Uma visão sagrada da vida



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/21/2008 3:58:37 PM
Estamos vivendo momentos difíceis que poderão definir a nossa existência futura neste planeta. O aquecimento global, se não controlado a tempo pelo homem, poderá comprometer sériamente a sobrevivência das próximas gerações de humanos. No entanto, alertas não faltaram...
Nos Estados Unidos, há mais de um século, um homem considerado "selvagem" pelos colonizadores brancos, dirigiu uma carta ao presidente americano, Frank Pierce, quando este propôs comprar grande parte de suas terras, oferecendo como moeda de troca uma "reserva".
Atualmente, o teor da carta do chefe indígena Seattle, é considerado de uma visão ecológicamente profunda, ou seja, tudo que em pleno século XXI o homem já estudou de ética, holística e preservação ambiental ainda é pouco perante o que ali se encontra.
A seguir, para que o leitor ou a leitora percebam a profundidade da consciência ecológica daquele homem, veremos numa abordagem comparativa aos dias atuais, trechos alternados da carta do chefe Seattle com trechos da reportagem "A ameaça do calor" da revista Planeta, edição de março deste ano.
"O presidente, em Washington, informa que deseja comprar nossa terra. Mas como é possível comprar ou vender o céu, a terra? A idéia nos é estranha. Se não possuímos o frescor do ar e a vivacidade da água, como vocês poderão comprá-lo?"
Mais importante evento climático do momento, o aquecimento global é consequência direta do acúmulo de dióxido de carbono e outros gases despejados na atmosfera pela atividade humana. Controlá-lo é uma missão que terá de unir governos, empresas e cidadãos de todo o mundo.
"Cada parte desta terra é sagrada para o meu povo. Cada arbusto brilhante de pinheiro, cada porção de praia, cada bruma na floresta escura, cada campina, cada inseto que zune. Todos são sagrados na memória de meu povo".
Baseado nos princípios do tratado da ONU sobre mudanças climáticas, de 1992, o protocolo de Kyoto fixa metas de redução da emissão de gases poluentes para os países industrializados, os maiores responsáveis pela atual concentração de gases do efeito estufa na atmosfera. Ele foi assinado por 141 nações (30 das quais industrializadas). Maior poluidor mundial, os Estados Unidos ficaram de fora.
"Conhecemos a seiva que circula nas árvores, como conhecemos o sangue que corre em nossas veias. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, o gamo e a grande águia são nossos irmãos. O topo das montanhas, o húmus das campinas, o calor do pônei, e o homem, pertencem à mesma família. A água brilhante que move nos rios e riachos não são apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se lhe vendermos a nossa terra, vocês deverão lembrar-se que ela é sagrada".
Alguns setores já comemoram o aquecimento. Empresas de navegação já estão de olho na abertura de uma rota via oceano Ártico, antes congelado, e a Groelândia começou a ser atividade agrícola. No geral, porém, a balança é desfavorável. Em termos de bio-diversidade, a extinção ameaça a quem não se adaptar às novas condições ou não conseguir se mudar. Segundo um estudo publicado em fevereiro/2008, bastou uma elevação de 0,26 C na superfície do mar Antártico para reduzir em 9% a população de pinguins reis adultos. Outro animal sob sério risco é o urso polar que não tem para onde ir.
"Se lhe vendermos nossa terra, lembrem-se que o ar é precioso para nós; o ar partilha seu espírito com toda a vida que ampara. O vento que deu ao nosso avô o seu primeiro alento, também recebe o seu último suspiro. O vento também dá às nossas crianças o suspiro da vida".
Um clima mais quente diminuirá a disponibilidade de água e prejudicará a agricultura. A precipitação de chuvas será reduzida em algumas regiões, enquanto fenômenos climáticos extremos, como tempestades e furacões, deverão se multiplicar...
"Assim se lhe vendermos nossa terra, vocês deverão mantê-la à parte e sagrada, como um lugar onde o homem possa ir apreciar o vento adocicado pelas flores da campina".
Em consequência dos fenômenos climáticos extremos, aumentarão a desertificação, a fome e a incidência de doenças.
"Ensinarão vocês às suas crianças o que ensinamos às nossas? Que a terra é a nossa mãe? O que acontece à terra acontece a todos os filhos da terra. O que sabemos é isto: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a teia da vida, ele é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo".
O nível do mar subirá - de início gradualmente, conforme o calor adicional vai agindo sobre os oceanos. Mas se as gigantescas calotas de gelo da Groelândia e da Antártida ocidental desaparecerem, em vez dos 59 centímetros previstos pelo IPCC para 2100, a elevação dos mares poderia ser 7 metros - uma catástrofe para as regiões litorâneas, lar de 80% da população mundial.
"Uma coisa sabemos: nosso Deus é também o seu Deus. A terra é preciosa para ele e magoá-la é acumular contrariedades sobre o seu criador".
É possível mudar esse quadro?
"O destino de vocês é um mistério para nós. O que acontecerá quando os búfalos forem todos sacrificados? Os cavalos selvagens todos domados? O que acontecerá quando os cantos secretos da floresta forem ocupados pelo odor de muitos homens e a vista dos montes floridos for bloqueada pelos fios que falam? Onde estarão as matas? Sumiram! Onde estará a águia? Desapareceu! E o que será dizer adeus ao pônei arisco e à caça. Será o fim da vida e o início da sobrevivência".
Os Estados Unidos emitem cerca de 25% dos gases de efeito estufa, mas o governo de George Bush fica ao largo das discussões sobre o assunto, alegando que as limitações à emissão de CO2 prejudicariam a economia americana.
"Quando o último pele vermelha desaparecer junto com a sua vastidão selvagem, e a sua memória for apenas a sombra de uma nuvem se movendo sobre a planície... estas praias e estas florestas ainda estarão aí? Alguma coisa do espírito do meu povo ainda restará? Amamos esta terra como o recém-nascido ama as batidas do coração da mãe. Assim, se lhe vendermos nossa terra, amem-na como a temos amado. Cuidem dela como temos cuidado".
"Todos os candidatos à presidência têm uma visão diferente da atual administração", lembra Al Gore, ex-vice presidente dos EUA e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007.
"Preservem a terra para todas as crianças e amem-na como Deus nos ama a todos. Assim como somos parte da terra, vocês são parte da terra. Esta terra preciosa para nós, também é preciosa para vocês".
A expectativa é que governos - a partir da reunião deste ano em Polvam, na Polônia -organizações e cidadãos enfim, conscientizem-se da gravidade da situação e invistam sériamente para superá-la, em benefício das próximas gerações.
"Uma coisa sabemos: existe apenas um Deus. Nenhum homem vermelho ou branco pode sobreviver à parte. Afinal, somos irmãos".
Se já aprendemos as lições do passado e sabemos como o progresso não deve ser obtido, devemos fazer tudo de forma integrada, para permitir um futuro melhor a todos.
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos









Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |