se numa cama bem quentinha e conectar-se com o elemento FOGO dá muito prazer.
5- O Prazer no quinto nível. Refere-se à necessidade que a pessoa tem de ocupar o seu espaço e a capacidade de expressar-se livremente. O Prazer neste nível nos ajuda a desenvolver nossos dons e talentos, e nos direciona para o caminho de nossa missão. Para alcançar esse prazer devemos desenvolver algum tipo de trabalho profissional ou voluntário, participar de algum movimento social ou religioso ou ainda interessar-se por atividades culturais e artísticas. Admirar o belo, deliciar-se com maravilhosas músicas e obras de arte e trabalhar com o elemento ETER certamente é muito inspirador.
6 - O Prazer no sexto nível. Nos fala da necessidade de abrir a mente, rever conceitos e desenvolver a nossa percepção sensorial e intuitiva. O prazer neste nível amplia a nossa consciência e traz uma sensação de um maior entendimento e, também, de uma grande compaixão em relação a tudo o que existe. Este tipo de prazer advém da meditação, da visualização criativa, da terapia e através da observação de si mesmo e do mundo a seu redor. .
7 - O Prazer no sétimo nível. Trata da necessidade de alcançar a Paz interior e o estado de união com os outros seres. O Prazer nesse nível nos coloca em conexão direta com a nossa essência, nos despertando a consciência de quem realmente somos, ou seja, o próprio Universo. A religiosidade, a filosofia e o autoconhecimento constituem caminhos fundamentais que nos ajudam a vivenciar este tipo de prazer.
Assim, agora podemos seguir adiante e refletir sobre as seguintes questões:
- Como venho tratando o tema do “prazer” em minha vida?
- Que coisas me dão mais prazer em realizar?
- Em que nível a fonte de prazer precisa ser revigorada e reenergizada?
- O que posso fazer em minha vida nesse momento para que eu viva mais feliz e radiante de prazer?
Enfim...! Faço minhas as palavras do autor da música a seguir:
O princípio do prazer
Sonho que o tempo não desfaz
O meu coração me diz
Fundamental é ser feliz
(Geraldo Azevedo)
Veja mais, ouça mais, sinta mais, procure mais, queira mais, sonhe mais... Permita-se ter mais prazer!
Namastê! (O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Andréa Oliveira Sou Pedagoga, Terapeuta Transpessoal e Mestre de Reiki Usui Tibetano. Faço atendimentos em Terapia Transpessoal, Reikiterapia, Tarô Terapêutico, e ministro cursos de iniciação em Reiki. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |