COMO ENVELHECER DE FORMA SAUDÁVEL -2-
Autor Suely Seabra de Sena
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 26/03/2009 02:11:43
CÉREBRO E SISTEMA NERVOSO
O número de células (neurônios) no cérebro diminui com a velhice, e a memória se torna ineficiente. Entretanto, em determinadas áreas do cérebro, o número de conexões entre as células aumenta, compensando o envelhecimento dos neurônios e conservando o desempenho cerebral.
Os reflexos tendem a permanecer mais vagarosos e os movimentos do indivíduo tendem a se tornar menos coordenados e pode ter dificuldades com o equilíbrio.
OLHOS
Com a idade, eles diminuem a produção de lágrimas, a retina se afina e as lentes gradativamente ficam amarelas e se tornam opacas. Em torno dos 40 anos, ao focalizar objetos que estão mais próximo, a visão se torna mais difícil. Mais tarde, as partes coloridas dos olhos (íris) endurecem, tornando as pupilas menos responsivas, dificultando nossa adaptação aos diversos níveis de luz.
Diferentes alterações nos olhos podem provocar sensibilidade à claridade, uma dificuldade ao dirigir à noite. Os problemas mais corriqueiros que comprometem os olhos com o envelhecimento, incluem cataratas, glaucoma e degeneração macular.
OUVIDOS
A perda de audição é um dos estados mais comuns, comprometendo adultos que estão na meia-idade e mais senis. Mais ou menos metade de todas as pessoas com mais de 85 anos sofre perda de audição.
Ao longo dos anos, ruídos podem danificar as células de pêlo sensorial dos ouvidos internos.
Do mesmo modo, as paredes dos canais auditivos se afinam e os tímpanos engrossam. Isto vai gerar dificuldade de audição de altas frequências.
Algumas pessoas encontram dificuldade em acompanhar uma conversação em uma sala lotada. Variações no ouvido interno ou em suas ligações nervosas, acúmulo de cera e várias moléstias podem afetar a audição geral.
DENTES
O processo de envelhecimento dos dentes e gengivas depende de como os cuidou ao longo dos anos. Ainda que sejamos meticulosos ao escovar e passar fio dental, observamos que a boca fica mais seca e as gengivas se retraem. Os dentes podem escurecer um pouco e se tornarem mais frágeis e mais fáceis de quebrar.
A maior parte de adultos pode conservar seus dentes naturais ao longo de suas existências. Mas com menos saliva para lavar e levar embora as bactérias, os dentes e gengivas se tornam mais vulneráveis para deteriorar e infeccionar. Por isto, é muito importante persistir com a escovação, ao menos três vezes ao dia, além da limpeza com fio dental e bochechos para higienização da boca.
Alguns idosos padecem com a boca seca (xerostomia), que leva a queda de dente e infecção.
A boca seca do mesmo modo pode afetar a fala, a deglutição e a tornar a degustação difícil.
O câncer oral é mais comum no meio de adultos mais velhos. A limpeza e exames regulares com o dentista podem prevenir este tipo de câncer.
PELE, UNHAS E CABELO
Com a idade, a pele se afina e se torna menos elástica e mais frágil.
As contusões são mais frequentes. A produção reduzida de óleos naturais pode fazer a pele mais seca e mais enrugada. As manchas de idade podem sobrevir, e pequenas verrugas são mais comuns.
As unhas crescem mais vagarosamente e se tornam mais frágeis. O cabelo branqueia e fica mais ralo.
Também transpiramos menos - tornando mais difícil se sentir fresco quando faz calor.
O envelhecimento da pele depende de muitos fatores. O mais importante é a exposição ao sol ao longo dos anos.
Quanto mais a pele foi exposta ao sol, mais danificada ela vai ser. Fumar vai provocar escurecimento da pele e rugas precoces.
O câncer de pele também é uma preocupação, pois o risco aumenta à medida que envelhecemos.
Continua...
Suely Sena
Terapeuta Naturista
Avaliação: 5 | Votos: 6
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Suely Seabra de Sena Curso de Naturologia:Anatomia;Fisiologia;Farmacologia;Biologia Bioquímica Molecular e Celular;Iridologia;Fitoterapia Aplicada; Metodologia; Florais; Hidroterapia; Trofoterapia; Naturologia; Somatosíntese;Patologia;Terapias Corporais; Geoterapia; Psicoterapia;massoterapia;Primeiros Socorros;Auriculoterapia; Oligoterapia:Argila também na cosmética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |