Menu
Somos Todos UM - Home

MASSAGEM EM BEBES II

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Kojji Narimatsu

Assunto Corpo e Mente
Atualizado em 3/20/2011 2:11:32 PM


Ainda IAIM : ”Os pais podem se beneficiar particularmente de massagem infantil. Dá-lhes tempo para se conectar e interagir com seu filho em um nível mais profundo do dia-a-dia proporciona contato. Massagem Infantil é também benéfica para crianças com necessidades especiais e crianças mais velhas e facilita a compreensão mais profunda de integração e relação com seus pais e cuidadores..”

Para o Dr. Frederick Leboyer, médico e obstreta francês, “ser levados, embalados, acariciados, pegos, massageados constitui para os bebês, alimentos tão indispensáveis, senão mais, do que vitaminas, sais minerais e proteínas.” A massagem infantil permite que os pais estimulem o seu bebê e o descontraiam, numa interação reciprocamente agradável (Leboyer, 1995).

De acordo com Sostek & Goldson (1999) os mecanismos fisiológicos pelos quais a massagem é efetiva ainda não é bem compreendido, mas podem ser explicados pelas alterações nas secreções hormonais responsáveis pela absorção de comida e redução de stress.
O toque tem uma função importante no trofismo orgânico e no desenvolvimento emocional e na capacidade de socialização e contato com o próximo. A massagem estimula a pele e o sistema sensorial, promovendo a liberação de importantes substâncias no desenvolvimento orgânico. Ao mesmo tempo, reforça positivamente as associações intra-psíquicas de contato.

A base das relações e interações sociais, bem como das relações posteriores e os fundamentos para o seu crescimento sócio-emocional é formado nas relações primordiais dos bebês com os pais e prestadores de cuidados significativos (Ainsworth, 1973; Bowlby, 1969; apud VandenBerg & Hanson, 1993).
De acordo com um estudo do departamento de pediatria na Universidade de Miami School of Medicine, a massagem em bebês prematuros propicia maior ganho de peso. Os pesquisadores estudaram os efeitos da massagem em trinta bebês prematuros, cujas mães foram expostas à cocaína, que foram aleatoriamente designados para receber massagem terapêutica ou colocadas em um grupo de controle.
Metade dos bebês recebeu três massagens de 15 minutos durante um período de três horas consecutivas por dia durante dez dias. Os quinze bebês que receberam aplicações de massagens foram monitorados quanto ao ganho de peso, complicações pós-natais e as habilidades motoras e comparados com os bebês no grupo controle.
Houve um ganho maior de peso de 28% nos bebês massageados em relação ao grupo de controle. Os bebês do grupo de massagem também apresentaram significativamente maior desenvolvimento motriz e menos complicações pós-natais e comportamentos de stress que o grupo controle.
Conforme Drehobl & Fuhr (2000) e Heath & Bainbridge (2000) a massagem em bebês prematuros promove os seguintes resultados:

Reduz a sensibilidade táctil e diminui as dores.
Ajuda na regulação da irritabilidade extrema.
Aumenta a quantidade de movimento.
Fornece uma sensação táctil calmante e com prazer.
Facilita uma interação positiva entre o bebê e o prestador de cuidados.
Promove respostas adaptativas apropriadas ao desenvolvimento, como por exemplo, levar a mão à boca e uma postura flectida.
Aumenta a obtenção de peso.
Estimula o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Melhora a digestão e o metabolismo.

A massagem auxilia também no caso crianças com necessidades especiais, na relaxação dos músculos hipertônicos ou no estimulo dos músculos hipotônicos, ajuda a acalmar, favorece o aumento de peso, melhora a digestão e reduz os gases intestinais.
As investigações comprovam que crianças privadas do toque podem tornar-se adultos inseguros, ansiosos, insatisfeitos, carentes afetivos e com baixa auto-estima. Por outro lado, as crianças que receberam carinho, toque e massagem, se tornam adultos mais confiantes, sociáveis e tranqüilos.
Hammet (1992) Montagu (1986) e Harlow (1958) demonstraram em animais de laboratório que a estimulação tátil é muito importante para promover o crescimento físico, bem como a adaptação saudável das emoções e do comportamento. Investigações na universidade de Duke identificaram nos ratos a existência de um gene de crescimento específico, que se ativa em resposta à estimulação tátil.
Para Montagu (1986) a estimulação táctil (toque nutritivo) é uma das maneiras encontradas pelos pais para facilitar ao bebê “transição do útero para o mundo”. De uma maneira ou de outra, o nascimento é sempre um evento traumático, em maior ou menor grau. A massagem ajuda atenuar essas seqüelas, quando o bebê recebe carinho e afago, resultando numa interpretação de que o mundo é um lugar acolhedor, o que irá repercutir diretamente nos padrões de relacionamentos futuros.
Em Feboer, Pediatrics, (2004) encontramos que “o simples contato pele com pele entre a mãe e o bebê durante 15 a 20 minutos após o parto, origina que logo após 4h de vida, o bebê fosse capaz de dormir mais (melhor organização dos estádios do sono) e tivesse mais posturas em flexão (melhor modulação do sistema motor).

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Kojji Narimatsu   
Psicanalista Integrativo Hipnólogo Teólogo Terapeuta de Regressão Acupunturista Reiki Master Yoga outras formações: Oligoterapia Quantica Massagem Oriental Quiropraxia Florais do Himalaya e Rain Forest Radiestesia e Cromoterapia Cabala Psicologia Esotérica Psicoastrologia PNL Ciências Antigas
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa