Menu
Somos Todos UM - Home

Uma realidade profunda para uma vida feliz e próspera

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Nelson Theston

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/21/2016 10:10:48 AM


 Imagine você, ainda criança, pensando assim:

- Papai, mamãe! Sempre pensei que vocês eram seres humanos perfeitos. Estou espantado ao perceber que vocês são legais, mas tem muitas dificuldades pessoais e, até, profissionais. Agora, que já estou com quase 6 anos, vocês precisam me obedecer, para que eu possa ser agradado e não tenha necessidade de aprender a lidar com as diferenças que estão me afligindo. Sigam as minhas instruções que a minha sabedoria e experiência levarão vocês para o estado da perfeição, assim como eu.

Os pais eram sujeitos perfeitos e, de repente, se tornaram pessoas comuns, com problemas, conflitos emocionais e defeitos que, como crianças, nunca souberam que existiam em outras pessoas, em toda humanidade. Esta percepção se torna um tipo de crítica, que sai da infância e vai para a vida adulta. É inconsciente. Fica no piloto automático. Não notamos, mas, atualmente, usamos os filtros para viver a realidade na vida adulta, numa forma parecida de ver o mundo quando ainda éramos criança. Sendo assim, se estamos impondo nossa forma de ver ao mundo aos nossos pais, naturalmente estamos interrompendo a lei da hierarquia, que organiza, em nível de alma, todas as famílias.

Há efeitos danosos, quando, desenfreadamente, temos uma vontade contínua de determinar como os pais precisam ser, qual o caminho ideal para eles e, até, como deve ser o comportamento. Fica difícil entender que os adultos raramente obedecerão aos mais novos. Tentar, eu disse “tentar”, dominar os mais velhos do que nós, não é uma tarefa fácil. E, no caso dos nossos pais, impossível. O grau de felicidade e de harmonia diminui, instantaneamente, toda vez que quisermos impor aos nossos pais aquilo que não é o papel de um filho. Se alguém poderia fazer isto, seria os avós, os pais dos seus pais. Lembra como você fazia quando te obrigavam a fazer algo que não queria fazer. Os pais dão as costas e lá vai a criança persistir no seu objetivo. Parece que os pais não a convenceram. Este mecanismo é natural em todo o ser humano. O problema é que, às vezes, fica sem limites, causando grandes discórdias e sofrimentos. Esta lei, que organiza os grupos sociais e que atua de forma inconsciente, chamamos de hierarquia. Uma forma de manter a ordem das famílias é quando os mais velhos são respeitados pelos mais novos. Ao contrário, gera uma sensação de pressão incômoda em todos membros daquele grupo familiar. Os mais velhos ensinam. Os mais novos aprendem. Assim, o grupo social familiar cresce saudável, com crianças que se preparam para ser adolescentes saudáveis e adultos mais corajosos e equilibrados.

O que falei até aqui é diferente da experiência adquirida pelos pais, quando seus filhos se desenvolvem. Os pais sabem e reconhecem que aprendem muito, que se tornam pessoas mais completas e se desenvolvem ainda mais diante da vida adulta. Muito diferente de ver aqueles filhos ensinando tanto de forma espontânea, é natural, se tornarem controladores tentando manobrar a vida daqueles que lhe deram a vida. Respeitar a hierarquia familiar, onde os mais velhos ensinam aos mais novos, gera muito aprendizado. Mas não é um aprendizado agradável, quando os mais velhos são controlados pelos mais novos.

Esta oportunidade, que a família nos entrega, vai ser levada para a vida toda. Você aprende a lidar com a força dos superiores e usar a sua própria força na sua relações com eles. Você, ainda, tem a vantagem de saber conviver bem com os seus liderados, sem necessitar provar ser superior para se sentir melhor. Esta atitude, este comportamento, gera sucesso nas relações amorosa e afetiva e, inclusive, no sucesso profissional e financeiro. Se você reconheceu que busca criar situações em que os seus pais continuem o agradando e servindo, é natural que fique chocado e com vontade de aperfeiçoar este comportamento destrutivo. Olhe para o que se apresenta e faça algo bom com tudo isto a partir de hoje. Queremos retribuir aos nossos pais pela vida que recebemos. E tentar, como uma criança, aliviar os seus sofrimentos é uma forma de amor. Um amor ainda na fase infantil, mas é amor. Quando olhamos para os nossos pais compreendendo que são pessoas como nós, com as mesmas dificuldades, anseios, desejos reprimidos, sonhos que se foram, então, podemos olhar com o amor adulto, aquele que ama muito, apoia, é presente e liberta.

Experimente baixar a cabeça para os seus pais, acolhendo-os em seu coração. Lembre-se: os seus pais não são os seus filhos. O pai quer poder ser pai e a mãe só quer ter a oportunidade ser mãe. Experimente dizer agora para os seus pais: Pai! Mãe! Eu paro de criticar. Eu paro de querer que vocês sejam como eu acho que devem que ser. Vocês são como são. Você é o pai certo para mim. Você é a mãe certa para mim. Façam como quiserem em suas vidas. Eu não posso ser a mãe de vocês. Eu não posso ser o pai de vocês. Eu sou sua filha. Eu sou seu filho. Vocês chegaram primeiro e eu cheguei depois. Um grande amor nos une. É assim que é! Mesmo quando não estão mais por aqui, os mais velhos nos ensinem sempre. Que a compreensão profunda da hierarquia traga paz ao seu coração e firmeza aos seus passos, na experiência chamada vida.

Esteja feliz!

https://ashteer.nelsontheston.com.br/mestrado-reiki/

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Nelson Theston   
Nelson Theston é Especialista em Potencial Humano, em Constelações Familiares e de Negócios, Master Coach, Palestrante e autor do livro “A Luz ao Seu Lado” (Editora Luz da Serra). Há 20 anos, sua missão está focada em despertar o Potencial Mental, Espiritual e Emocional das pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa