Combate da Artrite Reumatóide com plantas medicinais do Cerrado
Atualizado dia 7/15/2006 9:24:10 AM em Corpo e Mentepor Mauricio Alves Gomes
Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatóide não seja grande. Tanto a invasão da membrana sinovial como a ação das enzimas provocam destruição das estruturas articulares (cartilagem e ossos vizinhos) e junta-articulares.
Uma característica da Artrite Reumatóide é a rigidez matinal. Após uma noite de sono, os pacientes amanhecem com importante dificuldade em movimentar as articulações, a qual permanece por mais de 1 hora. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar, fadiga e dor muscular que podem acompanhar ou anteceder a artrite. Rigidez matinal e fadiga no final da tarde são usados para avaliar a atividade da doença.
As alterações destrutivas articulares são variáveis em um mesmo enfermo e entre a população com Artrite Reumatóide. Há casos bastante benignos e com alterações discretas ou ausentes e outros em que as deformidades instalam-se progressivamente e tornam-se extremamente graves mesmo com tratamento adequado. Raramente ocorre inflamação do músculo. Por outro lado, inflamação articular e desuso são causas obrigatórias de hipotrofia muscular. Medicamentos de uso habitual na Artrite Reumatóide como corticóides e antimaláricos podem ser causa de fraqueza muscular e, às vezes, é difícil distingüir entre as manifestações da doença e as dos medicamentos.
É comum o comprometimento das raízes nervosas periféricas. Quando somente as raízes sensitivas são atingidas o sintoma é formigamento ou queimação, como se o paciente estivesse usando luvas ou botas e o prognóstico é bom, ao contrário dos casos menos freqüentes de neuropatia motora. Também são comuns as neuropatias por compressão devido à inflamação e proliferação do tecido articular. O sintoma mais comum é formigamento nos dedos polegar, indicador e médio devido à compressão do nervo mediano ao nível do punho.
A associação de Artrite Reumatóide com aumento do volume do baço, anemia, queda de glóbulos brancos e outras manifestações da doença chama-se síndrome de Felty. Inflamações ao redor das unhas não são raras e têm boa evolução. Os pacientes com Artrite Reumatóide grave podem apresentar áreas extensas de vasculite cutânea provocando úlceras de difícil controle.
Tratamento com Plantas Medicinais do Cerrado
Utilizamos no tratamento da artrite reumatóide, a fórmula Santa Branca + Mikania sp + Tintura de Acácia.
A Santa Branca e a Mikania são utilizadas na forma de pó (cápsulas) e a Acácia na forma de tintura, já que o princípio ativo desta planta encontra-se na parte central do caule da planta e é uma goma, o que fica muito difícil de desidratar e triturar para transformar em pó.
Problemas gástricos: grande número de pessoas com problemas de artrite tem apresentado também problemas no estômago, devido ao uso contínuo de anti-inflamatório. Temos associado ao tratamento da artrite, duas plantas para recuperação do estômago: Erva Pombinha + Falsa Bomba.
As plantas indicadas são apenas uma das alternativas. Dependendo da época do ano, utilizamos outras plantas em função da disponibilidade das mesmas no campo e/ou no mercado.
Se você tem esse problema e deseja livrar-se dele com a fitoterapia, basta entrar em contato comigo pelo telefone: (61) 99653-2033 ou
[email protected] Informações sobre tratamento em todo o Brasil, acesse link
Avaliação: 5 | Votos: 132
Engenheiro Agrônomo, Fitoterapeuta, Acupunturista, Quiroprata e Terapeuta Homeopata. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |