UM GOSTINHO DA HUMANIVERSITY
Atualizado dia 3/24/2007 2:55:39 PM em Autoconhecimentopor Renato Rasiko
Ambas revolucionaram os conceitos dos processos terapêuticos tradicionais, especialmente no tratamento de dependentes químicos em geral e junkies em particular. Foi na Phoenix House, se limpando das drogas e começando a atuar como assistente dos terapeutas, que Veeresh deu os primeiros passos pra vir a se tornar aquele que, atendendo a um pedido do seu mestre Osho, passaria a treinar “os melhores terapeutas do mundo”. Eu mesmo ouvi do próprio Osho em Puna que quem se aproximasse de Veeresh teria sua vida transformada, pois ele era puro amor e toda sua competência e poder vinham direto do coração. Ele próprio, Veeresh, uma fonte inesgotável de criatividade no que diz respeito a encontrar recursos e soluções pra que as pessoas sejam, enfim, felizes, óbvio direito e destino de cada um de nós se compreendermos o porquê dessa afirmativa.
Da Phoenix House, Veeresh, já terapeuta consagrado pelos seus métodos criativos, partiu pra fundar a Phoenix House de Londres e, após o sucesso desta, foi então convidado pelo governo holandês pra liderar um programa de recuperação de viciados em substâncias químicas como álcool e drogas pesadas em geral. Dali decidiu que era tempo de ter seu próprio negócio, independente de governos e instituições oficiais.
Consultou Osho que deu seu ok e... a Humaniversity finalmente abriu suas portas pro mundo! Desde então milhares de pessoas passaram por ali, quase todas em crise existencial; a grande maioria se sentindo isolada e inadequada no mundo. Todas querendo a mesma coisa: amar e ser amada, o definitivo resumo da ópera. E é pra chegar a esse resumo que a estrutura da Humaniversity foi montada, tendo como foco central a verdadeira e profunda amizade entre as pessoas, daquelas que duram pro resto da vida, de uma tal maneira que você não tem dúvidas de ter amigos pro que der e vier. Mesmo! Só isso já valeria qualquer preço. Mas tem mais!
A intensidade nos relacionamentos e na vida diária com seus afazeres, compromissos e responsabilidades, provocada pelo constante estado de alerta exigido de cada um, é a marca registrada da Humaniversity. Pra isso não se economiza feedbacks nem se evita confrontos. Tudo serve se acelerar o processo de auto-conhecimento e a retomada do poder pessoal que se encontrava nas mãos de alguma suposta força exterior como família, religião, cultura, o outro, enfim, extraviado fora do domínio do verdadeiro detentor desse poder: você mesmo.
Tudo lá é extremamente prático e eficiente. Não há preconceitos nem julgamentos antecipados. O ponto de partida é que todos são merecedores de amor e felicidade e que pra isso é fundamental que se encontre as maneiras de preencher esses quesitos. Por isso não há uma “linha” ou “escola” a ser seguida. O que funcionar é incorporado sem restrição e isso faz da Humaniversity, uma Escola Para Mestres, como diz seu slogan. E ela provê tudo o que é necessário como belos e confortáveis dormitórios, discoteca, sauna, coffeeshop, refeitório, do-jo pra Artes Marciais, studio de gravação (o “escritório do chefe”, onde Veeresh compõe junto com outros músicos as belíssimas canções da Humaniversity Sound), teatro e artes plásticas, além dos 2 salões onde se desenvolvem os grupos terapêuticos. Além de tudo, as pinturas de Veeresh são também belíssimas e originais.
É, o cara é um gênio! Mesmo! E iluminado. E engraçado, muito engraçado! Uma coisa é certa: quem está lá não quer sair e quem não foi quer chegar pra ver o que é que acontece com todos que voltam de Humaniversity tão excitados com a vida, rejuvenescidos e curados. Pelo menos, até a próxima crise.
No fim de abril vai acontecer em São Paulo a maratona terapêutica “Divine Celebration - A Passion For Life”, quando vocês vão poder ter um gostinho da Humaniversity, com a presença da aventuresca AUM Meditation, em 2 horas e meia, 12 estágios, interativa, onde passa-se por um processo terapêutico completo. É o grande sucesso na Europa há muito anos, desde que Veeresh a criou em homenagem a Osho. Sobre o Divine Celebration você pode se informar mais detalhadamente no meu site link, ainda em construção, mas legível. Mantenho vocês informados.
Parece marketing encomendado, né? Não é não, é puro entusiasmo. Deslumbramento até. De ter encontrado aquele lugar, vivendo aquela fantástica realidade e poder ser hoje um agente difusor dessa boa nova. Desde que Osho disse o que disse de Veeresh em 1987, não perdi ele de vista. Em 1988 nos encontramos em Sydney, Austrália, num workshop/festa, como costumam ser as introduções de seus grupos terapêuticos, na casa do Navajata, hoje um dos seus melhores terapeutas. Em 1990 recebi da Humaniversity o convite para fazer um scholarship (bolsa de estudo) de dança. Na época eu dava curso de lambada no Centro Osho de Hamburgo, na Alemanha. Eles souberam e me convidaram. Fui e conheci Frank Natale, um dos responsáveis pela recuperação de Veeresh, e com quem fiz formação nos cursos Manifesting: A Course In Creative Consciousness (Manifestando: Um Curso em Consciência Criativa, que traduzi e publiquei pela Editora Record, fonte e inspiração do meu Recriando Sua Vida®), Honourable Sexuality (Sexualidade Saudável) e Effective Communication (Comunicação Eficiente).
Depois disso voltei várias vezes, agora morando e trabalhando entre Colonia e Amsterdam. Em 1997 passei pelo treinamento da AUM Meditation e de outras meditações sociais interativas. Desde então elas, principalmente a AUM, têm sido apresentadas em Porto Alegre, Brasília, Rio e São Paulo, sempre com sucesso absoluto pelos resultados imeditados que trazem.
No próximo artigo conto mais.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 2
Conteúdo desenvolvido por: Renato Rasiko Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |