Acupuntura e o Tratamento para Enxaqueca
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Gustavo De Lázzari Bessa
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 21/01/2009 11:36:18
Uma das grandes queixas que aparecem no consultório se refere às dores de cabeça ou cefaléias. Quando a dor ocorre em um grau muito elevado e com maior freqüência, pode ser diagnosticada como enxaqueca, sendo desencadeada por diversos fatores como sensibilidade a odores, luzes ou sons fortes, distúrbios hormonais ou associados à TPM, problemas neurológicos, situações de estresse, preocupações excessivas, irritabilidade, noites mal dormidas, entres outras situações.
Quando recorremos aos conhecimentos da Medicina Ocidental, temos alguns medicamentos de uso contínuo que visam diminuir as chances de manifestação de uma crise de dor e também outras drogas analgésicas que podem atuar no momento da crise, amenizando a dor e até a interrompendo, porém, muitas vezes, isto ocorre somente enquanto se está ministrando o medicamento. O problema, neste tipo de tratamento, é que muitas pessoas não reagem bem a determinadas substâncias contidas nos medicamentos, manifestando inclusive uma série de efeitos colaterais indesejáveis, como dores no estômago, náuseas, sensação de torpor, além de precisarem aumentar as dosagens para alcançarem o resultado obtido anteriormente.
Sob a ótica oriental, principalmente pela Medicina Tradicional Chinesa, temos a Acupuntura como uma possível solução de tratamento. Mesmo para as pessoas que já fazem uso de medicamentos, a acupuntura tem se mostrado extremamente eficiente no que se refere à capacidade de estimular o organismo na assimilação do medicamento, potencializando a ação do mesmo e inibindo efeitos colaterais. No caso das pessoas que não se adaptaram aos medicamentos ou gostariam de não utilizá-los, o tratamento em acupuntura também tem apresentado resultados surpreendentes, inclusive casos clínicos de pessoas que se queixavam de enxaqueca há décadas e obtiveram resultados positivos, com a completa eliminação das dores.
Isto se deve ao fato da acupuntura agir nas possíveis causas dos desequilíbrios, tendo a preocupação de harmonizar corpo e mente, através do estímulo de pontos do sistema energético do indivíduo, constituído por canais de energia ou meridianos. Além disto, temos no corpo várias áreas reflexas que representam o organismo por micro-sistemas: podemos ter a representação de todo o organismo pela orelha (acupuntura auricular), pelas mãos (acupuntura coreana ou Koryo), planta dos pés (reflexologia podal), crânio (craniopuntura), abdômen (acupuntura abdominal), entre outros.
No caso das dores de cabeça, além dos estímulos em pontos do corpo, o tratamento reflexo da Acupuntura Auricular tem se mostrado muito eficiente, pois podemos estimular bilateralmente as orelhas, deixando pontos afixados em áreas específicas que tratam a enxaqueca e suas possíveis causas, sendo que o próprio paciente pode estimular os pontos ao longo da semana, tratando a dor logo no início de sua manifestação ou até prevenindo e evitando futuras crises.
Pelos conceitos da Medicina Chinesa, isto é explicado pelo fato da dor somente se manifestar quando existe algum tipo de bloqueio na circulação dos meridianos. Sendo assim, aconselhamos que os pontos auriculares sejam estimulados pelo próprio paciente três vezes ao dia, promovendo uma reação do organismo e uma melhor circulação de energia. Evitando-se a estagnação, conseqüentemente, evita-se a manifestação da dor.
Portanto, a Acupuntura apresenta uma alternativa eficaz para o tratamento da enxaqueca, bem como para uma série de desequilíbrios, através do equilíbrio do indivíduo como um todo.
Dr.Gustavo De Lázzari Bessa – Especialista em MTC
Avaliação: 5 | Votos: 22
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Tianjin (China); Pós-Graduado em Acupuntura pela EBRAMEC (Escola Brasileira de Med. Chinesa) e INCISA (Inst. Superior de Ciências da Saúde); Graduado em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto. Graduando em Psicologia pela UNAERP. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |