Upanishade Kena



Autor Marcos Spagnuolo Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/26/2008 10:47:24 PM
DEUS
Deus não é aquilo que as pessoas aqui adoram. É aquilo que não pode ser pensado com a mente. É aquilo que não pode ser visto, é aquilo que não pode ser ouvido. É aquilo que não pode ser inalado com a respiração.
Deus vem ao pensamento daqueles que o conhecem para além do pensamento, não para aqueles que imaginam que pode ser atingido através do pensamento. É desconhecido para o homem culto e conhecido para o homem simples. Ele é conhecido no êxtase de um despertar que abre a porta da vida eterna.
A luz de Deus é invisível, e está encerrada em todos os seres. É apenas vista pelos profetas quando a sua visão está nítida e clara (visão espiritual).
Deus é chamado Imortal. Todos os mundos se apóiam nesse espírito e para além dele ninguém pode ir. Como o fogo, embora um, toma novas formas em todas as coisas que ardem, assim também Deus, embora um, toma novas formas em todas as coisas que vivem. Ele está dentro de tudo, e está fora também.
Como o Sol que observa a Terra não é tocado pelas impurezas terrestres, assim também Deus que habita em todas as coisas não é tocado pelos sofrimentos externos. Há um só Soberano, o Espírito que habita em todas as coisas, o qual transforma a sua forma própria em muitas outras formas.
Ele é o eterno entre o mutável. Consciência pura entre os seres conscientes, o Único que torna realidades as preces de muitos. A sua forma não está no campo da visão: ninguém o pode ver com o sentido da visão corporal. Pode ser visto pela alma desvinculada dos desejos corporais e dos desejos materiais.
Deus habita no interior de todos os seres, qual pequena chama.
O MUNDO ETERNO
Todos aqueles que se guiam pela sabedoria passam adiante e, ao deixar este mundo, tornam-se imortais. Ai não vai nem os olhos, nem as palavras, nem a mente. O mundo eterno está acima do conhecido e está acima do desconhecido. É aquilo que se não pode descrever com palavras.
Lá não brilha o Sol, nem a Lua, nem as estrelas; os relâmpagos, lá, não brilham, e muito menos o fogo terrestre. Lá brilha a luz de Deus e seu fulgor ilumina todo o Universo Transcendental.
ALMA E DEUS
Dentro do corpo material, no canto secreto do coração há dois seres (Deus e a alma) que bebem o vinho da vida no mundo da verdade.
A ALMA
Devemos considerar a alma como o dono de uma carruagem; e o corpo como sendo a própria carruagem. O raciocínio é o cocheiro e o ego ou mente são as rédeas. Os cavalos são os sentidos; e os seus caminhos são os objetivos dos sentidos. Quando a alma se torna harmônica com a carruagem, com o raciocínio e o ego e com os objetivos dos sentidos, o homem é chamado “aquele que tem prazeres e alegrias”.
Para além dos sentidos está os objetos dos sentidos, e para além dos objetos dos sentidos está à mente. Para além da mente está à razão, e para além da razão está à alma. Para além da alma está o Espírito do Universo, e mais além está Deus, o Espírito Supremo. Para além de Deus não há nada, Ele é o Fim do caminho.
A alma não tem som nem forma, não tem tato, nem gosto, nem perfume. É eterna, imutável, e sem princípio nem fim: na verdade está fora de qualquer raciocínio. Quando a alma toma consciência de Deus ela não necessita utilizar corpos físicos em constantes reencarnações.
A alma depois da morte do corpo físico pode ir para o ventre e outra mãe e assim conseguir um novo corpo. Pode ir para dentro de árvores ou plantas, de acordo com a sua anterior sabedoria e trabalho.
Toda alma que vê Deus nesta vida antes do corpo perecer fica livre da escravidão; caso contrário, a alma nasce novamente em novos mundos e novas criações.
O SÁBIO
O sábio conhece Deus em cada ser sendo imortal. O sábio é aquele que rendeu a fala à mente, a mente a alma, a alma se rendeu ao Espírito do Universo, e o Espírito do Universo ao Espírito da Paz que é Deus.
O sábio reconhece que é através do grandioso e onipresente Espírito que há em seu interior que pode tomar consciência Dele, ultrapassando a dor. O sábio conhece a vida interior, conhece Deus no interior da alma ultrapassando o medo.
Sábio encontrou a imortalidade, e não procura o Eterno nas coisas que passam. Os sábios vêem Deus em suas almas obtendo assim o júbilo eterno. Os sábios vêem Deus em suas almas obtêm a paz eterna.
O sábio reconhece que os sentidos materiais não vêem a alma e Deus. O sábio é aquele que conhece Deus. O sábio é aquele que está unido a Deus e mesmo vivendo neste mundo material ele é uno com Deus.
Sábio é o imortal cuja alma conhece Deus em seu próprio interior. Para a alma que conhece Deus brilha a luz da verdade.
O CAMINHO EM DIREÇÃO AO INFINITO
O caminho em direção a Deus é acender o fogo sagrado em nosso coração oferecendo a Deus todos os nossos apegos. Este sacrifício é a ponte que atravessa até à outra margem onde não há temor algum.
Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio começa o Caminho Supremo.
Quando a alma desiste de todos os desejos que se apegam, então ela entra no reino da imortalidade não precisando mais de um corpo material.
Desamarrar o laço que prende ao mundo material, esse é o ensinamento sagrado.
Despertai, erguei-vos! Lutai para chegar ao Altíssimo e estar na luz! Os homens santos dizem que estreito e difícil é o caminho, estreito como o gume de uma navalha.
A existência de Deus tem de ser percebida em primeiro lugar através da fé do “Ele é”, quando é percebido através da fé ocorre à revelação da sua essência.
O caminho é reconhecer a Luz pura e imortal.
O LOUCO
O louco corre atrás dos prazeres exteriores e cai nas garras da morte que tudo abarca. Todo aquele que vê os muitos, mas não vê o Único, esse vagueia de morte em morte. Quem vê variedade e não a unidade vagueia de morte em morte. Como a água chove numa fenda da montanha escorre pelas rochas por todos os lados, assim também o homem que apenas vê a variedade das coisas corre atrás delas, por todos os lados.
Para a alma que não conhece Deus há apenas escuridão.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |