Críticas, o que fazer com elas?
Atualizado dia 02/10/2012 11:26:29 em Corpo e Mentepor Cristina Longhi
Quando ouvir críticas a seu respeito, precisa estar atento para a ideia de que você merece ouvir somente críticas construtivas. Quando ouvir uma crítica a seu respeito, tenha em mente que deve pensar naquilo que pode aproveitar da percepção do outro. Esta é melhor forma de lidar com as críticas. Não deve ficar na defensiva e se fechar totalmente à ideia, e sim entender que o outro tem sua própria opinião e que está tudo bem quanto ao isso e, ao mesmo tempo, deve tentar entender o ponto de vista do outro a seu respeito, fazendo assim da crítica um aliado de poder.
Você gostaria de mudar algumas coisas em sua vida e em você? Então, quando ouvir novamente uma crítica esteja atento (a), pois poderá ter uma valiosa dica.
Faça da seguinte forma quando ouvir uma critica: Ouça, faça uma avaliação do que está sendo dito e pense se algo do que está sendo dito pode lhe servir.
Você não deve ficar muito tempo pensando no que foi dito. Não deve ficar chateado. A opinião do outro é somente uma opinião, não demonstra toda a verdade.
Geralmente, pessoas que gostam de criticar os outros são aquelas pessoas que não tiveram suas próprias necessidades garantidas. Todos devem ter a coragem de se responsabilizar por seus próprios sentimentos.
Não existe certo e errado, somente diferentes opiniões, pois cada um tem uma diferente percepção e experiência de vida. É por isso que ao ser criticado deve prestar atenção sem levar isso para o seu lado "interior", pois a opinião do outro não deve definir quem você é, mas pode definir algumas vezes o seu modo de fazer as coisas e, neste caso, precisa perceber se a critica é construtiva. Caso ela seja somente destrutiva, simplesmente aprenda a ignorar.
Tenha em mente, da próxima vez em que for criticado, que quem decide o valor que esta informação terá para você é somente você mesmo, ninguém mais pode fazer isso em seu lugar!
Para saber mais: https://cristinalonghi.blogspot.com.br/
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 7
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |