Azulterapia



Autor Maria Isabel de Oliveira
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 7/13/2008 10:39:35 AM
O azul está relacionado com o elemento ar, que é o combustível que alimenta o fogo da matéria. É o ar que nos nutre desde a primeira respiração. O azul representa o nosso canal de alimentação. O azul governa o aparelho brônquico e vocal, os pulmões, a nossa audição, o olfato e o paladar.
O azul é a cor do nosso centro de energia da garganta, que se associa à tomada de responsabilidade pelas nossas necessidades pessoais. O recém-nascido é levado ao peito, mas precisa sugar antes de conseguir a nutrição. Na cor laranja nosso instinto de sobrevivência é ativado, mas é no azul que vamos externalizar nossas carências.
A ausência do azul não o deixa receber graciosamente o que quer que lhe seja destinado, pois faz com que espere mais hostilidade, violência ou humilhação, do que amor e nutrição. O azul celeste se associa ao poder da palavra; criamos coisas pela palavra, prestando atenção e assumindo responsabilidade pelos nossos atos.
A contemplação do azul determina profundidade, sentimento de penetração no infinito, sensação de leveza e contentamento. Se você tem dificuldades de elaborar e expor as próprias idéias e opiniões, preferindo recorrer a citações célebres ou frases feitas, você não está na sintonia do azul.
Com o azul em equilíbrio, alcança-se a maturidade, deixamos de censurar os outros pelas nossas falhas e nos aventuramos a criar o que precisamos e o que desejamos. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É a cor da compaixão e também uma cor feminina.
Quando reclamamos de tudo e de todos, para eximir-nos da responsabilidade pelo que acontece de frustrante conosco, o azul está necessitando ser equilibrado. À medida que você se abre para o azul, que equilibra o seu centro da garganta, você atrai, pouco a pouco, mais alimentação do universo.
Na ausência do azul, você assume o papel da vítima, que se desvia da dificuldade de se definir na vida, com a desculpa de estar se sacrificando pelos outros. O equilíbrio do azul abre os canais da abundância.
Quando você declara que a vida não lhe deu oportunidade para que pudesse desenvolver o seu grande talento, você está em desarmonia com o azul. Na sintonia do azul, o amor ao trabalho tem importância fundamental. Estar bem na função que você exerce, não significa fazer só o que gosta, mas dedicar-se ao que faz. No equilíbrio do azul, você se compromete com seu trabalho e não com a obrigação de trabalhar.
O azul é a cor do céu, da paz, da verdade, da sinceridade, do poder de concretização no plano mental. A preferência pelo azul denota equilíbrio, calma e capacidade de sacrifício por um ideal.
Quando em excesso, a energia do azul pode representar passividade, rigidez, indecisão e formalidade. Quando você recria sua vida e torna-se o arquiteto de seu futuro, com uma atitude construtiva, certamente você está alimentando o azul no seu interior, e recebendo apoio para alimentar-se do universo.
O azul tranquiliza, acalma, apazigua, dá segurança e proteção; vence a angústia e promove a paz interior. Assumir o risco de procurar realizar os seus anseios, de mover-se na direção dos contatos que ambiciona, é o que o equilíbrio do azul vai lhe proporcionar.
O azul remove as dores, auxilia o sono, diminui o medo e acalma as infecções. Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é de um azul indescritível.
Se necessitar de apoio para esta terapia consulte COLETANEA DAS CORES e COLETANEA DE AUTO AJUDA.









Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |