Lixo no mar? Saiba onde estamos chegando...



Autor Conceição Trucom
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 12/05/2012 07:08:43

No entanto, os pesquisadores também descobriram recentemente uma outra conseqüência:
O aumento da presença de plástico está tornando mais fácil a reprodução de certos insetos marinhos, como o Halobates Sericeus (um predador do pláncton marinho), que requer uma superfície dura para colocar seus ovos, e as centenas de milhões de partículas de plástico que agora flutuam no Oceano Pacífico está fornecendo-lhes um amplo terreno.
Bem, os americanos são muito bons para gerar números estatísticos, então temos este dado do que está acontecendo nas águas do Pacífico nordeste. Mas, como estará em outros mares do planeta? Só 100 vezes?
Isso é algo bem grave e retrato de uma realidade que já está chegando na porta de cada um de nós. Sem plancton, sem vida marinha... sem oxigênio suficiente para respirarmos e todos os seres vivos respirarem. Sim, porque a maior parte do oxigênio gerado no planeta não vem das florestas - aliás também em extinção - mas das algas e plantons do mar.
Pense nisso quando usar tanto plástico e pior ainda, jogar ou deixar no mar...
Moro no Guarujá e tenho a alegria de caminhar no mar todos os dias pela manhã. E, tenho visto muita coisa errada. Apesar de caminhar na praia do Tombo, uma praia azul que não recebe efluentes e tem um cuidado especial da prefeitura.
Mas, não temos como controlar os usuários, que vão lá justo porque é uma praia azul, menos poluída e tudo o mais. Porém, tem muito ser humano doente nesta vida...
Chegam lá com suas sacolas plásticas, suas embalagens de salgadinhos e bolachas, seus cigarros que poluem a atmosfera, a areia e o mar com aquelas guimbas SINTÉTICAS, que se dissolvem na água e mata muitos seres do mar e as aves... As embalagens? Ficam por lá, às vezes engolidas pelas ondas, na frente do próprio sugismundo e convivas...
E, nem sempre ovarredor da praia chega a tempo de catar todo este lixo.
Se cada um for responsável pelos seus hábitos (comer, fumar e beber) mas com o devido respeito aos outros e à natureza, já ficaremos (escrevo este protesto em nome de todos) melhor, afinal somostodosum.
Canso de ver pescadores de fim de semana, jogando suas guimbas e seus lixos plásticos na beira da praia. Meu deus: ele está matando o peixe que pesca e mais todos aqueles que estão vivendo num mar cada dia mais PLASTIFICADO pela pobreza humana...
Fica aqui meu lamento, alerta e a esperança que cada um que leia este artigo seja um consumidor cada dia mais ecológico, também um catador dos lixos daqueles que ainda não despertaram. Afinal, é fácil escrever e lidar com seres acordados; o mais difícil é seguir amando e irradiando luz para aqueles que precisam despertar.
Inclusive nós mesmos que alertamos e irradiamos, porque somos seres em estado contínuo de despertar.
Aproveitando, não deixe de conhecer meu mais novo filhote, um livro pioneiro no Brasil, sobre alimentação crua e viva para crianças (desde a gestação), bem, de todas as idades. Mas principalmente, de ecosustentabilidade... De BEM com a Natureza.
Neste livro ensino caminhos, dou dicas e receitas, para que estas crianças, de todas as idades, que somos nós e as que nos cercam, fiquem De BEM com a Natureza.
Com carinho,
Conceição Trucom
Ref.: https://www.bbc.co.uk/news/science-environment-17991993









Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar. Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte. Site: www.docelimao.com.br Facebook: Conceição Trucom E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |