Menu
Somos Todos UM - Home

Upanishade Svetasvatara (II)

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcos Spagnuolo Souza

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/29/2008 5:45:37 PM


ALMA

Na roda da criação onde vivem e morrem todas as coisas, vagueia a alma humana como um cisne voando sem sossego, e ela pensa que Deus está longe. Mas quando o amor de Deus desce até ela, então encontra a sua vida imortal.

A alma habita o corpo e sai voando para gozar o mundo exterior, no entanto, quando a alma, pela graça de Deus, vê a sua glória, transcende o mundo exterior do desejo os seus pesares desaparecem.

A alma do homem está acorrentada pelo prazer e pela dor; mas quando vê Deus fica liberta de todas as algemas.

Deus está no interior das almas para sempre, e nada há de mais elevado para ser conhecido. Deus é encontrado na alma quando procurado em verdade e auto-sacrifício, tal qual a água em nascentes escondidas.

Há a alma com sabedoria e falta de sabedoria, poder e falta de poder, sendo que Deus está em todas as coisas e é a fonte de todo o conhecimento das almas. A alma com sabedoria, ou seja, a nova alma nasce lá onde arde o fogo do Espírito Divino, onde sopra o vento do Espírito, onde transborda o vinho de “soma” do Espírito Divino. (Observação pessoal: o vinho soma não é extraído de uma planta alucinógena para provocar estados alterados de consciência, o estado alterado de consciência que faz nascer à nova alma é provocado pelo vinho soma do Espírito Divino, isto é, através da energia divina encontrada no caminho da meditação).

A alma corporificada, embora ativa, se sente infeliz na sua falta de sabedoria, mas, observando o poder e a glória do Espírito Superior, liberta-se dos seus pesares. Deus está muito além do alcance da visão material, Ele não pode ser visto por olhos mortais, mas pode ser reconhecido pelos olhos da alma.

Quando a alma é dominada pelos três modos da natureza (amor, paixão e ignorância) trabalha somente para ter uma recompensa egoísta e, no seu tempo, recebe essa recompensa. Então a alma transforma-se nas muitas formas dos três modos da natureza, perde-se pelos três caminhos, e vagueia errante na vida e na morte.

A alma corporificada é como o Sol em esplendor quando se torna autoconsciente de Deu e seus desejos é uma chama do tamanho de um polegar; mas quando é una com a natureza sua luminosidade, torna-se como a ponta de uma agulha e seus desejos torna-se uma chama com altas labaredas do tamanho do Sol.

A alma pode ser pensada como a ponta de um cabelo que, depois de dividida por cem, foi novamente dividida por cem; e nessa alma viva está a semente do infinito. A alma nasce e desabrocha num corpo devido aos seus sonhos e desejos que foram elaborados nas suas vidas anteriores. O nível de conscientização da alma determina o seu futuro corpo: terreno ou etéreo, pesado ou leve. Os pensamentos que são da alma e as ações podem levá-la à liberdade, ou conduzi-la à escravidão, vida após vida. A alma nasce e desabrocha num corpo, com sonhos e desejos, de acordo comas suas obras anteriores. E então renasce em novos corpos, de acordo com as obras anteriores. O nível de conscientização da alma determina o seu futuro corpo podendo levá-la à liberdade, ou conduzi-la à escravidão, vida após vida.

Há o Deus de infinitas formas, e quando uma alma corporificada conhece Deus, fica liberto de toda escravidão. Quando uma alma corporifica vê Deus abandona os seus corpos físicos de transmigração.

A alma não é homem, nem uma mulher, nem o que não é nem homem nem mulher. Quando a alma se corporifica toma a forma de um corpo, fica limitada por esse mesmo corpo.

SÁBIO

Através da meditação os sábios viram os poderes de Deus escondido na sua própria criação e viram que Deus domina todas as fontes deste universo, desde o tempo até as almas dos homens.

Sábio é aquele que conhece Deus cuja infinitude está em tudo, que sempre ultrapassa o tempo. Sábio conhece o Espírito a quem os amantes de Deus chamam eterno, que está para além do nascimento e do renascimento da vida.

LIBERDADE

Quando a alma corporificada conhece Deus, é livre: os seus prazeres acabam não tendo mais nascimento e nem morte. Quando a alma em união íntima com Deus ultrapassa o mundo do corpo e encontra então o terceiro mundo, o mundo divino, onde está o poder de Deus, a alma passa a ter tudo porque ela se torna una com o Único.

Deus em primeiro lugar derrama sobre as almas a inspiração para encontrar a verdade que pode ser acessada através da meditação. A inspiração dirige os nossos pensamentos para Deus, para a liberdade. Quando a alma corporificada vê Deus fica liberto de todas as escravidões.

A luz da consciência percebe Deus por meio de infinitos poderes de percepção.

OBJETIVO DA VIDA

Como um espelho de ouro, coberto de pó, quando bem limpo brilha em todo seu esplendor, assim também toda alma corporificada que viu Deus é una com Ele e o objetivo da sua vida foi atingido, e ficará para sempre livre de pesares. Então a alma corporificada torna-se uma lâmpada com a qual ele encontra a Verdade de Deus e Vê Deus, nunca nascido e eterno. Todos que conhecem Deus alcançam à imortalidade.

MEDITAÇÃO

Encontrar um lugar retirado e calmo para a prática da meditação, abrigado do vento, plano e limpo, sem qualquer lixo, cinzas ou fogueiras ou fealdade, e onde o som da água e a beleza do lugar ajudem o pensamento e a contemplação. Com o corpo firme e em silêncio, respira ritmicamente pelas narinas com bastante calma deixando normalmente a subida e descida da respiração. Formas imaginárias aparecem antes da visão final de Deus: vapores densos, vapores sutis, calor, correntes de ar, luminescências, luzes, clarões rápidos, disposições formando redes “atômicas” transparentes e reflexos da luz divina.

Os primeiros frutos da prática da meditação são: saúde, leveza do corpo, odor agradável, voz suave, ausência de desejos vorazes.

A MENTE

A mente é puxada por cavalos selvagens, e esses cavalos selvagens têm de ser domados.

ENGANO

A mente não consegue perceber Deus nem em cima, nem embaixo, nem no espaço intermediário, a mente vive no seu eterno engano.

Os Livros Sagrados não possuem nenhuma utilidade para aquele que não conhece o Espírito de onde veio os Livros Sagrados.

A alma que não conhece Deus vai para os mundos dos pesares.

Através da meditação sobre Deus, da contemplação Dele e da comunhão com Ele a alma alcança a destruição do engano terrestre. Quando os sábios vêem Deus em toda a criação encontram a paz em Deus e ficam libertos de todos os enganos.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa