CUIDANDO DO SEU BEBÊ....
Atualizado dia 2/14/2009 12:34:38 PM em Corpo e Mentepor Tina Simão
Bebês que choram muito devem ser embrulhados em um cueiro e deitados de lado. Embrulhe seu filho de maneira firme, mas com cuidado, deixando que ele respire livremente. A maior parte dos bebês reage a esse carinho pois acreditam estar de volta ao útero materno.
Estabeleça rotinas para a vida do bebê: ele deve ter horário para acordar, mamar, tomar sol, tomar banho, brincar e dormir. Além de facilitar a vida da mamãe, faz com que a criança cresça mais tranquila e confiante.
Se seu filho tem muita cólica intestinal experimente as seguintes técnicas que fazem parte da massagem indiana infantil (Shantala): faça massagem na barriga do bebê, em círculos, sempre no sentido horário, usando as duas mãos; em seguida mude o movimento descendo as mãos sobre o ventre da criança em direção às perninhas, como se estivesse desamassando as páginas de um livro; depois, flexione suas pernas em direção ao peito e, por fim, deixe a criança um pouco de bruços.
Evite o uso de óleos infantis ou preste bem atenção nos rótulos: a maioria contém óleo mineral e derivados de petróleo o que é totalmente contra-indicado para a pele humana. Prefira sempre os óleos vegetais, de preferência puros, sem corantes ou essências. Para os berbês, a melhor pedida ainda é o óleo de amêndoas doces.
Atenção gestantes: evitem comidas pesadas e gordurosas. Agora é a hora de privilegiar os alimentos de maior valor nutricional e ainda por cima evitar os temidos enjôos: faça seis pequenas refeições por dia, privilegie as frutas, os vegetais cozidos e as saladas. As frutas mais indicadas para esse período são maçã, pêra, caqui, romã, melão e frutas secas.
A prática do Yoga é excelente para a saúde da gestante: alonga e relaxa os músculos, controla o ganho de peso e acalma a mente. Tudo isso irá auxiliar no trabalho de parto e garantir qualidade de vida à futura mamãe.
Aproveite que o calor ainda vai durar um pouco e abuse da água de côco. Rica em minerais é um soro natural que garante a hidratação da gestante. Resultado: beleza que vem de dentro para fora, pele e cabelos com brilho saudável e iluminados.
Se a má digestão ficar muito forte, converse com seu médico e veja se ele concorda que você tome chá de camomila com hortelã. Essas ervas auxiliam na digestão e costumam melhorar os enjôos e as azias.
Depois que o bebê nascer, não se esqueça: até os seis meses nada de chás ou mesmo água; tudo o que seu filho precisa para crescer de forma saudável e natural está no seu leite. Amamente sempre!
Carla Lindolfo
Terapeuta Ayurvédica especialista em bem estar e Shantalla.
Contatos: (11) 4238-8619
[email protected]
www.luzinterior.com.br
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 11
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |