UM BREVE ENTENDIMENTO SOBRE A RAIVA



Autor Rogério Pires
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 04/09/2007 09:32:17
A raiva é uma das várias reações naturais do ser humano a uma situação de estresse, mas também pode ser a ponte para futuras preocupações, como crescentes problemas de saúde. Esse e outros desdobramentos de uma importante pesquisa foram apresentados pelo psiquiatra Redford Williams durante o congresso da Isma (International Stress Management Association) ocorrido em Porto Alegre. Autor de "Anger Kills and Lifeskills" (algo como "a raiva mata as habilidades da vida"), o pesquisador --formado pela Universidade Yale, atualmente professor de psiquiatria e de ciências do comportamento e diretor do centro de pesquisa nessa área da Universidade Duke, na Carolina do Norte-- detalha suas investigações sobre o papel de fatores de ordem psicossocial para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outras enfermidades relacionadas à raiva.
O pesquisador vem se concentrando especialmente em averiguar que variáveis genéticas tornam determinadas pessoas mais propensas a adoecer em decorrência da exposição a um excesso de estresse. "O uso de critérios genéticos deve melhorar a sensibilidade e a especificidade com que os clínicos podem identificar os indivíduos com o risco mais elevado e, portanto, com maior probabilidade de se beneficiar de intervenções comportamentais", justifica, no material do congresso.
Também na pauta de Williams estão estudos sobre mecanismos que levam a hostilidade a evoluir para a adoção de comportamentos de risco (fumo, alto consumo de álcool, descontroles emocionais etc.) e a ocasionar mudanças no corpo humano (como em relação à pressão arterial, ao sistema imunológico e ao metabolismo).
Precisamos aumentar nossa consciência em relação ao que pensamos e sentimos ao vivenciarmos situações desgastantes no cotidiano, e por conseguinte, avaliarmos essas reações acerca destas situações e então termos comportamentos mais construtivos. Não deixe a RAIVA lhe controlar, controle-a.
Por Rogério Pires
Terapeuta e Psicoterapeuta Holístico - CRT 37461
www.phatae.com









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |