Oligoterapia é uma terapia que utiliza os minerais para rearmonizar o metabolismo
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Dra. Mirhyam Conde Canto
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 1/9/2014 11:35:01 PM
![](https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1484159_200641950125138_880738172_n.jpg)
Foi desenvolvida pelo Dr. Jacques Menetrier, na França, em 1932.
Mais tarde, o Dr. Picard (1950) aplicou-a na reumatologia e, em 1970, Michel Deville foi o precursor, na Suíça e no Mundo, da Oligoterapia Global - reagrupamento dos oligoelementos que tratam um problema na sua globalidade.
Esta abordagem natural é muito usada na Europa e nos EUA há vários anos.
A Oligoterapia trata das perturbações de saúde e bem-estar, recorrendo aos oligoelementos, sob forma ionizada, para que estes restabeleçam e normalizem as funções e as carências do organismo.
A principal vantagem sobre outras terapêuticas é permitir o cuidado de estados pré-patológicos e corrigir os transtornos funcionais que, caso não sejam tratados, evoluirão para patologias mais severas (lesionais).
A Oligoterapia reconhece a natureza plurifatorial das manifestações clínicas, que requer uma abordagem global e personalizada do cliente.
Essa terapêutica trata a causa e não somente os sintomas da doença.
Uma das grandes vantagens da Oligoterapia é não apresentar efeitos colaterais ou contraindicações, podendo ser prescrita por longos períodos sem que o organismo se torne dependente.
A Oligoterapia não utiliza medicamentos, uma vez que estes são elementos estranhos ao nosso corpo, que se substituem temporária ou parcialmente ao funcionamento do mesmo.
Os oligoelementos utilizados: o magnésio, o manganês, o potássio, o silício, o cobre, o zinco, o níquel, o cálcio, o fósforo, o cobalto, o ferro... São presentes na Natureza e no corpo humano, os quais os oligoterapeutas usam com sucesso para prevenir/tratar diversos problemas de imunidade, de circulação, de endocrinologia, de digestão, de alergias, de convalescenças, etc.
Assim, a Oligoterapia atua em profundidade indo corrigir as reações bioquímicas do corpo e dessa forma reequilibrá-lo, levando-o de volta a um funcionamento mais normal e mais natural.
O que são oligoelementos
Os oligoelementos são micro-quantidades de minerais encontrados no mar, na terra e nos seres vivos (oligo=pouco).
São fundamentais, pois as enzimas que têm uma enorme importância nas reações bioquímicas necessitam dos oligoelementos para fazerem o seu trabalho.
São eles que fornecem a energia para que ocorra a reação bioquímica, em última instância eles regulam e permitem as trocas metabólicas dentro e fora das células, mantendo dessa forma o equilíbrio bioquímico do corpo.
Os oligoelementos são os catalisadores indispensáveis a todas as funções vitais do organismo, inclusive as da pele.
Todavia, a catálise pode ser bloqueada por diversos fatores, tais como: poluição; stress; ritmo de vida; problemas psíquicos; desequilíbrios alimentares; ruídos; emoções, sendo que este bloqueio funcional, com o tempo, provoca problemas de saúde, incluindo da pele e da silhueta (envelhecimento cutâneo precoce, acne, celulite...).
Posteriormente, essa carência vai-se acentuando e leva a estados patológicos.
Os sintomas mais comuns são:
cansaço físico, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, stress, cansaço mental, depressão, problemas digestivos, circulatórios, reumáticos, hormonais, envelhecimento precoce, unhas fracas, queda de cabelo, etc.
Quando o corpo está carente de um desses elementos, todo o funcionamento metabólico do corpo é alterado dando início às doenças funcionais, onde a pessoa não se sente bem, mas os exames estão normais. Graças a uma alimentação variada no nosso dia a dia podemos dispor de oligoelementos em quantidade suficiente.
No entanto, quando temos uma alimentação desequilibrada, devido a produtos industrializados, os alimentos tornam-se pobres em minerais e vitaminas.
Assim, por vezes podem existir carências.
A aplicação por via cutânea, dos oligoelementos, sob forma ionizada (prontamente assimilável) torna-se necessária para recuperar o défice de oligoelementos.
Este tipo de fornecimento respeita a biologia e recupera o bom funcionamento orgânico.
A consulta:
A Oligoterapia é assim uma ciência que tem como objetivo principal equilibrar os minerais .
O terapeuta, através de uma pesquisa minuciosa ao cliente, deteta quais as suas carências em minerais e, por meio de técnicas e procedimentos específicos repõe os mesmos nutrindo assim as deficiências do cliente para que obtenha uma vida saudável com bem-estar.
A falta de minerais:
Na ausência de minerais, fica aberta a porta para ansiedade, nervosismo, stress, depressão entre outras disfunções podendo levar a graves estados patológicos.
Esta ausência proporciona também sintomas desconfortáveis ao organismo, os quais não são detetáveis em exames convencionais, mas o indivíduo sente que há algo que está em desarmonia.
Os minerais:
São elementos inorgânicos necessários ao organismo para atuar como catalisadores (aceleradores) nas reações bioquímicas.
São necessários à composição adequada dos fluidos corporais, formação do sangue e ossos e manutenção da saúde do sistema nervoso.
Os minerais são elementos que ocorrem naturalmente sendo encontrados na terra.
As formações rochosas são feitas de sais minerais.
Durante milhões de anos de erosão, as rochas e as pedras vão sendo quebradas em pequenos fragmentos, o pó e a areia vão-se acumulando formando a base do solo.
Além desses ínfimos cristais de sais minerais, o solo está repleto de micróbios que os utilizam.
Os minerais são então passados do solo às plantas, que são consumidas por animais herbívoros.
O homem, por sua vez, obtém esses minerais utilizados pelo organismo ao consumir essas plantas ou animais.
Macrominerais - Necessários em quantidades maiores, são requeridos em quantidades de 100mg ou mais por dia.
Oligoelementos - São indispensáveis para o organismo, porém em quantidades bem menores - apenas poucos miligramas ou traços vestigiais são necessários diariamente.
Texto: Stela Martins
Agradecimentos: Nazaré Nunes, esteticista-formadora; Michele Deville
copiado de link
Saiba mais a respeito dessa terapia NATURAL, SEM EFEITOS COLATERAIS e restabeleça sua harmonia metabólica e melhore sua qualidade de vida de maneira simples: BASTA APLICAR FRICCIONAR NOS PULSOS UMA PEQUENA QUANTIDADE DE GEL, DIARIAMENTE.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL: [email protected] e esclareça suas dúvidas
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Cirurgiã-Dentista, Massoterapeuta, Acupunturista, Mestre em Reiki, Radiestesista, Terapeuta Holística, Oligoterapeuta E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |