CABALA : UM BREVE CONCEITO
Atualizado dia 8/29/2008 9:08:21 PM em Corpo e Mentepor CENTRO DE ESTUDOS TEOS
Esta característica permitiu que a Cabala fosse, desde o princípio, um sistema capaz de adaptar-se a outras tradições religiosas e/ou filosóficas de conteúdos afins, tais como o Cristianismo Gnóstico e o Hermetismo. Por sua vez, graças a esta particularidade, o sistema cabalístico conseguiu desembrulhar-se até nossos dias, tanto por aportes surgidos em seu próprio seio como por influências forasteiras. Tanto é assim que a Cabala é considerada a coluna vertebral da Tradição Ocidental dos Mistérios, pois por suas características é possível estruturar sistemas místicos e mágicos de muito diversa índole. Por isso também se pode afirmar que a Astrologia, a Alquimia, a Divina Teurgia e o Tarôt encontram um eixo articulador na Cabala, já que através dela essas artes ocultas podem ser entendidas e associadas entre si.
Os fundamentos que conformam o sistema cabalístico são estruturados através de diversos esquemas geométricos, tais como a Árvore da Vida, o Cubo do Espaço ou o Diagrama dos Círculos Concêntricos. Sobre esses símbolos compostos é elaborada uma exposição de caráter esotérico e mítico que obviamente não pretende explicar os mistérios do universo e, sim, servir como portal pelo qual, quem busca, possa acessá-los.
A Cabala não procura outra coisa senão o conhecimento através da experiência direta, isto é, o descobrir individual dos princípios, leis e processos que regem a Criação, bem como a revelação do grande mistério da divindade.
Desde esse ponto de partida a Cabala se assenta como um compêndio de Sabedoria Secreta que procura responder as grandes perguntas existenciais: Quem sou eu? Onde vou? De onde venho? Qual é o sentido da existência?
Juan Carlos Romera
(11)3804-8441
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 69
Conteúdo desenvolvido por: CENTRO DE ESTUDOS TEOS Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |