SOMOS TODOS UM E NISTO SOMOS RESPONSAVEL POR TUDO

SOMOS TODOS UM E NISTO SOMOS RESPONSAVEL POR TUDO
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 16/03/2012 10:23:32


Estar vivo é um grande presente de Deus. Você é o milagre da vida na terra, sua existência é um grande presente do pai. A vida na terra pode ser descrita como o paraíso, mas a quem diga que o paraíso é em outro lugar, outro mundo, outro tempo, mas o paraíso esta aqui diante de nossos olhos. Os livros sagrados dizem Deus é amor, logo a vida é amor, este é o grande mistério. Para vermos isto, o milagre do amor, temos que estarmos despertos, acordados; mas o que parece é que estamos todos em sono profundo, letárgicos, nossas atividades são voltadas para a letargia, para cairmos em sono profundo e não para desfrutarmos á vida em amor. Todo o nosso tempo é voltado para atividades que nos alienam cada vez mais de nosso potencial de sermos felizes com a vida que Deus nos deu, porque estamos o tempo todo muito ocupados, perdendo tempo. Vejo gente que passa uma vida toda atrás apenas de companhia, padecendo de carência crônica porque perdeu a conexão consigo, outros que gastam seu tempo em jogos de sedução e ainda tem aqueles que passam o dia em computadores, redes sociais, cheios de contatos e sem relacionamento algum.
Este movimento acaba por nos roubar o que há de mais precioso no sentido da vida que é o amor de Deus por nós, Deus nos ama muito, e nos amou tanto que nos deu de presente o paraíso da vida na terra. Estas coisas parecem religiosas, e aqui o sentido religioso é que ela tem o poder de nos reconectar, nos ligar a fonte, a fonte de amor, sabedoria, bondade e plenitude. Parece que a religião, perdeu este sentido, ela esta mais para a função de bengala do que de conexão com Deus. As pessoas estão muito desamparadas em sua ignorância, em seu sofrimento e desespero, e encontram na religião este amparo que para alguns tem outra função a de vaidade. Estes dias me bateu na porta uma dessas pessoas religiosas que vão de porta em porta prometendo o paraíso, ela me falou com voz branda se eu teria um tempinho para ela, eu pensei comigo: “se ela estivesse aberta a outras visões, e tivesse verdadeiramente tocada pela acesse espiritual, ou tido uma visão deste paraíso, eu falaria com ela, e teríamos uma manhã numinosa, mas sei que ela foi formatada por uma idéia rígida e fantasiosa de um paraíso que ela nunca alcançará porque está em lugar algum, é um paraíso desconectado do todo, é para alguns”. Hoje atendo um caso de um paciente, que me procurou por ver seu casamento ruir por causa de seu cônjuge ter se tornado um adepto desta pratica religiosa. Vejo nela o desespero de não encontrar nele ressonância nem uma, após ter levado ele para conversar com o pastor de sua igreja, com o pároco de sua cidade, ela procurou o psiquiatra e por ultimo a terapia, para constatar que ele estava num estado de total ofuscação e não pode ver nada a não ser aquele clarão que o cega. E pensando em casos como este; vejo o quanto à religião pode ser perigosa e fazer o papel contrário; o de separar, ao contrário de unir, o de criticar, onde se devia acolher. A religião deveria nos falar desta coisa comum a todos nós animais, plantas e coisas, o DNA divino que nos faz filhos da mesma amalgama donde tudo se origina e para onde tudo volta.
Muitas pessoas se anestesiam nestes processos e pensam serem boazinhas, porque estão na rua fazendo a obra e perdem a oportunidade de olharem para si mesmas e de se transformarem verdadeiramente, olhando para suas historias, encarando seu vazio para que haja uma grande transformação divina em suas vidas e assim poderem ver o paraíso aqui e agora. Porque elas foram ofuscadas pelo brilho da vaidade ou da fantasia e nada conseguem ver, por que estão cegas, saíram do desespero e caíram na cegueira, caminhando para o abismo da alienação e da psicose, na maioria das vezes como uma droga. Entrando num processo de auto alienação que não tem volta.
Quando penso no sentido da religião em nossas vidas, penso no sentido do resgate da beleza, do bom viver, do respeito ao próximo e a terra. Gosto do sentindo das religiões primitivas como o Xintoísmo, que encontra na natureza o sentido do sagrado, na visão holística dos índios americanos, que difundem esta idéia: “se maltratarmos a terra estaremos maltratando a nós mesmos”. Isto nos trás o sentindo de real responsabilidade, porque passamos a viver em comunhão harmônica e interdependente, no verdadeiro sentido daquilo que podemos entender como ecologia: “vivermos a vida na casa de Deus, onde todos possam ser comuns uns aos outros”.
Para isto precisamos de uma ecologia mental que ajude a mudar a atitude de nosso tempo com o nosso irmão, com o nosso mundo com a nossa casa e para conosco mesmos, uma atitude de amor e respeito. Isto nos legitima como filhos amados de Deus, como podemos ver nas vidas dos santos, do cristo por exemplo. Porque amor é antes de tudo responsabilidade. E quando atingimos a maior idade no amor, vemos que somos todos Um e passamos a ter cuidado com tudo o que nos cerca e a dar sentido a todas as coisas ao nosso redor. Este é o futuro que devemos desejar a humanidade. Viver em amor, em solidariedade, em comunhão. Esta é a esperança de vermos uma humanidade melhor vivendo no paraíso aqui e agora.
A vida não é só dinheiro e correria. Tem gente que tem a vida pautada apenas no sentindo de ter e se desconecta do todo, da fonte, e padecem. Padecem da fome de amor, da fonte da alegria e da juventude que carregamos conosco através do tempo que não deixa a nossa criança deixar de sorrir por trás do rosto enrugado de quem bem soube viver a vida como graça de Deus. A dádiva de ver a magia de cada coisa, de todo momento, de ter força e esperança na dificuldade e eternidade no tempo. Somos todos um, permeados pelo mesmo éter que nos impulsiona a primeira respiração e nos põe no ritmo da vida, até que ela expie e volte ao céu e se renove outra vez em outro lugar, como a água que evapora e vira nuvem e chove ali, num verdadeiro moto perpétuo, num eterno vai e vem. Abra seu coração e persiga sua bem aventurança, caminhe em paz profunda.

Namastê...

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 59


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home