O trabalho do massoterapeuta
Atualizado dia 4/1/2012 5:49:56 PM em Corpo e Mentepor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS
Podemos observar que o crescimento da massoterapia se dá através da nossa sociedade, porque aos poucos foi se percebendo que a medicina ocidental atingiu um âmbito avançado de estudos, porém esta não se mostrou tão eficaz, pois possui uma visão limitada do paciente, pois trata somente a doença e os sistemas afetados pela mesma, abandonado a visão holística do paciente, sem perceber que o organismo é um todo que necessita de equilíbrio (homeostase) para seu bom funcionamento. Com isso, a massoterapia começa a crescer, pois percebe que o conhecimento simples de tempos atrás é eficaz para preencher as lacunas do conhecimento da medicinal atual.
Massoterapia (masso=amassar) terapias que englobam a massagem como busca de equilíbrio energético do corpo. Massagem é algo inerente ao homem e é utilizada em várias civilizações. Surgiu a partir do momento que se experimentou o toque como forma de terapia. Exemplo: ao bater alguma região do corpo, percebeu-se que o ato de esfregar o local proporcionava alívio de dor.
Atualmente, massoterapeuta é o profissional de saúde que atua na preservação da mesma e no tratamento de enfermidades, complementando a atuação do médico. Por essa razão, é denominada terapia complementar. Tem como objetivo promover qualidade de vida, utilizando técnicas de massagens, procedimentos terapêuticos naturais, que se volta para o simples: toques, aromas, estímulos dos sentidos, etc. Engloba vários tipos de terapias complementares: Massagem Clássica, Tuiná, Shiatsu, Reflexologia Podal, Moxabustão, Calatonia, Ventosaterapia e Auriculoterapia. Através da avaliação do histórico do cliente, aplica-se determinada terapia que poderá ser eficaz para o problema de saúde apresentado.
Nádia Izumi Yamaguti
Massoterapeuta e Pedagoga
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 3
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |