Menu
Somos Todos UM - Home

Sofrimentos e frustrações: como se libertar...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Valzacchi

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 2/19/2006 10:40:10 PM


Sofrimentos, frustrações e decepções são situações difíceis para todos nós. Em geral, nunca estamos preparados para isso; aliás se estivéssemos, obviamente não sofreríamos.

Sei que você que está lendo esse artigo pode estar sofrendo; talvez por uma perda, uma forte decepção ou outra dificuldade do gênero, mas todas, em sua essência, estão ligadas aos relacionamentos. Em verdade, saiba que existe uma legião de pessoas que está passando por essa fase nesse momento. Afinal, somos 5 bilhões de pessoas entre fome, guerras, violência; mas a decepção, frustração ou sofrimento também têm o poder de dilacerar, não somente o físico, mas as nossas esperanças, confiança e expectativas.

Quando abro os diversos livros de mestres que têm o poder de nos guiar em uma viagem mais segura, percebo que segurança é algo que não existe; o mundo é impermanente, tudo muda, mas ainda não nos acostumamos com essa verdade. Mesmo assim os mestres dizem para abandonar os nossos desejos mundanos, o nosso ego e a nossa expectativa, mas isso é algo muito difícil de fazer; muitas vezes foge até da nossa realidade. Então, como se libertar da dor?

Acredito que o primeiro passo a ser feito na direção da liberdade é sentir a dor em sua mais profunda essência, mas não casar-se com ela; um namoro, algo que você possa entende-la, mas não ama-la. Não sei exatamente o que está acontecendo com você agora, mas o certo é você chorar; você vai dizer que já chorou muito; se me disser isso, então, agora é tempo de se libertar, de voar, de se divorciar da dor com que talvez você tenha se casado; é nesse momento que tenho uma segunda solução; não que ela seja mágica, como passar as mãos na testa e estará curado. Eu sempre digo que sofrimento é que nem plantar mandioca: você abre um buraco na terra, planta a mandioca e depois de algumas semanas, você a colhe. Mas com uma ressalva: plantar é a coisa mais fácil do mundo; a coisa mais difícil é colher a mandioca, as raízes são imensas e ganham proporções enormes; não é fácil.

Assim é a dor: senti-la é algo, planta-la só vai fazer com que você a deixe em seu ser enraizada e essas raízes se tornarão secas e duras, serão o ressentimento e a mágoa. Mas o segundo passo não veio a mim olhando meus pacientes e seu sofrimento; veio de uma palestra de um colega que falava sobre ginástica; isso mesmo, ginástica.

Na sua explanação ele dizia como nós adoramos comprar esteira, bicicleta, "Abswing" e outras coisas mais e depois de dois meses deixamos tudo de lado, não temos disciplina. Foi nesse momento que percebi que para o sofrimento dar uma pausa em nossa vida precisamos de duas coisas: distração e estímulo. É como andar na esteira, sem água, sem música ou uma televisão na frente; tudo se torna um sofrimento. Precisamos nos distrair e isso me levou a observar que para escapar do sofrimento precisamos sair do foco. Como?

Bem, essa é a sua resposta particular. Acredito que, nesses momentos, quando já experienciamos a dor e queremos nos desvencilhar dela, o ideal é procurar coisas novas, mudar o ritmo, pessoas, as idéias, os ideais, mudar o foco; isso tudo são estímulos que criam novas oportunidades, realinham a auto-estima e mudam definitivamente muitos de nossos comportamentos. Quer uma dica? Num final de semana vá à praia com algumas pessoas; vá e volte no mesmo dia; faça um acampamento, ver um filme com alguém, vá a um lugar diferente onde nunca foi. Sabe aquela aula de dança que você sempre quis fazer e nunca fez? Aí está, chegou a hora. Seja voluntário em algum lugar, qualquer coisa que o afaste da mesmice do dia-a-dia. Isso vai, definitivamente, fazer você se libertar; aposte nisso, mas antes aposte em você!!!

Sucesso na mudança de sua vida; afinal, você merece!

www.autoconhecimento.valzacchi.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa