STRESS ESPIRITUAL – 5
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Era Dourada - Expansão da Consciência
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/7/2014 11:29:38 AM
O que podemos fazer, então, para lidarmos com estes nossos semelhantes que ainda caminham pela estrada da ignorância e do sofrimento desnecessário. Além de terapeuta sou professor de outros terapeutas e uma pergunta que é constante tanto de clientes quanto de alunos é de como podemos nos proteger das energias negativas durante as sessões terapêuticas ou no nosso dia-a-dia. Normalmente eles esperam que eu sugira tipos de incensos especiais, imagens, defumações, amuletos, mantras, símbolos, ervas, aromas, essências florais, cristais, cores ou qualquer outra coisa mágica que venha de fora. Eu até ensino algumas coisas, pois não desconsidero o valor destes e outros elementos no sentido em que eles podem aumentar o nosso nível de energia e ajudar-nos a focar a nossa atenção para freqüências mais elevadas, porém deixo claro que eles não garantem nenhuma proteção definitiva.
A melhor proteção que podemos obter será através de uma malha energética que podemos construir diariamente vivendo a vida de uma forma mais saudável em todos os sentidos e mais ética possível no nosso relacionamento com nós mesmos, com as outras pessoas, com o nosso trabalho, com a natureza e a vida em geral. Não existem fórmulas mágicas, mas algumas atitudes são bastante úteis. Seguir os ensinamentos que os mestres, que já passaram pelo caminho que estamos passando hoje, deixaram. Vincular-se a um caminho espiritual ou, para aqueles que preferem, a uma determinada religião, que sustente virtudes como Fé, Esperança, Amor, Paz, Humildade, Compaixão, Altruísmo, Sabedoria, Tolerância, Respeito, Alegria, Liberdade e viver estes princípios no dia-a-dia. Seguir o que o grande Mestre Jesus diz: “orai e vigiai”. Vigiar é autoconhecimento. Conhecer e observar francamente nossos pontos fracos, nossas mesquinharias, nossas tendências. Ficarmos constantemente atentos aos nossos padrões de pensamentos e sentimentos negativos porque são eles que nos conduzem às ações e porque é através deles, também, que os “encostos” atuam, nos enfraquecendo e nos manipulando. Olhar para a nossa sombra, sem nos culparmos ou nos condenarmos, mas com o objetivo de descobrir quais as virtudes que podemos desenvolver de modo a superar estas tendências. Ficar constantemente atento que tipo de pensamentos e sentimentos estamos alimentando a cada momento. Pois como diz o grande Mestre Buda: "Se não há nenhuma ferida na mão, aquela mão pode segurar veneno. O veneno não penetrará onde não há nenhuma ferida. Não há nenhum mal para aqueles que não o fazem". Desenvolver uma rotina de oração e meditação para estarmos sempre conectados a Deus e aos seres mais evoluídos que nós, além de auxiliar na desconexão com a sintonia dos espíritos obsessores, possibilita abrir canais através dos quais poderemos receber o apoio e orientação necessária de nosso Eu Superior e de nossos mestres pessoais para que possamos enfrentar as dificuldades do nosso dia-a-dia tirando o máximo proveito dos aprendizados que a vida oferece sem desviarmo-nos de nosso verdadeiro caminho.
Apenas desta maneira poderemos resgatar o nosso poder pessoal, o poder sobre nossa vida e sobre o nosso destino e não permitir a interferência de energias negativas ou de espíritos obsessores. Nós somos livres. Podemos decidir se vamos desenvolver virtudes ou se vamos permanecer no piloto automático, nos deixando manipular como se fôssemos marionetes nas mãos dos padrões negativos que carregamos e nas mãos das “almas penadas” que estão ao nosso redor. Como diz Mestre Gandhi: “Mantenha seus pensamentos positivos porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos porque seus valores tornam-se seu Destino”.
Formar uma malha protetora de energia que irá impedir a atuação dos espíritos obsessores requer dedicação constante e grande determinação. É um trabalho para uma vida toda. O dia que tivermos terminado de tecê-la provavelmente estaremos iluminados, ascencionados, completamente integrados ao nosso Eu Superior, ao Pai, ao Todo.
Durante a tecelagem desta malha protetora teremos que aprender sobre o amor incondicional, a fé, a coragem, a compaixão, a entrega de nosso ego e da nossa vida física à vontade da Divindade. Pode parecer difícil, mais é possível. Estão aí, espalhados em literatura ou em presença espiritual, os grandes mestres que já passaram por estas experiências e que sabem das coisas. Se nós conseguirmos viver seus ensinamentos e seus exemplos ficará bem mais fácil.
Relembro que todos nós que estamos encarnados temos padrões negativos da nossa personalidade que viemos aperfeiçoar. São nestes pontos fracos que nossos “encostos” irão atuar. Se nesta vida eu encarnei para aprender a lidar com a agressividade, eles irão expandir e potencializar a minha agressividade. Se eu vim para desenvolver a coragem é na minha insegurança que eles atuarão. Se o meu aprendizado é a humildade, será através do orgulho e da vaidade que eles tentarão me manipular. E assim por diante. Olhando por um outro ângulo podemos considerar estes nossos irmãos “penados” nossos mestres, pois eles apontam as facetas de nossa personalidade que necessita de atenção e aperfeiçoamento.
Todo este processo torna-se difícil porque vivemos no “piloto automático”, não temos o hábito de ficarmos atento aos nossos pensamentos e sentimentos, não sabemos como lidar adequadamente com nossas emoções, não possuímos a disposição para desenvolver as virtudes necessárias que nos libertarão dos padrões negativos de nossa personalidade, nem percebemos a necessidade de estabelecermos vínculos religiosos ou espirituais constantes.
Apesar de todas estas dificuldades, administrarmos tudo isso é possível, pois a capacidade está dentro de nós. Este é o nosso grande desafio, a nossa grande terapia. Afinal de contas é apenas por este motivo que estamos num corpo físico hoje.
Jorge Salum - Psicoterapeuta - www.eradourada.com.br
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |