A SAÚDE COMO ESPELHO DAS EMOÇÕES
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Tania Resende
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 2/9/2009 8:59:26 AM
A teoria de que o emocional e o físico estão relacionados é tão antiga quanto a própria história da medicina. Há mais de 5.000 anos, a medicina chinesa já tinha como base a crença de que o corpo e a mente eram indissociáveis. Antes de Cristo, o grego Hipócrates, conhecido como o pai da medicina ocidental, admitia que é mais fácil saber que tipo de pessoa tem uma doença do que descobrir qual tipo de doença uma pessoa tem.
Com o passar do tempo, a ciência foi tomando outro rumo, passando a se preocupar apenas com a parte física da doença, o que levou a uma visão mecânica do ser humano, a partir da qual ele é tratado como uma máquina composta de órgãos.
Esta visão começa a ser questionada por algumas correntes de profissionais, dentro da própria medicina tradicional ocidental. Surgem linhas de pesquisa e estudos que levam à compreensão das doenças como manifestações não apenas do corpo físico, mas também como expressões de desequilíbrios decorrentes de descompensações emocionais, psicológicas, energéticas e até espirituais.
Dentro da medicina ocidental, podemos reunir estas correntes de pensamento no que se denomina “medicina psicossomática”, uma área que parte do princípio de que muitos males físicos nos atingem porque transportamos para o corpo os estados emocionais que não conseguimos elaborar, resolver, aceitar, entender, ou “digerir”. Isto causa a angústia, a depressão, a raiva, a solidão e a frustração. Esta visão psicossomática sugere que as doenças são detonadas sempre pelo estado emocional, paralelamente a terem um componente de fundo viral, bacteriano ou mesmo predisposição genética. Os psicossomaticistas explicam que a incapacidade de expressar os sentimentos abre caminho para que fatores externos atinjam o organismo.
Um estudo feito nos Estados Unidos constatou que após missões espaciais, os astronautas apresentavam grande enfraquecimento do sistema imunológico, definido pelo desaparecimento das células NK (responsáveis pela defesa contra infecções graves e contra o câncer). Nas viagens espaciais, os astronautas passam por intenso stress emocional, provocado pelo medo, solidão e grande responsabilidade a que são submetidos.
Na medida em que os astronautas voltavam às suas atividades normais, as células NK iam, pouco a pouco, se recuperando. Um outro estudo, realizado em Israel, comprova que o riso e a alegria aumentam as células NK.
Com estas e outras pesquisas comprovou-se que o stress emocional baixa a resistência do organismo, por meio de um processo neuroimunoendócrino, onde estímulos cerebrais secretam hormônios que se refletem no sistema de defesa. O processo funciona da seguinte forma: os estados emocionais são decifrados pelo sistema límbico (região do cérebro onde se localizam as estruturas nervosas que interpretam os estímulos emocionais). As reações ocorridas nesse sistema têm duas saídas para o corpo: a via nervosa e a via hormonal.
A reação nervosa é imediata e atinge os órgãos, como por exemplo, o coração (taquicardia após um susto). Mas a resposta hormonal é lenta, sendo levada pelo sangue e atingindo todo o corpo. E é esta que pode desempenhar papel decisivo no enfraquecimento da defesa do organismo.
As modificações hormonais são comandadas pelo hipotálamo (região do cérebro que rege várias glândulas). Diante de situações psico-emocionais estressantes, o hipotálamo faz com que a glândula hipófise, a mais importante do sistema endócrino, detone uma reação em cadeia que libera vários hormônios, entre eles os cotricosteróides. Em doses normais, eles estimulam a ação imunológica. Mas a liberação freqüente ativa outras substâncias que podem alterar o sistema imunológico, e desta forma baixar a produção das células responsáveis pela defesa do organismo.
A partir desse ponto de vista, a doença física pode ser entendida, até, como uma manifestação positiva, para despertar a pessoa para outros problemas até então passados desapercebidos. Ela pode levar a pessoa para a possibilidade de rever a própria vida, a própria personalidade, eliminando as mágoas e frustrações, na busca de romper padrões que impedem a realização de desejos e objetivos de uma forma mais equilibrada, expressando e equilibrando as emoções.
________________
Tania Resende trabalha com uma técnica canalizada por ela que traz alívio imediato das emoções.
Agende uma consulta: [email protected]
Informe-se também sobre atendimentos online.
https://www.animamundhy.com.br/
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Eu Sou simplesmente Tania Resende. Maiores informações em: www.animamundhy.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |