Autoestima e o julgamento - fazendo as pazes com você
Atualizado dia 30/01/2012 12:34:18 em Corpo e Mentepor Marcelo Hindi
É natural que você tente fugir do julgamento, da culpa, da rejeição, da censura e da punição, mas como é possível fugir dos próprios pensamentos? Desse modo, repetindo o padrão o incômodo fica, é obvio, afinal se você não gosta de alguém, você afasta. Mas o que fazer quando você não gosta de si próprio? Onde quer que você esteja você estará lá! É possível se afastar das pessoas, se isso convier, mas se afastar de si mesmo é impossível. E é habitual se achar uma boa companhia se a idéia for considerar o que o outro deve pensar, mas se a referência for a percepção de si próprio, o resultado pode ser negativo: não sentir que é uma boa companhia e não sentir a segurança de ser. Totalmente contraproducente para quem quer ser feliz, não é mesmo?
Julgar o outro gera o próprio julgamento e vice e versa. Quer uma demonstração? Imagine uma pessoa que tem medo que reparem em sua aparência. Facilmente você encontrará uma pessoa que, além de reparar na aparência das pessoas, repara em sua própria aparência, de modo bem crítico. O fator "aparência" precisa receber muita atenção para virar uma preocupação, compreende?
Assim, é preciso ter em destaque o que supostamente deveria ser reprovado, como o peso, o penteado, os amigos, o status, para poder reparar tanto no outro e temer que o outro repare em você. No espelho da vida, o seu reflexo precisa ser apreciado por você para que você possa se sentir adequado e sentir o mundo de modo positivo. O que pode haver de errado ou reprovável nas pessoas? O peso?As roupas? O que está em destaque e é alvo das críticas e julgamentos? Reflita sobre isso, que como resultado você terá as dicas de onde esta ferida sua autoestima.
Relaxe. Aceite as pessoas, estime-as por quem elas são e se estime por quem você é. Julgar é um hábito e pode ser substituído por outro, o de não julgar. E o segundo é tão agradável e leve, que á medida que o desenvolvemos, ficamos cada vez mais motivados a desaprender o antigo e fortalecer o novo hábito. Agir gera motivação.
Seja a sua melhor companhia e se curta; e aceite com carinho e benevolência o que o rodeia, e quem o rodeia, afinal, como você se vê é o modo como você vê o mundo, da mesma forma que o modo como você percebe o mundo é o modo como você se percebe. Somos seres integrais, sem separação do todo. Nossa realidade interior dá significado ao mundo exterior e a nossa percepção de mundo define e valida a auto percepção. É um caminho de duas vias que de negativo e destrutivo pode passar a ser nutritivo, realizador e edificante.
A vida é uma viagem maravilhosa, e quem se senta mais próximo a você no trem da vida, bem do ladinho, é você! Sendo assim, mãos a obra! E lembre-se de entrar em contato se precisar de uma mãozinha extra. Abraços.
Marcelo Hindi - Psicoterapeuta Holístico
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 33
www.colegiomistico.com.br www.zerandokarma.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |