Vídeo aula - parte 2 - As misteriosas plantas da Floresta Amazônica
Autor Ramy Shanaytá
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/6/2009 11:50:29 PM
Nas terras da Amazônia, aonde existe o sinuoso rio Amazonas, está o "El Dorado", que se encontra muito mais próximo do que a fascinação possa imaginar.
A maior extensão da Amazônia é de terra firme, aonde os vegetais desenvolveram sábios movimentos em sua dinâmica de vida, pois alimentam-se de um solo tecnicamente pobre de nutrientes. Para isto, o mistério da floresta emprega seus meios, nos quais até as raízes dos vegetais são reunidos a uma grande capacidade de fixar e sustentar estes nutrientes por longos períodos.
Nas regiões alagadas observa-se a manifestação de raízes aptas a estas situações, com sapopemas gigantescas. Estas mesmas raízes tomam a forma das correntezas das águas e ensinam qual é o caminho do fluxo do rio quando em enchentes.
Quantas lendas permeiam o imaginário do povo da floresta, e dentro destas simpáticas ou terríveis lendas, uma certa dose de sabedoria também é transmitida, como na lenda do boto, de um vegetal e de vários outros animais. É destas lendas que surgem compromissos mais sérios que ensinam sobre o viver na floresta.
Mesmo que muito fragmentadas pelo tempo por causa da passagem oral de gerações a gerações, não podem ser desconsideradas, pois muitas delas fundamentam o tipo e o caráter de vida de pessoas que vivem o dia-a-dia dentro da floresta amazônica.
A transmissão oral do conhecimento vem acordar os ensinos adormecidos em nossa alma para que sejam praticados em nossa existência física rumo a um verdadeiro comprometimento com as leis naturais, das quais somos filhos.
Extraído do livro "A natureza ensina - a conexão com a luz da cura", Ramy Shanaytá - Editora KVT
Olá
Nesta Segunda parte do “RAIZEIRO” vamos adentrar mais profundamente na sabedoria milenar sobre as plantas do interior da floresta Amazônica. Anestésicos naturais e gigantescas raízes.
Faremos o reconhecimento do benguê, do sagrado joão-brandim e da castanheira-verdadeira.Bom aprendizado.
Ramy Shanaytá é co-fundador do Instituto KVT (fundado em 1995) e da Instituição Filantrópica e Cultural Templo Ará Tembayê Tayê da tradição Tubakwaassu, Editora KVT e KVT – Desenvolvimento da consciência empresarial, Escritor, conferencista, professor e pesquisador de plantas medicinais. Outro site: http://www.kvt.org.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |