Cálcio Emagrece!



Autor REGINA DEOL
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 2/15/2011 6:22:53 PM
Cálcio Emagrece!
Quem não gostaria de emagrecer comendo aquilo que mais gosta? Se o seu tipo de alimentação preferida é à base de laticínios, vem aí uma boa notícia. O cálcio parece ter mesmo relação com a perda de peso. Nos EUA, são vários os estudos que relacionam indivíduos obesos com o baixo consumo do mineral. Um deles foi elaborado pela Universidade do Tennessee sob o comando de Michael Zemel. Nele, enquanto os pesquisadores analisavam o efeito do cálcio na hipertensão, foi descoberto, por acaso, que ele também ajudava a queimar gordura no organismo.
Os participantes consumiram dois copos de iogurte por dia, durante um ano. Ao final do experimento, a surpresa: além de reduzir a pressão sanguínea, o grupo apresentou quilos a menos. Zemel concluiu que uma dieta pobre em cálcio parece estimular a produção das enzimas responsáveis pela produção de gordura e diminui sua atividade na queima delas. O aumento da ingestão de cálcio altera o trabalho celular e faz com que elas armazenem menos gordura e ativem os mecanismos que eliminam aquela já acumulada.
Outro estudo, também feito em terras norte-americanas, na Universidade de Purdue, acompanhou 54 mulheres durante dois anos que fizeram uma dieta de 1.900 kcal, e que ingeriam 1g de cálcio diariamente sob a forma alimentar. No final, a balança apontava sete quilos a menos nas voluntárias.
Cálcio + Dieta equilibrada
"Existem alguns indícios que mostram que o cálcio tem papel no emagrecimento. O fato é que, para perder peso, você precisa gastar mais energia e consumir menos calorias. "
Pesquisadores norte-americanos comprovam que pessoas obesas consumiam menos cálcio, enquanto o inverso ocorria com as pessoas mais magras.
O Brasil logo pegou carona nesses estudos e passou a pesquisar o outro lado, até então desconhecido, do mineral. Por aqui, existem várias hipóteses para explicar esse efeito emagrecedor. A nutricionista Mariana Del Bosco, co-responsável pelo Departamento de Nutrição da Associação Brasileira de Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), aponta uma delas: "O cálcio atua dentro das células de gordura. Quando a pessoa tem uma dieta rica nesse nutriente, isso faz com que dentro do adipócito (células responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano) haja um estímulo à lipólise, ou seja, para a queima de gordura e também para sua menor agregação dentro da célula".
Ainda segundo Mariana, "o cálcio também pode formar um complexo com a gordura da dieta que seria eliminada nas fezes. Isso faria com que a absorção de gordura fosse menor, o que contribuiria para um déficit energético, a partida para o emagrecimento", esclarece.
"O aumento do consumo de cálcio diminui o hormônio PTH e a vitamina D, substâncias essas que baixam a concentração do mineral dentro da célula de gordura. E essa baixa concentração no tecido adiposo, facilita a lipólise, ou seja, a quebra de gordura corporal, auxiliando no emagrecimento", indica Barbara Rescalli Sanches, nutricionista do departamento científico da VP Consultoria Nutricional. E ainda completa: "Assim como o contrário também é verdadeiro, a deficiência de cálcio pode levar à formação de gordura no corpo". "Dietas pobres em cálcio estão associadas ao aumento da liberação de calcitriol - a forma ativa de vitamina D no organismo -, relacionado ao aumento de cálcio presente dentro da célula no tecido adiposo (local onde as células armazenam energia em forma de gordura)".
1 grama por dia
Essa é a quantia (aproximadamente) ideal de cálcio para um adulto (tanto homem quanto mulher) ingerir. Já para crianças, o consumo fica, em média, entre 600 mg e 800 mg.
Uma das dicas da nutricionista para dar uma ajudinha para o organismo tirar proveito dos benefícios do mineral é diminuir a ingestão de sal - cada 500 mg de sódio excreta 10 mg de cálcio e 1 g elimina de 20 mg a 40 mg. O mesmo acontece com a proteína (que expele 1,75 mg) e com a gordura; portanto cuidado ao consumir essas fontes de alimentos.
O excesso de cafeína também pode atrapalhar a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dieta pobre nesse mineral e aumenta sua eliminação em mulheres na menopausa. "Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que vai fazer o cálcio ser bem aproveitado", aconselha.
Combinação poderosa
Como toda ajuda é sempre bem-vinda, o consumo de vitamina D aparece como coadjuvante para o bom aproveitamento do cálcio no corpo. Adquirido principalmente pela luz solar, esse nutriente ajuda na absorção do mineral pelo intestino.
O contrário também acontece: o cálcio pode alterar a ação de outros nutrientes. "Tem outros fatores que interferem, por exemplo, consumir cálcio junto com ferro, pois isso atrapalha a absorção. Costumo orientar que no café da manhã e nos lanches intermediários a pessoa ingira derivados do leite, as fontes de cálcio. Já no almoço e jantar, carne e feijão, que oferecem ferro", exemplifica a nutricionista Mariana.
Segundo Mauro Fisberg, pediatra, nutrólogo e professor da disciplina de Nutrologia da Unifesp, isso só ocorre dependendo do tipo de alimento e da quantidade consumida e que não significa que devemos banir determinados tipos de alimentos das refeições. "Fomos feitos para comer de tudo simultaneamente. Sempre vivemos bastante equilibrados, já que costumamos ingerir muitos nutrientes juntos de uma só vez", argumenta.
Números do mineral - presente em leites e derivados, e em verduras e grãos.
ALIMENTOS: MG DE CÁLCIO POR 100G
Gergelim 989
Queijo-de-minas fresco 685
Queijo mozarela 517
Amêndoa 248
Melado 205
Iogurte de frutas 169
Soja 145
Couve 140
Espinafre cozido 136
Leite de vaca desnatado 123
Iogurte natural 121
Tofu 111
Brócolis 40
Artigo extraído da Revista Saúde é Vital.









Profissional de neurolinguística, palestrante, divulgadora da Nutrição Celular, como forma de prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a longevidade e incentivar a Boa Alimentação para melhora da saúde, com base na magnetoterapia e outras fontes naturais. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |