Menu
Somos Todos UM - Home

Vamos deixar que as crianças nos lembrem de como costumávamos ser!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Patricia M. Barros

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/10/2023 7:41:52 AM


De repente lembrei-me de uma menina de olhos azuis, cachos dourados e com um sorriso iluminado: eu mesma. Vocês já repararam que um adulto fica mais bonito em uma fotografia se estiver do lado de uma criança?  Acho que isso acontece porque as crianças têm uma linda energia!
O sorriso de uma criança pode iluminar um aposento, não é verdade?

Além disso, as crianças têm uma espontaneidade que muitas vezes perdemos durante a adolescência, quando adquirimos as noções de ridículo, do que é "apropriado", etc. Mas dentro de cada um de nós existe uma criança, com a sua ludicidade, sua criatividade...

Aprendi a amar a criança que fui um dia. Aquela menina, apesar de sua pouca idade, tinha medo do futuro. Eu sempre fui menor do que as outras crianças e na minha mente havia uma voz que perguntava: "O que será de mim quando eu crescer? Eu vou me casar? Vou conseguir um trabalho?"

Apesar disso, hoje eu percebo havia força, resiliência em mim, eu tinha "brilho". Alguns (poucos) meninos gostaram de mim. Isto é sinal de que eu tinha "brilho", uma energia positiva, não é mesmo? E eu tinha um jeitinho alegre, era desinibida, exibida!
Eu gostava de cantar, dançar e  de brincar de teatrinho. A minha irmã, meus primos e eu inventávamos histórias com princesas, tubarões, piratas, etc. Ah, eu era arteira também. Isto muitas vezes tira os adultos do sério, mas ser "traquina" é uma maneira de a criança se descobrir e descobrir o mundo.

Todos nós nascemos para brilhar! Lembro de um músico do Senegal que disse em um show que na tribo dele acreditam que todos nós temos uma estrela no peito. Achei isso muito bonito e verdadeiro!

Lembrei-me também de um trecho de uma canção gravada por Withney Houston, "The greatest love of all": "... let the children"s laugher remind us how we used to be..."
* Esta é uma linda canção sobre autoestima!

Vamos conversar com a criança que existe dentro de cada um de nós! Vamos resgatar tudo o que há de belo que esta criança pode oferecer! Acredito que é assim porque as crianças estão mais perto de Deus!

Para nos aproximarmos da criança que existe em cada um de nós é válido pintar, fazer uma oficina de teatro, fazer exercícios de visualização, escrever, dançar,  cantar... Ou seja, qualquer atividade lúdica e criativa é uma boa pedida! Inclusive brincar com crianças, é claro! Para quem quer saber mais sobre o tema recomendo a leitura do livro "A Revolução Interior", de Gloria Steinem. É um ótimo livro sobre autoestima e nesta obra há um capítulo sobre a criança interior.

* "... Deixem que a risada das crianças nos lembrem de como costumávamos ser..." Tradução do título da canção: "O maior amor de todos"
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa