Medo Pânico e Ansiedade
Autor EquilibrArte - Wellington Romano
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 04/03/2009 18:15:21
Têm em comum, sensações corporais desconfortáveis como taquicardia, tontura, respiração curta, sudorese, alteração na temperatura corporal, boca seca, intestino solto, musculatura tensa.
No transtorno de pânico, que é um transtorno de ansiedade, acresce-se o medo de estar passando por um perigo grave, de doença ou morte; é uma experiência que gera muito medo e insegurança. E a partir desta primeira experiência o temor é de viver um novo episódio.
É cada vez mais frequente esta queixa no consultório. Acredito que a cidade de São Paulo que tem em si um ritmo acelerado e estressante acaba contribuindo.
O perfil predominante das pessoas que chegam em meu consultório com síndrome do pânico, é de pessoas perfeccionistas, auto-exigentes, com expectativas altas em relação a seu desempenho e atuação, controladoras e rígidas. É interessante observar que é o mesmo perfil das pessoas que chegam ao consultório com medo de dirigir.
Esta situação se não tratada pode levar a pessoa a não se sentir segura a sequer sair de dentro de casa, ou seja, sua vida acaba ficando restrita e ela se sentindo refém da situação.
Hoje a síndrome do pânico já é mais difundida e conhecida, mas ainda leva muitas pessoas ao pronto socorro achando que estão infartando, ou com um ou outro quadro físico grave.
Marbel Saad - Psicologa
Saiba também sobre "MEDO DE DIRIGIR"
Tenha mais informações em
www.equilibrarte.com.br
Avaliação: 5 | Votos: 7
Conteúdo desenvolvido pelo Autor EquilibrArte - Wellington Romano Informações www.equilibrarte.com.br ou (11) 9777-4661 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |