CARIDADE OU SOLIDARIEDADE ?



Autor Espaço SELF - Núcleo de Estudos da Consciência
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 11/5/2012 11:52:28 PM

Praticar a Caridade ou a Solidariedade ? Parecem ser a mesma coisa não ? Ajudar as pessoas, praticar o bem, se doar, participar de grupos que prestam assistência, seja ela mental ou espiritual, ser bondoso. Eu sou bondoso, portanto sou caridoso e faço o bem, faço a minha parte. A palavra caridade, é na maior parte das vezes, a mais falada quando o assunto se trata em ajudar o próximo. Mas como você enxerga esse ato de ajudar ? Será que você não está se focando muito em ajudar as pessoas e está esquecendo que você também "deve" se ajudar, se conhecer, adquirir conhecimento sobre seu Eu, evolução, consciência, boa ética e moral, entre outras coisas ? Será que você não está fazendo as coisas por obrigação, sem vontade real em fazer e pensando somente na ajuda ao próximo ?
Vendo dessa forma, logo enxergamos a diferença entre caridade e solidariedade. A caridade é uma ação muito vertical, ou seja, toda caridade, por cultura, deve seguir o conceito do "de cima para baixo", com o Divino em pano de fundo, seja como Deus, como um Santo, como um Guia Espiritual ou um Mentor, ou seja, a caridade geralmente se fundamenta, por cultura, na espiritualidade e na religião. É algo que vem de cima (Divino) e segue para baixo (paciente ou necessitado) e você acaba ficando no meio, funcionando apenas como um intermediador da ação. E muitas vezes, essa ação caridosa nem sequer passa sobre o seu "querer", sua "vontade", pois acaba se tornando tão automática que o quesito "sua vontade" nem sequer dá as caras, e você acaba praticando a caridade sem nem mesmo querer praticar por vontade própria, apenas a pratica por achar que isso é bom e lhe fará uma pessoa melhor e mais espiritualizada, ou seja, não existe a solidariedade nesta questão.
A solidariedade segue um conceito diferente, pois funciona baseada na relação inter-pessoal. Quando você se torna solidário, significa que o seu "querer" está em ação, o que acontece com a pessoa com quem você se solidariza realmente possui uma importância para você, a própria pessoa se torna importante para você. É uma ação horizontal e não vertical, onde você deixa de ser o intermediador para se tornar o protagonista da ação, juntamente com a pessoa que você está auxiliando. Você aprende lições de vida se solidarizando com as pessoas necessitadas, utilizando-as para sua própria vida e vice versa. Isso promove o auto conhecimento, a consciência, o prazer em ajudar alguém, o amor. Com isso, você está realmente aprendendo o e praticando porque você quer praticar, e não porque é bom praticar.
A caridade, na maioria das vezes, se torna uma obrigação e um jogo de responsabilidades que são jogadas para o Divino, quando deveria ser o contrário. É você que está praticando a ação. Claro que com a ajuda, o auxilio, a luz, o amor e a frequência Divinas, mas é você quem está comandando a ação pelo seu "querer" e não por obrigação ou um dogma de ser necessário a todo ser espiritualizado "praticar a caridade". Isso não deve se tornar uma obrigação, deve se tornar uma doação, um prazer, um querer realmente ajudar as pessoas.
Pratique mais a solidariedade com as pessoas, pois assim você estará, ao mesmo tempo, praticando a caridade, o auto conhecimento, o amor, o interesse e a ajuda mútua, a amizade e uma ação Divina ao mesmo tempo. Não seja vertical em suas ações de auxílio espiritual ou pessoal, seja horizontal, promova a participação bilateral, que deve existir entre o curador e o paciente, pois os dois são importantes nesta ação. Os dois tem que ser ativos e não apenas o curador, o intermediário. Até porque a consciência Divina é onipresente.
Promova a mudança de suas atitudes e conceitos perante o assunto, deixando de praticar boas ações apenas para agradar outras pessoas, para seguir regras e culturas, por medo de castigos divinos, por obrigação, ou pior, apenas para alimentar seu ego e ser visto como o bondoso, o caridoso. Prefira ser chamado de solidário, pois assim você estará ajudando, curando e ensinando, não somente alguém que necessite de sua ajuda, mas a sí mesmo também, e ao invés de resolver os problemas e doenças das pessoas, você estará lhes ofertando ferramentas para que elas mesmas encontrem a cura de suas doenças e a solução de seus problemas. Essa é a grande diferença entre ser caridoso e solidário. Na caridade, ambos os lados, na maioria das vezes, se tornam passivos, já na solidariedade, ambos os lados se tornam ativos e participam JUNTOS na busca da solução e da cura.
E lembre-se sempre...Você é a própria Luz, Amor, o próprio poder Divino, manifestados em sua mente, seu coração e seu corpo. Deus estará sempre dentro e fora de você, em qualquer ação onde exista a sua VONTADE e seu AMOR. Seja solidário, e não se preocupe, a Caridade está presente nisso tudo!! !
Luz e Consciência.
Namastê.
Ricardo Prado

Médium Universalista.
Palestrante.
Autodidata e Estudante em Mediunidade e Espiritualidade, Ocultismo, Magia Universal, Metafísica com foco no auto-conhecimento, Universalismo, Conscienciologia, Ufologia, Bioenergia e Mind Control.
[email protected]
Curta e Compartilhe nossa Fanpage no Facebook: Espaço SELF









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |