Combate de Alopecia com plantas medicinais do Cerrado
Atualizado dia 7/15/2006 9:12:52 AM em Corpo e Mentepor Mauricio Alves Gomes
A perda de cabelos pode ter sérias conseqüências emocionais, tanto para homens como para mulheres. A perda de cabelos ou alopecia é conseqüência de alterações do folículo piloso. Se as alterações forem transitórias e não destrutivas da matriz capilar, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de escaras (feridas) ou atrofia, produzindo alopecia permanente. O assunto é muito complexo e extenso, havendo diversas causas para a queda de cabelos. Vamos abordar a queda de cabelo a partir do eflúvio telógeno (queda intensa de cabelos), uma das queixas mais comuns no consultório. Cada folículo passa pelo ciclo do pêlo, 20 vezes durante a vida de um indivíduo.
As fases do cabelo
A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo contato com o mundo exterior e com o interior do corpo humano. É composta de três camadas celulares: Epiderme Exterior, Derme Intermediária e a Hipoderme que é a camada mais interna. Os cabelos se formam na derme.
O corpo inteiro tem pêlos com exceção da palma das mãos e das planta dos pés. Existem aproximadamente cinco milhões de Folículos Pilossebácios (estrutura onde se formam os cabelos no ser humano) em cada indivíduo.
O ciclo biológico do cabelo é dividido em três fases: Crescimento (Anágena), Catágena (Repouso) e Telógena (Queda). Cada fase tem um período de duração e um fio de cabelo cresce por um período médio de dois a oito anos. Após o tempo máximo de crescimento, a matriz pára de produzir cabelo, se desprende e desloca-se no sentido da superfície da pele.
No ser humano cada fio de cabelo está em uma fase independente. Se todos os fios estivessem na mesma fase, a cada final de um ciclo de crescimento, haveria uma perda de cabelo total ficando, o indivíduo, calvo até a formação de um novo cabelo (Ciclo Biológico). Oitenta por cento dos cabelos está na fase de crescimento (Anágena), vinte por cento na fase Telógena (Queda), e poucos cabelos na fase Catágena (Repouso).
A queda diária normal de cabelos tem uma relação direta com o número total de fios de cabelo e a duração da fase Anágena. O fio de cabelo é dividido em duas partes: a parte interna, localizada na Derme, onde ocorre a formação, nutrição e crescimento do fio. Parte externa (visível) do fio localizado na Epiderme que se projeta para fora dando moldura ao rosto.
A queda de cabelos é um processo que ocorre como resposta a tipos diferentes de estresse, por exemplo:
·febre
·parto prolongado ou difícil
·cirurgias
·hemorragias (inclusive doação de sangue)
·redução severa e súbita da ingestão alimentar (dieta violenta)
·estresse emocional, inclusive devido a viagens aéreas prolongadas
·quando a pílula anticoncepcional é descontinuada após ter sido tomada por muito tempo
·medicamentos também provocam queda de cabelo
·alterações hormonais
·doença venérea
·doenças metabólicas
·doenças infecciosas
·doenças inflamatórias
·neoplasias (câncer)
·doenças hereditárias
Características:
·Afeta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada.
·Paciente nota a perda aumentada na escova ou pente e durante a aplicação do xampú ou condicionador.
·A perda varia de menos de 100 a mais de 1000 fios por dia.
·Se o estresse não for repetido, o recrescimento completo, espontâneo, se dará, invariavelmente, dentro de poucos meses.
·Freqüentemente as mulheres se queixam que o comprimento do cabelo nunca volta a ser o mesmo que o presente antes da gravidez.
·Febres prolongadas ou altas podem destruir alguns folículos completamente, de modo que apenas uma recuperação parcial é possível.
Tratamento com Plantas Medicinais do Cerrado
No tratamento da alopecia utilizamos, na forma de pó, a planta medicinal Vermelho da China associado com Alcaçuz e Acácia.
O tempo de tratamento tem variado de 3 a 6 meses.
As plantas indicadas são apenas uma das alternativas. Dependendo da época do ano, utilizamos outras plantas em função da disponibilidade das mesmas no campo e/ou no mercado.
Se você tem esse problema e deseja livrar-se dele com a fitoterapia, basta entrar em contato comigo pelo telefone: (61) 99653-2033 ou
[email protected] Informações sobre tratamento em todo o Brasil, acesse link
Avaliação: 5 | Votos: 154
Engenheiro Agrônomo, Fitoterapeuta, Acupunturista, Quiroprata e Terapeuta Homeopata. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |